Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

IBGE - Censo 2010 – Receba o recenseador! É bom para você, é bom pro seu município é bom para o Brasil.


Atenção! Os candidatos à função de Recenseador, que foram classificados dentro do número de vagas, favor comparecer no posto de coleta do IBGE no período de 01 a 03 de Julho de 2010, para receber os materiais de autoinstrução, bem como as orientações sobre o treinamento presencial.

2010 é o ano do Censo Demográfico em todo país. De Agosto a Novembro o pessoal do Censo vai bater na sua porta. Peça para ver o crachá do Recenseador e responda corretamente as perguntas. Seja mais um brasileiro prestando informações para o Brasil se conhecer melhor. Censo Demográfico 2010, o Brasil conta com sua resposta. IBGE Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Governo Federal. Brasil, um país de todos.

Por Tarcilio – Agente Censitário Municipal.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Deputada Fátima Nunes participa de Reunião com lideranças do PT em Barrocas.

Aconteceu na manhã desta terça-feira (29) uma reunião no auditório do antigo Colégio Plínio, entre a deputada Fátima Nunes e integrantes do Partido dos Trabalhadores de Barrocas.

Deputada Fátima Nunes fala sobre as conquistas do povo brasileiro.
Este encontro aconteceu através de Robenildo Brito Coordenador Geral do Topa em Barrocas, que tem grande ligação com Fátima, e devido a esta ligação tem conseguido muitas conquistas para nossa cidade. A deputada Fátima em sua fala lembrou-se do tempo de luta ao lado dos companheiros na criação de diversos sindicatos, um trabalho que já faz há 35 anos sendo que destes são 13 anos de PT, ela apontou os avanços que o governo petista tem conseguido na Bahia e como Deputada afirmou se sentir orgulhosa em estar ajudando a aprovar projetos voltados para a população, principalmente para as camadas mais humildes, mais lembrou que desde a família mais simples ao grande empresário todos foram beneficiados com a forma de governar do PT.
Deputada Fátima Nunes e Robenildo
Sobre Robenildo falou “Robinho está sempre me pedindo algo para Barrocas, se conseguirmos tudo que ele vislumbra para esta cidade praticamente estaremos construindo uma nova Barrocas”. Robinho frisou que a deputada já tem o histórico de ação em Barrocas e que não apareceu só agora. Ao fim da reunião a deputada cumprimentou cada um dos participantes e seguiu viagem para Valente onde participaria de uma nova reunião.

Além dos diversos filiados e simpatizantes, participaram da reunião, Antonio Pinto Presidente do PT, Petronílio Coordenador do Topa, Gerival e Gerinaldo, Zé Martins, Araújo da Panela, Rubenilson e próprio Robenildo.

Da Ronda @ Nossa Voz

segunda-feira, 28 de junho de 2010

8º PASSEIO DE MOTO – Santa Rosa / Barrocas.


Tim Maia, Davi , ALmir, Policiais Militares e Zé Eides.
Aconteceu no domingo dia 27 o 8º Passeio de Moto de Santa Rosa Barrocas, este evento que começou entre amigos vem crescendo a cada ano e neste não foi diferente. Os motoqueiros saíram de Santa Rosa às 10h00min da manhã com destino à localidade de Lagoa Redonda e seguiram viagem até a primeira parada que aconteceu na comunidade de Ouricuri. Depois de algum tempo de descanso para uns e oportunidade para tomar uma cervejinha para outros o passeio seguiu, agora em direção ao Povoado de Minação, sempre numa velocidade inferior aos 30 km por hora. A animação era muita, e todos seguiam os organizadores Zé Eides e Tim Maia que iam à frente do grupo.
Nayabuza 1000, está máquina fez
sucesso. Muita gente tirou fotos
nela. 
Na chegada de Minação uma homenagem ao saudoso Walasse em frente a sua casa, momento de muita emoção com um minuto de silêncio, “este é um momento especial, em lembrança do nosso amigo que sempre andou com agente” disse Zé Eides bastante comovido. Em Minação esteve junto dos participantes do passeio o Secretário Jailson que chegou junto com seu filho Miguel. Os motoqueiros seguiram rumo a Lagoa da Cruz contando com a presença do ilustre prefeito Almir de Maciel que seguiu na frente de moto junto com Davi do Mercadinho. A Polícia Militar (Pelotão de Motos) continuava organizando os motoqueiros e orientando para que não houvesse acidentes. Depois de Lagoa da Cruz seguiu-se para o Rosário e por lá os motoqueiros ficaram por um bom tempo. O Prefeito Municipal muito popular continuava junto aos participantes que seguiram rumo ao Alambique e seguindo para o Cedro, onde aconteceria a última para antes de encerrar em Santa Rosa.
Cerca de 250 motos participaram.
A cada localidade mais motos acompanhavam o passeio e com isso chamava a atenção por onde passava. Por volta das 15:30 entre Cedro e Barrocas, perto do destino final mais de 250 motos participavam. Ao passar por Barrocas e desfilar pela Praça da Matriz , muitas pessoas aguardavam para assistir , os motoqueiros buzinavam e faziam muito barulho como se estivessem comemorando o sucesso do evento. Para encerrar com chave de ouro, o destino final foi o ponto de partida, na Praça de Santa Rosa a população aguardavam àqueles que saíram ainda de manhã e só retornaram no fim da tarde. Vaguinho & Cia iniciou a show animando a galera na voz de Sidney, popular Sidy Batera. Na sua fala Jô um dos organizadores agradeceu aos participantes e a todos que contribuíram com o evento, Zé Eides também agradeceu a todos e lembrou o trabalho da Polícia Militar (Pelotão de Motos) que fez a segurança durante todo o trajeto. O Presidente da CDL Rubenilson parabenizou os organizadores e a população de Santa Rosa por apoiar o passeio que já virou tradição. O último a falar foi o prefeito Almir, que parabenizou todos os participantes, a organização e disse que tem feito o possível para ajudar as diversas modalidades esportivas e culturais, e tenta ainda estar presente sempre que possível, pois assim se mentem junto da população.
Zé Eides ladeado de amigos.

Na sequência continuou a festa com Vaguinho & Cia.

Da Ronda @ Nossa Voz.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Animação no São João de Barrocas.

O público interagiu com o artista.
A principal atração da noite de quinta-feira (24) do São João Barroquense foi o forrozeiro Alcimar Monteiro, que tocando o verdadeiro forró, fez o público dançar. Ele foi anunciado por Júnior Trabuco que é fã do artista que abriu o show às 21h00min, atraíndo uma multidão para a frente do palco. Neste show que vinha sendo aguardado com bastante expectativa Alcimar contou belas músicas e em alguns momentos falou da importância de se preservar a cultura regional. A Praça São João estava lotada e dificilmente se via um casal parado, o ritmo contagiante do forró pé de serra fez a poeira subir. Logo após Alcimar Monteiro se apresentar, às 23h00min era anunciado por Jailson P.O. o sanfoneiro Cearense Sandro D`Castro que não deixou nada a desejar e segui animando o público. A convite de Jailson o repórter do Jornal @ Nossa Voz Junior Lobo, soltou a voz e agradeceu pela oportunidade, aproveitou para parabenizar os barroquenses pela belíssima festa. Outras bandas se apresentaram na quinta como Givaldo José e o Forrozão Karapuça que é prata da casa e mais uma vez honrou os barroquense com seu repertório diversificado.

  Alcimar Monteiro               Sandro D`Castro               Forrozão Karapuça
Segundo a Polícia Militar, a festa transcorreu com certa tranqüilidade, pois o trabalho preventivo que a polícia realizou inibiu as ação dos mais exaltados e as pessoas em sua maioria foram à praça apenas para curtir o São João do hexa.
Por Rubenilson Nogueira Foto: Júnior Lobo.

Prefeito entrega veículos que atenderão à população.

O Prefeito Municipal José Almir, entregou à população barroquense na noite de quinta feira, uma ambulância, um micro ônibus volare e um uno, todos novos e comprados com recursos próprios e do IGD no caso do uno. Os veículos foram apresentados a população por volta das 19h00min horas em desfile pelas principais ruas da cidade, até chegar à Praça da Matriz onde foram estacionados ao lado do palco. A ambulância e o volare atenderão à Secretaria de Saúde do município e o Uno será entregue a Secretaria de Ação Social. O prefeito em conversa com nossa equipe disse que todas as ações do seu governo buscam impreterivelmente atender o povo de Barrocas, “tenho me esforçado bastante para conseguir dar a esta população uma saúde melhor, mesmo sabendo que já melhoramos muito não iremos descansar enquanto nossa gente não tiver um atendimento cada vez melhor”. Almir ressaltou que muitas das suas conquistas vêm de parcerias com o Governo do Estado e por isso sua posição de apoio o Governador.

Por Rubenilson Nogueira.
Foto: Júnior Lobo. 

Ex-Prefeito Edilson recebe ex-Governador Paulo Souto em Barrocas.


Na noite de quinta-feira (24) o ex-prefeito Edilson e seus correligionários receberam o ex-governador Paulo Souto e sua comitiva que chegou a cidade por volta das 20h30min. 

Candidato novamente ao cargo de Governador pelo DEM, Paulo Souto caminhou pela Praça da Matriz cumprimentou algumas pessoas e seguiu para o primeiro andar da Biblioteca Municipal onde aconteceu a recepção, de lá acompanhou as atrações do São João barroquense e conversou com as lideranças presentes.


Além do Ex-Prefeito Edilson, os vereadores: Guel, Dudinha, Nitinho e Betão Presidente da Câmara e o Secretário de Finanças Jailson marcaram presença. Souto falou com nossa equipe sobre Barrocas: “Uma cidade que tende a crescer, pois todos moradores são esforçados e batalhadores” sobre o atual prefeito, José Almir, que não esteve no encontro, disse: “Com certeza pela entrada da cidade vemos que é um grande administrador” parabenizou.

Foto: Júnior Lobo – Texto: Rubenilson Nogueira

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Homem morre após capotar carro na estrada do Povoado de Barreira.


Por volta das 15h15min desta quarta-feira (23), um capotamento na estrada que liga Barrocas a Barreira, nas proximidades do campo de futebol do povoado, vitimou José Queiroz de Santana de 31 anos. O carro dirigido por ele um Gol geração três, placa policial MYH5831 de Salvador, cor vermelha, que ia no sentido Barreiras, capotou depois que subiu num barranco.

O condutor foi jogado para fora, e teve cortes profundos na cabeça provavelmente devido ao forte choque, agravado pelas pedras no chão. Junto com Miúdo como era conhecido a vítima estavam dois amigos, João Francisco das Chagas Neto de 25 anos e Marcos dos Santos Andrade de 17.
Neto e Marcos estavam
no carro mais não se
machucaram gravemente

Os dois não sofreram ferimentos graves, apenas alguns arranhões. Segundo eles Miúdo reduziu na curva mesmo assim perdeu o controle o veículo subiu no barranco e capotou, eles disserem que todos estavam sem cito e se seguram nas portas e nos bancos no momento do acidente para não serem jogados para fora do carro. Ainda segundo eles a vítima morreu na hora.

No local muita gente acompanhavam o trabalho das Polícias Civil e Militar, e a cada momento mais carros e motos chegavam. Parentes da vítima estavam no local todos muito abalados com a tragédia.

Assim que a notícia se espalhou várias pessoas foram ao local do acidente.

Da Ronda @ Nossa Voz.
Com informações de Polícia Militar.

SÃO JOÃO EM BARROCAS

Padre Zezinho realiza show histórico.

Assim que acabou a missa, por volta das 21 horas o Pe. Zezinho subiu ao palco, mesmo com a chuva o público não se intimidou e continuou presente. Muita gente, vinda de várias da região. Foram ônibus de Conceição do Coité, Serrinha, Retirolândia, Feira de Santana, e outras cidades, povoados além dos barroquenses.

Pe. Zezinho Além de cantar também passava ensinamentos, com suas canções e palavras encantava as pessoas. Seu Jeito alegre simples e humilde levava o povo a um encontro com Deus, onde louvavam e adoravam ao Senhor. Suas canções além de descontraídas educavam as crianças e adultos sobre saber conviver com os outros, como preservar o meio ambiente e muitas outras lições de vida.

Durante sua apresentação, Pe. Zezinho convidou os padres que estavam presentes no show para que subissem ao palco, eram em média 10 padres, inclusive o Pe. Marcio daqui de Barrocas, que no seu pronunciamento comentou sobre a questão da pedofilia que alguns padres cometeram, falou que há tantos padres no mundo, e quando um erra tudo se volta contra a Igreja inteira, esquecendo as boas ações que outros fazem, disse também que a pedofilia não é só um problema da Igreja, mas sim da sociedade em geral, de todo mundo. Por fim agradeceu ao prefeito Almir pela boa vontade em trazer o Pe. Zezinho e a todos pela presença.

Os outros párocos ressaltaram as questões e disseram que em sua caminhada para o sacerdócio ouviram muito as canções do Pe. Zezinho, onde ajudavam a aumentar sua fé. Depois o Pe. Zezinho pediu que as pessoas rezassem por eles padres. O prefeito Almir também foi convidado a falar, disse que está feliz pelas conquistas que nosso município tem alcançado, pelo sonho realizado que foi trazer o Pe. Zezinho a Barrocas. Agradeceu a Deus, ao Pe. Marcio pela iniciativa e todos os presentes, por fim recebeu a benção dos padres e de todo o povo que rezava junto por ele.

Assim que acabou o show, em conversa exclusiva com o Jornal @ Nossa Voz, Pe. Zezinho falou que achou um povo alegre, inteligente e capaz de conviver, disse também que é preciso saber conviver, porque viver todo mundo vive, mas conviver algo mais complexo que precisa ter caridade e piedade no coração, disse-nos que sempre pensa que seu trabalho é um serviço, e como foi convidado, veio com o objetivo de servir o povo de Barrocas, e não se acha melhor que os outros por ser um cantor cristão, por fim ressaltou que ficou muito feliz por poder passar a sua mensagem, mas também aceita elogios, as criticas e dialogo pois sem isso não há Igreja, não há país.

O Prefeito Almir também falou para o Jornal, onde comentou que sua expectativa era grande para esse show, disse-nos que ficou muito feliz por tudo, e sempre agradecendo a Deus pelas conquistas realizadas em nosso município, falou também que tinha certeza que as bênçãos de Pe. Zezinho ajudar a cidade.
Por fim ressaltou que enquanto continuar na administração sempre irá trazer shows religiosos sejam eles católicos ou evangélicos, pois precisamos de paz, e como é notável que não haja ocorrências policiais nesses eventos.
Prefeito Almir, Padre Zezinho e o Presidente da CDL Rubenilson

Podemos dizer sim, que foi um ótimo evento. Já se sabe que essa iniciativa do prefeito trazer shows cristãos é de grande importância, como o ele próprio disse, não há ocorrências policias. Segundo a Policia Militar, o único registro nesse dia durante o período do show foi uma acidente de moto envolvendo moradores do povoado de Barreiras que por sinal o ocorrido foi lá.
Essa é uma das melhores formas de festar o São João, que buscar a Deus em primeiro Lugar.

Por Antonio Zacarias e Junior Lobo.
Jornal @ Nossa Voz
Fotos: Judy Fotos





segunda-feira, 21 de junho de 2010

Governador Inaugura obras em Barrocas.

Dep. Federal Walter Pinheiro, Governador Wagner, Prefeito Almir e Vice Joanizio.
Foi com muita alegria que o Governador do Estado Jacques Wagner foi recebido em Barrocas, uma felicidade estampada no rosto de cada barroquense que foi agradecer ao governador a recuperação da BA411. Os barroquenses sofreram por 16 anos, foram várias promessas e só agora através de um governo que demonstra com ações concretas que governa com democracia esse sonho se torna realidade. Wagner e sua comitiva chegaram à Barrocas por volta das 13h00min, acompanhado por uma carreata, que contava com lideranças políticas, deputados estaduais e Federais com destaque para Walter Pinheiro, prefeitos de diversos municípios e secretários de governo. O primeiro ato foi no marco logo na chegada da cidade, onde ao lado do Prefeito Municipal José Almir simbolicamente reinaugurou a BA, assim como a duplicação de Santa Rosa a Barrocas, fruto de uma luta do Prefeito Municipal que acreditou até o fim e consegui. Na sequência Wagner seguiu para o Centro da Cidade e foi recebido por uma multidão animada pela fanfarra, onde inaugurou uma Unidade de Saúde, e em seguida falou para o público.
Governador é recebido pela fanfarra.
O Primeiro a falar foi o prefeito Municipal José Almir que fez questão de agradecer ao governador por ter atendido aos seus pedidos, ele ainda lembrou que alguns duvidavam da conquista da duplicação, mais ele nuca desistiu e contou com o importante apoio do Dr. Salvador Brito para conseguir a mesma. O prefeito ainda voltou a criticar a matéria do Sisal Notícias, que foi republicada e comentada neste blog, segundo ele uma matéria infundada. Com relação à Unidade de Saúde agradeceu e lembrou o saudoso João Olegário que foi homenageado, a unidade inaugurada recebeu o seu nome. Wagner iniciou sua fala brincando, dizendo ao ouvir os foguetes “cuidado para não faltar fogos para o São João, e sexta ainda tem jogo da seleção” o Governador da Bahia, lembrou que a reconstrução foi um pedido de muitos, e por isso disse que a mesma era uma conquista da população barroquense, mais se sentia feliz em poder realizar esta obra que foi muito prometida mais que só agora foi realizada, “não faço asfalto picolé que derrete no sol, ou sonrrisal que desmancha na primeira chuva, só faço se for com qualidade, do contrário prefiro não fazer”. Wagner finalizou dizendo, Prefeito conte comigo para tudo que Barrocas precisar. Apenas o Prefeito e o Governador falaram.
Wagner assina novos convênios para Barrocas.

Com cobertura da equipe @ Nossa Voz: Junior Lobo, Antonio Zacarias. Direção: Rubenilson Nogueira.

O JORNAL LOCAL E SEUS DESAFIOS

Tiago de Assis Batista
Um jornal ou qualquer outro meio de comunicação em uma comunidade é de grande importância. É um instrumento que informa, transmite, repassa ou divulga para a população os fatos, os acontecimentos, as informações, as opiniões de interesse comum.

Mas, para o bom desempenho da sua missão, o comunicador deve ter em mente três coisas para oferecer aos leitores: “informação correta, informação competente sobre essa informação e pluralidade de opiniões sobre os fatos”. Em outras palavras, a descrição do fato deve corresponder à realidade sem esconder nenhum aspecto relevante nem tentar desviar a atenção do leitor; a narração deve ser feita com clareza, objetividade, linguagem simples e sem delongas; tendo que registrar opiniões, aceitar todas e ser fiel ao redigir, de modo que cada um possa identificar a sua opinião como foi proferida.

O comunicador, não está isento de dar a sua opinião, mas é bom que faça seu comentário em artigo à parte.

O jornal, boletim impresso ou on line deve dar espaço para os comentários e publicá-los, sejam a favor ou contra; sejam elogios ou críticas.

Nesse sentido, o JORNAL @ NOSSA VOZ – BARROCAS-BA, está no caminho certo.

E os leitores, por favor, não fiquem criticando ou ameaçando anonimamente ao redator do instrumento de comunicação. Se não gostou da matéria, se não concorda, se se sentiu ofendido, exija seu direito de resposta garantido e responda usando o mesmo meio, o mesmo espaço. É um direito. Abra um debate pelo jornal, pelo boletim, pelo blog. Isso é muito bom para o meio de comunicação que se torna mais dinâmico e interessante. É uma maneira elegante de protestar com o que não concorda e de fazer conhecer a sua opinião. No final, quem saem ganhando são os leitores e a comunidade.

Se não souber escrever ou tem “pouca leitura”, peça para outro escrever ou corrigir o que escreveu. Mas ameaça anônima, jamais.
Tiago de Assis Batista




sábado, 19 de junho de 2010

Diretor do Jornal @ Nossa Voz volta a receber ameaças

VC NAUM TEM GEITO MESMO

EM KARA VAI SER O GEITO NOIS ARMAR UMA CILADA PRÁ NESSAS FESTA AQUI NO SÃO JOÃO OLHA FIKE ESPERTO E VIU VOU COLAR ALGO EM SUA BEBIDA E SUA COMIDA VOU FIKAR DE OLHO EM VC

Publicada por Anónimo em JORNAL @ NOSSA VOZ - BARROCAS - BA a 18 de Junho de 2010 17:52

olha rubenilson canalha fike esperto nessas festa popis vou armar uma cama de gato prá vc seu bandido
mim aguarde seu safado

Publicada por Anónimo em JORNAL @ NOSSA VOZ - BARROCAS - BA a 18 de Junho de 2010 17:44

OLHA KARA VC SÓ VAI PARAR DE CRITICAR TIO GEUL QUANDO JUNTAR EU E MAIS 2 DA FAMILIA E LHE DAR UM CHEGA PRÁ LÁ DE DEIXAR VC UNS 15 DIAS DE CAMA
POWW VC NAUM TEM O QUE FAZER NAUM SEU SAFADO
E OUTRA ESSE NEGCIO DE IP SEU EU NAUM COMO REGGAE NAUM OK INDIOTA SE LIGUE

Publicada por Anónimo em JORNAL @ NOSSA VOZ - BARROCAS - BA a 18 de Junho de 2010 17:13


Liberdade de imprensa por aqui, só se for só no slogan.

É por eles, para eles e tantos outros
barroquenses que luto por uma
Barrocas melhor.

Não apenas estruturalmente, mais no
respeito às pessoas e as suas escolhas.
Mais ameaças anônimas chegaram através dos comentários do blog do Jornal, bastou voltarmos a abordar a indicação 036 do vereador Miguel Carvalho para as ameaças recomeçarem, nem quando cobramos ou criticamos o Prefeito, autoridade maior do município chegam ameaças, no máximo pessoas discordando ou demonstrando apoio ao gestor. Mas se discordar do vereador Guel chegam ameaças até de envenenamento. Como são, com quem andas e como agem os nossos representantes e os seus seguidores? Não se sabe na verdade se estas ameaças partem de pessoas ligadas ao vereador, mais é no mínimo intrigante elas só surgirem quando o vereador é citado nas matérias. O nobre leitor sabe que não falamos de questões pessoais de qualquer cidadão barroquense, muitas vezes os vereadores são citados por serem homens públicos eleitos com o nosso voto e sendo assim nos devem satisfação sobre suas ações no exercício do cargo de vereador, principalmente quando tais ações ou atitudes possam como no caso da indicação do vereador (quer versa sobre a proibição do uso do capacete no perímetro urbano), colocar em risca a vida das pessoas. Mesmo assim apenas discordamos, colocamos nosso ponto de vista e ainda o do edil. O mesmo tem toda liberdade para comentar a sua indicação, exemplo na última edição do jornal impresso participou do quadro fala povo abordando outro tema, mas se achar necessário pode solicitar espaço no Blog para falar da indicação, agora ameaças, este tipo de atitude é lamentável.

É bom lembrar que tudo que foi publicado diz respeito ao que o vereador falou no seu pronunciamento na última sessão da Câmara, não inventamos, Miguel defendeu abertamente a sua indicação, disse até que se o prefeito não sancionar seguira para o Ministério Público. Sendo assim só estamos publicando a fala do nobre e atuante vereador.

Nosso trabalho continua até quando deixarem.

Por Rubenilson Nogueira

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Animal na pista causa acidentes.

Tico foi socorrido por um motorista
barroquense, que transportava
alunos para Serrinha.
Na noite dessa sexta-feira (18) por volta da 19h00min, aconteceu um gravíssimo acidente envolvendo duas motos e um jumento. O corrido foi na BA 411, que liga Barrocas a Serrinha próximo a colina da Santa. Vinham duas motos em sentido Serrinha à Barrocas, quando um jumento de cor escura atravessou a pista a passou á frente, batendo-se com a primeira moto. A colisão foi tão forte que o motoqueiro foi arremessado pra frente, e saiu rolando pelo asfalto. Por sorte não se feriu muito, pois estava com o capacete, além disso, foi rápido e conseguir ficar de pé, mas sua moto foi bastante danificada. O mesmo jumento após o choque continuou na pista e se chocou novamente com a outra moto que vinha atrás, sendo que essa foi jogada para fora da pista na ribanceira. O rapaz que conduzia a moto foi para bem embaixo e teve fratura externa no pé, de maneira que o osso da perna ficou visível e seu pé praticamente solto. O rapaz é muito conhecido aqui em Barrocas, chama-se popularmente Tico do Centro de Abastecimento.

O socorro foi feito por um motorista bastante conhecido em nossa cidade que transportava alunos para a faculdade em Serrinha, pessoas que vinha em direção para Barrocas também pararam para prestar socorro. Incrível é que se esse mesmo jumento continuasse no meio da estrada causaria uma sequência de acidentes, pois vinha uma moto, um carro e um caminhão, além do carro que ia a sentido oposto, o que graças a Deus não aconteceu. Os jovens foram salvos também, pois usavam capacete, por isso à importância do uso do mesmo.

Chegando á Serrinha o rapaz foi levado para o Hospital SEMES, onde não foi atendido, o pessoal que trabalhava lá mandou que levasse para o Hospital Municipal de Serrinha, chegando ao Hospital Municipal, ele foi atendido, mas como era grave a fratura, precisou ser transferido para Salvador, o Hospital estava sem ambulância e necessitou que uma ambulância de Barrocas fosse levar o rapaz à Salvador.
Outros acidentes podem acontecer se providências
não forem tomadas.

Triste saber que mesmo com estrada praticamente pronta, já sinalizada aconteçam tais barbaridades, é necessário que os governantes tomem providências, a presença de animais na estrada é muito constante, relatam motoristas que quase todos os dias trafegam na BA a noite a visibilidade fica prejudicada e animais como cachorros e gatos são atropelados por estarem atravessando, inclusive á presença de animais grandes como jumentos, burros cavalos e bois.

O que aconteceu foi grave, e poderia ser pior, será que ainda irá continuar assim? Que esses donos de animais tenham mais cuidados com seus bichos, e haja ação imediata das autoridades, pois senão as coisas vão piorar. Que a população fique mais atenta quando sair para viajar, principalmente quem for de moto, usar sempre o capacete, e não só quando viajar, mas todos os momentos. Não sabemos o que nos espera mais á frente, detalhes podem salvar nossas vidas, como foi esse caso.
Por Antonio Zacarias.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Com relação ao PETI...

Depois de vários contatos dos leitores nos pedindo que buscasse junto ao Prefeito Municipal informações sobre o PETI, estivemos na tarde desta quinta-feira com o prefeito José Almir para saber sobre este assunto. O Prefeito nos informou que realmente houve um problema com a antiga empresa ADESOL, que realizava o pagamento junto ao governo do estado, mais o município está providenciando um concurso público já que os recursos serão repassados diretamente para o município e por isso a necessidade de um concurso. Quanto aos monitores que estão com salários retroativos atrasados, ainda sob responsabilidade de ADESOL, o Prefeito nos informou que está cobrando que estes vencimentos sejam pagos o mais rápido possível. Almir disse ainda que está bastante preocupado com a situação, tanto por parte das pessoas que trabalham e com isso tem uma renda, quanto pelos alunos que são beneficiados com as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e por isso está se empenhando na busca pelo retorno das atividades.

Por Rubenilson Nogueira

Nova Brasília também terá mão dupla.

A Prefeitura Municipal está realizando obras no Povoado de Nova Brasília que fica há 10 km da sede. Segundo informações ainda não confirmadas a localidade ganhará mão dupla na chegada e no futuro uma Pracinha. Estivemos por lá e observamos o trabalho de alargamento da via de entrada, que está sendo feito por um trator de esteira.
Vários moradores acompanhavam e demonstravam estar contentes com mais uma realização do Governo Municipal que vem beneficiar a comunidade que logo se expandirá por toda aquela área. Em conversa com um deles ficamos sabendo que a rua do campo e a que dá acesso ao Colégio atualmente sem pavimentação receberá calçamento.
Nova Brasília ao receber estas obras, se torna o terceiro povoado a ser beneficiado com ações de grande porte por parte da Prefeitura Municipal na gestão do Prefeito Almir, o primeiro foi o Rosário, que recebeu calçamento e quadra poli-esportiva, o segundo foi o cedro que tem hoje o dobro do calçamento que possuía além de mais uma Praça e concluídas as obras na localidade que homenageia a capital do Brasil, esta se tornará um dos municípios de destaque não apenas de Barrocas mais da região sisaleira.

Da Ronda @ Nossa Voz.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Começa o São João em Barrocas.

Novena do Padroeiro.
Como é de costume o São João de Barrocas começa a partir de 15 de junho com a Novena do Padroeiro (São João). Ontem terça-feira começou os festejos juninos de 2010. Durante esse período a Igreja Católica celebra Missas todos os dias, onde são apresentados temas relacionados com a vida, religião, e política.
Padre Marcio e Padre Théo.
É de costume também que outros padres venham celebrar as Missas durante a novena, na primeira noite o Pe. Théo foi quem veio celebrar, em suas palavras relatou que suas expectativas eram grandes para essa novena, pois sabia que o povo de Barrocas ia interagir com esse acontecimento. Disse também que gostou muito do tempo em que trabalhou na Matriz de Barrocas, pois a comunidade é atenciosa e participativa.
Logo após a Missa tem a barraca paroquial onde são encontradas comidas típicas como: bolos, pamonhas, doces, salgados, entre outros e o tradicional forró pé de serra, artistas locais.
Barraca de comidas típicas.

Nesse período é comum visitantes de outras cidades virem prestigiar esse trabalho, também pessoas de povoados e comunidades da zona rural, com isso a cidade fica movimentada, animada e bonita.

Texto Antonio Zacarias – Fotos: Josemir
Jornal @ Nossa Voz

Moradores esperam ação da Prefeitura.


Perto de completar quatro meses que tiveram suas casas invadidas pela água, resultado de um temporal que cai sobre Barrocas no dia 06 de Março, os moradores da Rua Antonio Alves de Queiroz, continuam vivendo em casas alugadas, pagas pela Prefeitura Municipal. Até aqui parece que tudo está bem, mais nesta semana fomos procurado pela senhora conhecida como Detinha que nos informou que durante todo este tempo ninguém da prefeitura os procurou para passar informações a respeito da situação.
Problema antigo:
Bueiro foi arrebentado pela chuva.
Na manha desta terça feira (15), fomos à Rua Antonio Alves de Queiroz conhecida como Rua de Baixo e verificamos que por mais incrível que pareça a situação continua a mesma, até o bueiro que foi praticamente destruído juntamente com um buraco que a água fez no calçamento e que põe em risco motoristas e pedestres, inclusive segundo nos informou duas moradoras que no momento que chegamos estavam varrendo as frentes das suas casas, um motoqueiro cai lá e por pouco não se machucou gravemente. Uma caçamba de areia foi colocada para que o bueiro fosse recuperado mais em seguida foi espalhada. Um morador vendo o risco voltou a juntar para que a chuva não levasse para dentro das casas. É triste ver esta situação em momento que a cidade recebe tantas obras, algumas de grande porte, uma obra mais que necessária, e de extrema urgência, que coloca em risco a vida de barroquense, que prejudica a sobrevivência de várias famílias, está lá aguardando ação do governo municipal.
André Luiz, reconhece apoio da
Prefeitura mais esté tendo problemas
com o aluguel.
Quanto à situação dos moradores, um deles o Sr. André disse “Eu quero voltar pra minha casa ou então quero outra aqui na rua, pois já estão pedindo à casa que eu estou morando”, dona Detinha disse que sente falta da sua casa, em suas palavras nos disse: “hoje mesmo eu vim de lá, tenho vontade de volta mais do jeito que tá prá lá eu não vô, nessas casas alugadas o ruim é que agente tem sempre que se mudar”.

O Jornal irá procurar o Gestor Municipal para que está situação seja resolvida o mais rápido possível, estamos otmistas, pois deste o início o Prefeito se sensibilizou com a situação.

Lei outros texto sobre o assunto:

- Uma tempestade caiu sobre Barrocas. Aqui

- Efeitos da tempestade. Aqui
Por Rubenilson Nogueira

terça-feira, 15 de junho de 2010

O PERFIL DOS POLÍTICOS DE BARROCAS

Uma das características da vida política de Barrocas é que não surgiu da influência de coronéis nem de currais eleitorais. Desde o tempo em que esteve sob a jurisdição de Serrinha, seus representantes ou militantes políticos foram sempre homens simples, honestos, trabalhadores e também livres. A maioria deles tem suas origens na roça; provaram o peso do cabo da enxada e o ardor do sumo da palha do sisal em suas mãos nos farrachos ou nos motores de desfibramento. Outros vieram do pequeno comércio ou passaram da roça para o ramo comercial.

O espírito de liberdade foi uma marca comum a todos eles; nunca se submeteram aos caprichos dos poderosos e influentes da política, seja no âmbito municipal de Serrinha, estadual o nacional.

Como é normal na democracia, todos com suas ideologias e preferências político-partidárias, mas todos com objetivo comum: uma Barrocas livre, autônoma, dona de seus destinos político, social e econômico.

Nessa fase de campanha política para governador, deputados e senadores, as lideranças políticas do interior sofrem muito assédio dos que estão no poder ou pleiteando-o. O Governador atrasa obras meses e até anos para inaugurá-las no período da campanha, confiando no apoio dos líderes políticos locais e na tentativa de garimpar votos dos eleitores. Essas lideranças, nessa época, se acham entre a cruz e a espada. Qualquer posição que elas tomem irá desagradar a uns e agradar a outros. De qualquer forma, é um desgaste muito grande.

Mas, na hora certa, as lideranças conscientes e verdadeiras, saberão escolher, sem deixarem para trás o espírito de independência e liberdade que sempre as caracterizaram. Todas com objetivo comum: Construir uma Barrocas livre, autônoma, dona de seus destinos político, social e econômico.

Por: Tiago de Assis Batista.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cultura de Raiz


Aconteceu no dia 13 de junho de 2010 o 1º Festival de Cultura de Raiz de Barrocas, no qual vários grupos de diferentes raças, culturas e tradições se apresentaram.
Entre eles o grupo de dança Break Femily, grupo Reis de Moça, Forró dos Coroas da Ladeira, Gabriel Aboiador, terreiro do Pai Gerson e muitas outras apresentações.

Break Femily
Esse festival aconteceu na Praça Miguel Ferreira, tendo inicio as 18h00min horas com o publico de aproximadamente 200 pessoas, talvez por motivo do frio muitos optaram por ficar em casa debaixo de um aconchegante cobertor. Pra falar a verdade o frio era de doer, mesmo assim pessoas interessadas com o movimento não perderam o ânimo de participar sabendo que é de grande importância para o resgate e a valorização de nossa cultura e tradições. O evento contou com a presença de pessoas importantes para a cultura, como Luiz Almeida de Araci, Bigode da Ladeira, Celso Coelho da casa do sertão e Robenildo Brito organizador do evento que falou a respeito desses tipos de manifestações culturais "nossas tradições não pode morrer, lutaremos para resgatar e valorizar cada vez mais” relatou Robinho.
Terreiro de Pai Gerson
Esse tipo de evento é importante para sociedade, relembrar as danças antigas, maneiras de viver, brincadeiras decentes e muito mais o que é quase difícil vermos hoje.
Observamos o exemplo de jovens que participaram do Festival, como o grupo Break Femily e Gabriel aboiador, jovens dispostos a lutar pela cultura. Deixando para trás a maneira de vida moderna e corruptível do século XXI. Existem milhares de pessoas que foram resgatados das drogas e da criminalidade através de projetos culturais. Quando falamos em cultura, falamos do esporte, da educação do lazer e etc. Esses tipos de ações formão a tão conhecida palavra cultura, é manifestação do governo a favor da educação, são os exemplos que são dados as crianças e muitas outras coisas colaboram para essa ação.
Samba Brasileiro,

Sendo assim podemos dizer que está sendo resgatada a cultura de Barrocas.

Por Josemir Pereira Junior - Jornal @ Nossa Voz

domingo, 13 de junho de 2010

A reunião, o candidato, o muro e o balaio de gato.

A diretoria do PT, Partido dos Trabalhadores de Barrocas reuni-se neste domingo às 11h00min no auditório do antigo Colégio Plínio Carneiro no Centro de Barrocas, com o candidato a Deputado Estadual, Salvador Brito (PT). Além da diretoria estiveram presentes filiados, lideranças políticas, presidentes de associações, imprensa e demais cidadãos, além do Prefeito Municipal José Almir e do Vereador Eclécio (Kekeu)

Salvador Brito ouviu de alguns dos presentes pleitos para suas localidades, e se colocou a disposição para resolver entraves, e ajudar no que for preciso.

O momento mais importante do encontro aconteceu com a chegada do Prefeito Municipal que fez questão de esclarecer a matéria publicada no site Sisal Notícias e comentada neste blog, que insinuava que o Prefeito votaria em Serra e em Paulo Souto. Segundo José Almir, o texto se trata de uma invenção, ele chegou a dizer que seria uma montagem, demonstrando irritação disse que não estava em cima do muro, e declarou sentado ao lado de Salvador que votaria no Governador Wagner (PT), Almir ressaltou, porém que vem de uma conjuntura política e que vai respeitar esta conjuntura. Dentre outras colocações e observações foi perguntado ao prefeito se ele subiria nos dois palanques, já que o ex-prefeito Edilson (DEM) apoio Souto. Ele garantiu que não, e confirmou presença no palanque do governador no dia 21 de junho. Quanto à eleição de deputado confirmou apoio a ACM Neto Federal (DEM) e Vespasiano Estadual, apesar de reconhecer o empenho de Salvador e Rui Costa em muitas conquistas para Barrocas.

Em sua fala Salvador ressaltou os avanços do governo do presidente Lula (PT) fazendo ver que em sete anos e meio se fez mais desde Sarney a FHC, e na Bahia além de apontar uma série de ações positivas do governo do PT, em comparação com outros governos falou da economia que cresce ao ritmo Chinês, e principalmente da maneira de governar, sem perseguição, atendendo a todos independente de partido, “na Bahia o tempo do chicote e do saco de dinheiro acabou” disse que não julga pessoas, analisa os projetos, e com certeza o projeto do PT é melhor, mais devemos respeitar as decisões das pessoas. Brito disse que já tem um carinho muito grande e verdadeiro por Barrocas e sempre estará a disposição para ajudar no que for preciso. Sobre a situação do Prefeito, em sua opinião é realmente complicada, mais aconselhou Almir a tomar uma decisão, para que este tenha uma identidade política.

Este encontro na avaliação do presidente do partido Sr. Antonio, foi bastante proveitoso já que podemos ouvir as propostas do candidato a deputado que como o próprio Prefeito disse, já fez e continua a fazer muito por Barrocas apesar de não ser do mesmo partido dos administradores, a exemplo: Novo Posto de Saúde, Duplicação Santa Rosa a Barrocas, Ambulâncias que serão entregues no dia 21 e tantos outros apoios junto à secretaria de saúde.

O prefeito pode até não está em cima do muro mais que tá num “balaio de gato” tá e não pode negar. Entenda: O PR partido do Prefeito apóia Geddel para Governador da Bahia, o Prefeito que é do PR não apóia Geddel e declarou apoio ao Governador Wagner do PT. Vota em Neto do DEM para Deputado Federal que apoio Paulo Souto que apóia Serra do PSDB para presidente. Isso sem falar em senador. É ou não é complicado.

Estas situações políticas são possíveis e acontecem não por culpa apenas do Prefeito Almir, isto é resultado do nosso sistema político ultrapassado, uma reforma tem que ser feita o mais rápido possível. Enquanto isso vivemos entre muros e balaios às vezes chutados e desprezados como os gatos.
Por Rubenilson Nogueira.

sábado, 12 de junho de 2010

Em cima do muro.

José Almir
Segundo o site Sisal Notícias, em texto publicado na sexta (11) o prefeito de Barrocas José Almir vai apoiar José Serra para Presidente e Paulo Souto para governador, no texto há uma frase atribuída ao prefeito que confirma tal apoio. Grande parte da população barroquense recebe com muita surpresa esta notícia já que o Governador Wagner tem atendido a diversas solicitações do Administrador, e a cidade recebeu muitas obras em seu governo, a exemplo da reconstrução da BA411, e da duplicação de Santa Rosa a Barrocas, dentre outras. É dever de todo administrador realizar benfeitorias e trabalhar pelo povo, independente de apoios, mais sabemos que há compromissos, e quando estes não são cumpridos, no final é a população que sai perdendo. Em conversa com moto-taxistas um deles disse, “ele vai apoiar sozinho, não sei quem vai deixar de votar no homem que fez a pista depois de tantos anos só de promessa e nada”. Ou o prefeito está em cima do muro querendo fazer “media” com os dois lados ou está realmente “perdido” nas suas escolhas políticas.
As dúvidas serão esclarecidas no dia 21 com a vinda do governador a Barrocas, a depender das palavras do prefeito saberemos qual será a sua escolha.

É por estas e outras que o atual gestor do município vem recebendo críticas pesadas, ele em muitos casos não tem decisão própria, e quando as tem muitos não seguem.
Por Rubenilson Nogueira

Leia o texto publicado no site Sisal Notícias.

Prefeito de Barrocas na convenção de José Serra

Almir vai apoiar Paulo Souto
O prefeito de Barrocas, José Almir Araújo de Queiroz (PR), afirmou hoje (11) ao Sisal Notícias que vai comparecer à convenção de José Serra (PSDB) no Clube Espanhol, em Salvador. O evento, que vai homologar a candidatura presidencial de Serra, acontece a partir das 10h. Lideranças da capital e de todo o interior da Bahia irão marcar presença na convenção, além de toda a imprensa regional e nacional. “Estaremos com Serra nas eleições deste ano porque acreditamos que ele pode avançar ainda mais nas conquistas que o país obteve nos últimos anos”, frisou o prefeito, que também vai apoiar Paulo Souto (DEM).

Fonte: sisalnoticias.com


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Às escuras.

Centro de Barrocas na noite quinta-feira (10) às 21:00.
Na noite de quinta feira (10) parte da cidade voltou a ficar às escuras, inclusive a Praça da Matriz. O Presidente da Câmara Gilberto no momento que percebeu, voltou a criticar a COELBA, inclusive culpou a empresa pela morte de jovem Ivanilson. Já que naquele dia trágico a rua estava às escuras. As quedas realmente são constantes, tanto que já abordamos este assunto por diversas vezes, seja nesse blog, ou no jornal impresso. O detalhe é que mesmo reconhecendo que o problema é sério e que além de gerar prejuízos e risco a população, prejudicam as atividades escolares, ninguém faz absolutamente nada para resolver o problema. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barrocas enviou a Câmara de Vereadores ofício pedindo providência e se colocando a disposição para que juntos buscassem solução. Até a presente data não recebemos sequer um comunicado seja informando seja convocando para juntos tomar providência, seja para agradecer. Como diria minha vó o “breu” continua, e em breve furtos aconteceram nestes momentos de escuridão, aí sabe o que eles (os políticos) vão fazer? Culpar a Polícia, a Guarda Municipal e até mesmo os moradores que não reforçaram suas portas.

Ao fundo o coreto.
O momento em Barrocas é de comemorações, (exceto o último final de semana), todos querem vibrar, soltar foguetes pelas conquistas mais estão se esquecendo do principal, o povo, a saúde do povo, a segurança do povo, os empregos do povo, os anseios do povo. Povo este que só escuta falar em povo na hora que precisam do voto do povo, nem nos discursos se fala mais do povo, ao não ser, o aloprado que grita e faz discurso até em hospital, este sim falou mais de dez vezes povo, povo, povo, mais foi oportunista e sensacionalista, falou mais não devia.

Por Rubenilson Nogueira.
Leia outro texto sobre o assunto:AQUI!

Sargento Elivonaldo popular Louro, recebe título de cidadão barroquense.

Na sessão da Câmara Municipal de quinta feira (10) o sargento PM aposentado Elivonaldo Domingos dos Santos, recebeu o título de Cidadão Barroquense, uma indicação do Presidente da casa Gilberto Brito que foi entregue pelo vereador José Eclécio. Elivonaldo merecidamente recebe esta honraria, pelos serviços prestados ao longo dos 27 anos em que trabalhou na cidade, exercendo a função com dedicação, compromisso e respeito à sociedade. A mãe do sargento, senhora que era conhecida como Zoé (falecida) foi lembrada também por seus serviços prestados, em tempos difíceis quando Barrocas ainda era distrito ela foi à principal parteira do município além de atuar como enfermeira. O vereador Gilberto sentiu que a própria não tenha também sido homenageada com este título e disse que a homenagem do filho pode-se estender a ela. Louro como é conhecido, é natural de Serrinha, mais foi aqui que constituiu família, e disse na tribuna da Câmara: “Antes do título já se sentia filho de Barrocas agora fico com a certeza de que sou realmente filho de Barrocas, aqui cheguei em 18 de dezembro de 1983 como soldado e me aposentei como sargento e tenho certeza de que fiz um bom serviço nessa comunidade, agradeço a minha família a todos os presentes e muito obrigada”.

Todos os vereadores parabenizaram Elivonaldo em suas falas, reconhecendo os bons serviços prestados por ele no tempo em que atual como solado até se tornar sargento.

Na sessão anterior o também sargento aposentado Lucival recebeu esta honraria.

Desde já queremos também parabenizar os dois por tudo que fizeram por Barrocas, sempre se dedicando, e em alguns momentos servindo a sociedade mesmo não estando de plantão, em suas abordagens agiam sempre com educação e por isso atuaram por muitos anos nesta cidade.

Da Ronda @ Nossa Voz.