Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ave ferida supostamente por tiro foi capturada por motociclista na manhã desta quarta-feira.



Jamesson Almeida morador da comunidade de Boi Preto seguia por volta das 7 horas para Barrocas onde trabalhar , quando de repente nas proximidades da comunidade de Boa União uma ave conhecida na região como “Sariema”, passou em frente a sua moto. O rapaz vendo que o animal estava debilitado parou e mesmo com certo trabalho conseguiu capturar-la.

Sariema, Siriema ou Seriema são nomes vulgar dado a ave pertencentes à família dos cariamídeos (Cariamidae), da ordem dos cariamiformes (Cariamiformes). São aves de médio porte, terrestres, que preferem correr a voar. O grupo é nativo da América do Sul e habita zonas de pradaria ou florestas abertas. As seriemas alimentam-se de insectos, lagartos e pequenas cobras, como também de cajuis e cajus do cerrado. Em contato com os humanos, as Seriemas são sempre desconfiadas e quando se sentem ameaçadas por eles, costumam abrir suas asas e enfrentá-los. Diz a lenda que o canto deste pássaro indica o final da época das chuvas.

Aceitam diferentes tipos de alimentos dados pelo homem, como grãos de milho e pedaços de pão. Andam em casais ou pequenos grupos. Só voam quando se sentem obrigadas. À noite abrigam-se no alto das árvores, onde também constroem seus ninhos.

Infelizmente ainda é comum a caça e estas e a outras aves e animais em nossa região, apesar de não acontecer com tanta frequência como no passado. Além da ameaça dos caçadores os animais sofrem com os constantes desmatamentos que acontecem na região, promovidos por fazendeiros e até pequenos agricultores.

A ave receberá alimento e será tratada, em seguida libertada para viver no seu habitat natural. 

Ronda @ Nossa Voz

terça-feira, 30 de outubro de 2012

2ª Copa Barrocas de Bicicross teve número Recorde de participantes e de público.


Apesar do sol forte no último domingo o povo barroquense foi prestigiar a 2ª Etapa da Copa Barrocas de Bicicross 2012, o público se manteve presente até a entrega da premiação.

A Copa Barrocas é disputada em quatro etapas, os pilotos somam pontos e ao final serão campeões o que conseguirem a maior pontuação depois das quatros provas. Cerca de 40 pilotos de Barrocas e Serrinha disputam esta edição.
O Bicicross a cada dia conquista seu espaço, pra isso supera desafios que vão além da falta de equipamentos adequados, além da falta de uma pista profissional, supera o preconceito e até a politicagem, mas o Bicicross só chegou a onde está graças aos desafios impostos, desde a luta por um lugar para treinar à busca para poder viajar e disputar competições em outras cidades e estados.
A competição foi equilibrada até entre os pequenos pilotos.
O público que foi a pista, torceu, vibrou e colaborou com o espetáculo, em todas as categorias percebeu-se que a disputa foi acirrada, com destaque para a Elite Regional, onde os Pilotos Willian de Barrocas e Diego de Serrinha e ainda Micassio e Maicon mostraram que valeu a pena ir à pista ao circuito, como diz no futebol; “valeu o ingresso”. Willian, campeão da Elite Regional em entrevista para Rádio @ Nossa Voz agradeceu aos patrocinadores do evento e à Prefeitura Municipal e destacou a quantidade de pilotos na disputa “nem nós imaginávamos que ia dá tanto piloto”. O Prefeito José Almir , seu futuro vice Tita e o vereador Kekeu estiveram presente na competição demonstrando que o esporte seguirá contando com o apoio do poder público.
Piloto Clemesson agradeceu a família pelo apoio. Os pais dele assistiram as corridas.
Já o piloto Yan Jardel agradeceu ao público presente em especial a sua torcida vinda da Rua da Quebra, que segundo ele teria o motivado a conquistar um difícil título, pois o garoto Weslem de Nova Brasília por pouco não vence na categoria 15/16 anos. O Coordenador do ESC Rubenilson Nogueira em seu programa na rádio destacou a participação dos pilotos da comunidade de Nova Brasília que vieram graças ao empenho do também piloto Weslem Oliveira, o Coordenador também destacou a participação dos serrinhenses na etapa, “apesar de não terem pista os meninos de Serrinha estão muito bem, dentre eles o Diago no BMX e o Líder Daniel que trouxe sua equipe, correu e venceu na MTBX” disse.

Nesta etapa elem dos pilotos o público foi premiado, diversas camisas BMX foram sorteadas , segundo a direção é uma forma de popularizar o esporte na cidade; “Na 3ª e na grande final ainda mais brindes serão distribuídos, pois a cada dia queremos ter mais pessoas acompanhando o Bicicross que estará forte no coração do povo desta cidade” disse Danilo Nogueira um dos diretores do ESC.

Classificação Geral da Copa e mais fotos abaixo (é só clicar em ler mais)

Barrocas: Arrombamentos a escolas da Zona Rural vêm se tornando constantes.



As escolas da rede municipal de ensino estão virando os alvos preferidos dos ladrões, eles buscam objetos de valor, são computadores, notebooks, câmeras e até microfones.


Depois que a maioria dos estabelecimentos comerciantes instalaram câmeras de monitoramento justamente para inibir os arrombamentos seguidos de furtos, que vinham se tornando constantes, as ações se intensificaram nas escolas, praticamente todas da rede municipal de ensino da sede foram furtadas; Escola Jorge Luiz no Bairro do Matadouro, Agenor de Freitas e Colégio Municipal de Barrocas no Centro da cidade. 


Nos últimos dias os ladrões estão atuando nas escolas da zona rural, só a escola de São Miguel do Ouricuri já foi arrombada e furtada duas vezes nos últimos meses, neste final de semana o ataque aconteceu em Nova Brasília, na Escola de 1º grau Roque Avelino de Queiroz que está localizada na mesma região e que já tinha sido roubada outras tantas vezes, merenda e botijão de gás eram levados, mas depois da instalação de grades este foi o primeiro roubo. 

Os arrombadores levaram muita coisa, segundo informações de um morador foram; um Data show, Notebook e alguns microfones. Suspeita-se que a ação ocorreu em dois momentos, na madrugada de sábado para domingo (28) e de domingo para segunda (29). 


A Polícia Civil investiga o caso, quatro peritos estiveram nas instalações da escola e utilizaram equipamentos sofisticados, como um lazer para detectar pegadas e digitais.

@ Ronda @ Nossa Voz – Fotos Weslem Oliveira
Outras imagens abaixo, clique para ver.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Piloto barroquense sagrou-se Campeão em Aracajú Sergipe.



Enquanto os amigos e companheiros de projeto disputavam a II Copa Barrocas de Bicicross, Manoel estava distante, na Capital Sergipana.

Foi em Aracaju que o jovem piloto barroquense, teve seu dia de glória, o menino simples, tímido foi anunciado no pódio diante de aplausos não apenas da delegação do estado da Bahia, mas também de sergipanos que se renderam a seu performance na competição.
O barroquense venceu as duas primeiras corridas, e na grande final foi brilhante, ele não largou bem e ficou em 3º lugar, mas foi na sua especialidade que ele superou os dois pilotos que estavam a sua frente e se distanciou dos demais, Manoel saltou bonito ultrapassando os dois assumindo a liderança e fechando a final em primeiro lugar, sagrado-se o grande campeão. Entre os competidores estava o experiente sergipano Ruan Pablo, com muitos títulos no currículo esportivo.

Em entrevista concedida á rádio Web @ Nossa Voz nesta segunda-feira, Manoel agradeceu aos patrocinadores, a coordenação do ESC e a delegação do Estado da Bahia liderada pelo piloto Robson Santos. O barroquense fez questão de destacar o apoio da Prefeitura Municipal ao esporte.

Manoel retornou de Aracajú no domingo, junto com o serrinhense Geovan Júnior (Chittos) que ficou em 2º na categoria MTBX, e chegou a Barrocas por volta das 23 horas. No Facebook o garoto vem recebendo elogios pela sua conquista que destaca Barrocas no cenário nacional.


@ Nossa Voz Esportes

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Piloto Barroquense irá disputar o Campeonato Sergipano de Bicicross.



Manoel Carneiro lidera o Campeonato Baiano de Bicicross 2012 na Categoria 15/16 anos, no Campeonato Brasileiro ficou em 4º, por isso irá representar Barrocas no Sergipano que acontecerá no domingo 28 em Alagoas.

Dedicado ao esporte e disciplinado o popular Netinho vem se destacando no Bicicross, recebendo elogios principalmente por sua coragem; “ele pedala forte, salta muito bem e não tem medo de encarar os obstáculos”, elogiou o experiente piloto Robson Santos de Feira de Santana.

O barroquense viajará graças ao apoio da AFB (Associação Feirense de Bicicross) da Prefeitura Municipal de Barrocas e dos seus Patrocinadores. A família lhe da total apoio sendo a sua mãe Dona Rosa a pessoa que vai ao comércio em busca de patrocínios para que ele possa competir, o pai conhecido como Didi costuma ir aos treinos ver o filho correndo.

“Manoel é um excelente piloto, mas é principalmente um grande homem, sabe respeitar os companheiros, as regras e a direção do projeto e está sempre pronto para ajudar quem está iniciando, tímido ele fala pouco, mas na pista é o cara”, elogiou o coordenador do ESC Rubenilson Nogueira.

O amigo e também piloto Maurício Santos está confiante no bom resultado do barroquense; “acho que ele vai trazer mais um troféu pra gente, tomara que seja entre os três primeiros” disse.

@ Nossa Voz Esportes

Na tentativa de amenizar os efeitos da seca, Prefeitura começa a perfurar poços artesianos.



Inicialmente os poços serão perfurados nas localidades onde não há rede de água, as primeiras localidades contempladas serão; Barreiras, Periquito, Lagoa do Velho e Caldeirão Grande.

Matéria completa em instantes


Barrocas: Seca está afetando principalmente a população das regiões onde não há rede de água.



Estima-se que há décadas não ocorre uma seca dessa, em alguns povoados a situação é difícil e para aqueles que trabalham na roça para ganhar seu pão de cada dia é muito mais complicado.

Os  animais estão fracos e magros a beira da morte. Nos tanques não tem água e os que ainda têm é misturada com lama, assim não da para o uso das atividades familiar e os animais bebem porque não tem jeito.   Nos povoados como Barreiras e Baraúna do Rumo onde não tem água encanada é muito mais difícil passar por essa situação.

“Olha meu filho, no pasto não tem nada, a alimentação do animal é palma e reservas de técnicas que aprendemos com o MOC, tem tempo que passamos por uma seca dessa, não mim recordo muito bem mais sei que tem uns 10 anos ou mais, naquele tempo ainda botava água na lata e andava 1 km com a lata na cabeça.” Disse Josefa Lima Ferreira moradora do povoado de Baraúna do Rumo.

A população do centro que não passa por essa situação às vezes nem imagina o sofrimento do homem do campo, alguns estão se preocupando com outras questões, imagino que temos mais coisas para se preocupar do que festas!


Enquanto gastamos em torno de 100 mil para fazer uma festa de grande porte porque não fazermos um projeto para levar água onde não tem!  Senhor Prefeito Almir, o meu apelo é que olhe muito bem a situação daqueles que não tem água.

Por Luciano – Colunista Jornal @ Nossa Voz - Morador da Comunidade de Baraúna do Ruma.

Barrocas: Açude do Barracamento está nas últimas devido à longa estiagem.

O senhor Zequinha observa o açude que ele nunca viu secar.
A cada dia a seca se agrava, os efeitos são mais percebidos quando saímos da cidade e vamos à zona rural do município, mas na sede um símbolo da nossa história também reflete a longa estiagem.


Segundo moradores, o Barracamento apesar de não ser tão grande, sempre resistiu às diversas estiagens que a nossa região enfrentou.  Com 27 anos morando no entorno José Nilton disse que nunca viu o açude naquela situação; “ele baixa, fica com pouca água , mas desse jeito não me lembro de ter visto”.


Já o senhor Zequinha de Mira, parecia estar emocionado com a cena que via, ele parou olhou e ficou observando por um tempo. “Esse Barracamento aqui, eu tô com 65 anos e nunca vi seco assim, em 1973 ficou com um charquinho de água mais não secou, eu alcancei uma seca parecida em 53, mas pra mim essa é a maior seca que já vivi, e só não estamos numa situação pior porque hoje quase todo mundo tem o auxílio do governo que ajuda muito com benefícios, se não fosse isso estava pior ainda, a pena é só dos bichos, quem ta sentindo mesmo é os bichos, eu acabo de vir da roça onde tava dando água aos animais de balde, e tô com uma vaca caída alimentando com ração e mandacaru” disse.

Perguntado se percebe algum sinal na natureza de indique que vai chover ele disse que não vem percebendo nada que mostre que vem chuva, “hoje mesmo amanheceu com um sereninho e quando da 7 da noite não se ver nem um nuvem no céu”, concluiu o senhor Zequinha de Mira que é natural da comunidade de Barreira.


@ Nossa Voz

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

INFORME YAMANA



VAGA DE EMPREGO

A Mineração Fazenda Brasileiro S/A (MFB) está recrutando, por meio de Processo Seletivo Externo, para atuar em sua unidade operacional de Fazenda Brasileiro, no município de Barrocas, Bahia, candidatos para os cargos de MINEIRO e OPERADOR DE PROCESSOS.

Vaga de Mineiro

REQUISITOS NECESSÁRIOS :
·         Ensino Médio completo
·         Não ter participado de nenhum processo seletivo na MFB nos últimos seis meses

ÁREA DE TRABALHO:
·         Mina
    
Vaga - Operador de Processos

REQUISITOS NECESSÁRIOS:
·         Ensino Médio completo
·         Excel básico
·         Não ter participado de nenhum processo seletivo na MFB nos últimos seis meses

ÁREA DE TRABALHO:
·         Beneficiamento

Os interessados deverão cadastrar seu currículo no site da Yamana, www.yamana.com.br, e enviar por e-mail para emanuelle.silva@yamana.com no período de 22 a 29/10/2012.

Caso o seu currículo atenda ao perfil da vaga, entraremos em contato para a próxima etapa do processo seletivo.


Atenciosamente,

Recursos Humanos
Mineração Fazenda Brasileiro
Yamana

Barrocas: Agentes de Leitura estão recebendo capacitação e devem democratizar o acesso ao livro na cidade.



A Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura – MinC e a Prefeitura Municipal de Barrocas está capacitando  agentes de leitura, que atuarão no município.

Cerce de 30 pessoas estão participando do projeto, mas segundo informações inicialmente apenas 10 agentes estarão em atividade. Os jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, atuarão na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades. As localidades onde os agentes atuarão são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação.

Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.


 A capacitação está acontecendo no Colégio Municipal de Barrocas entre os dias 23 e 27 de outubro, e nesta quarta-feira contou com a Presença do Secretário de Cultura Esporte e Lazer de Barrocas, Mário Ricardo.

@ Nossa Voz – Com Informações da Fundação Pedro Calmon

Barrocas: Peça da direção quebra e motorista capota o carro na BR-349


Um veículo Fiesta, placa JPB-7816, licenciamento de Barrocas, capotou na tarde desta quarta-feira (24) por volta das 13:00hs, na BR349, no trecho Barrocas - Alambique, zona rural do município.

O motorista, José Nilson, conhecido por Auê, que trabalha como moto-boy aponta um problema mecânico no veículo, como causador do acidente. Desgovernado o veículo subiu num barranco e capotou várias vezes. O carro recém adquirido ficou completamente destruído, felizmente o condutor não se feriu.


O popular Auê disse que seguia no sentido Barrocas – Alambique quando percebeu algo estranho na direção e não conseguiu controlar o carro que desgovernado colidiu violentamente num barranco e capotou ficando na direção contraria a que seguia.


Acidente aconteceu por volta das 13 hores desta quarta-feira.
Jornal @ Nossa Voz - Por Victor Santos

Yamana realiza 46 mil atendimentos em Barrocas com o Dia Integrar 2012


Área da saúde foi a mais procurada pela população,
com aumento de 43% em relação a 2011

Barrocas (BA), 24 de outubro de 2012 – Promovido pela Mineração Fazenda Brasileiro (MFB), uma empresa da Yamana, em 20 de outubro, o Dia Integrar 2012 efetuou 46,1 mil serviços. Esta edição alcançou um número recorde de atendimentos por habitantes (3,25) e a procura na área de saúde aumentou 43%, comparado a 2011.

“Milhares de pessoas usufruíram das consultas médicas e exames disponibilizados. Aqueles com maior destaque durante o evento foram: eletrocardiograma, ultrassom da mama e avaliação da vista”, diz Maria Aparecida Brito de Oliveira, analista de Comunidades da MFB. “Estamos contentes por prestarmos tantos serviços importantes aos moradores da região. O evento foi um sucesso”.


Além dos serviços médicos, entre os que registraram grande adesão pelos habitantes estão a massagem Quick, o corte de cabelo e o museu itinerante de rochas. Em lazer, o número de atendimentos dobrou este ano, ultrapassando o 20 mil. As crianças contaram com diversas oficinas, apresentações de música, teatro, entretenimento e distribuição de brinquedos.

No total, foram disponibilizadas 70 atividades e 66 empregados da companhia colaboraram com sua execução. A empresa contou com a parceria da Prefeitura, do Colégio Municipal de Barrocas e das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Esporte, além de parceiros locais.
Sobre a Yamana
A Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvimento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, Chile, Argentina, México e Colômbia. O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcionamento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecendo atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro, com foco primário nas Américas. 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Seleção Barroquense de Bicicross expôs conquistas no Dia Integrar.

Pilotos Kauã, Ciane, Manoel, Maurício e Tatiane.

O projeto ESC Bicicross foi convidado pela Yamana, para expor as conquistas dos pilotos num stand no Dia Integrar que aconteceu no último sábado dia 20 no Colégio Municipal de Barrocas.

Em poucos anos o Bicicross barroquense se destacou não apenas no estado, mas nacionalmente, com nossos pilotos a cada competição mostrando que estão evoluindo, seja na parte técnica seja na condição física e até dos equipamentos utilizados, conseguidos com muita dedicação e apoio seja do comércio local seja de instituições como a FBBX (Federação Baiana de Bicicross) que doou recentemente uma bicicleta importada a piloto Joice Vitório.

Diante do crescimento e dos bons resultados o Projeto recebeu com satisfação o convite para expor os troféus no Dia Integrar, vários pilotos expuseram as principais conquistas no stand que também mostrou os equipamentos de segurança utilizados nas competições, assim como as diferenças de quadros apropriados para o esporte como comuns que por muito tempo foram utilizado pela maioria, inclusive alguns pilotos que estão iniciando no esporte continua a utilizar.

O stand foi bastante visitado, contando com a presença do Prefeito Reeleito José Almir e seu futuro vice Tita de Roque, além de vereadores que formarão a nova Câmara Municipal.

“Tomara que algum empresário, comerciante ou mesmo a própria Yamana possa nos apoiar para que a gente possa disputar competições com mais chance de vitória”; disse o piloto Manoel Carneiro que disputará no próximo domingo o Campeonato Sergipano de Bicicross, Manoel lidera o Campeonato Baiano e ficou em 4º no Brasileiro disputado em Feira de Santana.
@ Nossa Voz Esporte

Wadson Nocaute visita Professor e Alunos do Muaythai barroquense.



O encontro foi realizado na casa do Professor Ângelo Gonzaga, pioneiro do Muaythai na região, onde atualmente da aula para 3 cidade, Barrocas, Teofilândia e Serrinha.
Wadson Nocaute como é conhecido mundialmente, tem um currículo de lutas invejado, foi o primeiro Baiano a ser campeão Mundial de Muaythai e atualmente treina a fera do UFC, Thiago Tavares e grandes nomes do Bellator Fighting Championships.

Atualmente Wadson é o presidente da FBAMTT (Federação da Bahia de Muay Thai Tradicional), e foi através do Blog Jornal @ Nossa Voz que o renomado lutador conheceu o aluno Victor Santos, numa matéria publicada no mesmo. O lutado manteve contado com a redação do blog e posteriormente com o aluno Victor Santos. A partir daí o professor Ângelo manteve contato com Wadson, e aconteceu a visita dele à academia, que trouxe muitas esperanças aos atletas barroquense, que estão treinando a espera de competições importantes, o mesmo prometeu que dará apoio, tanto na parte de federação como na de campeonatos.
Barroquense Victor Santos e Wadson
 O professor Ângelo falou da importância da vinda de Wadson, “Além de eu e meus alunos conhecerem um grande campeão, muito humilde e simples, conseguimos contatos importante, agora vamos defender a bandeira do Wadson Nocaute, e estaremos ligados a partir de agora”, finalizou.

Wadson e o barroquense Lucas, residente em Minação.
            Em conversa com o grande campeão, Wadson falou um pouco sobre a vinda dele a academia; “Fiquei muito feliz em cumprir com minha palavra de vir conhecer Ângelo e seus alunos, minha vinda é para abrir portas para que ele desenvolva um trabalho que seja reconhecido em toda a Bahia, podendo ele e os atletas competir em competições que tragam respaldo, por isso convido ele e seus alunos para que conheçam meu centro de treinamento em Itabuna, e um pouco do meu trabalho também”, finalizou.


@ Nossa Voz Esportes

domingo, 21 de outubro de 2012

Homem fica gravemente ferido em, mas um acidente de moto na BA411



Neste domingo por volta das 15h, aconteceu mais um acidente envolvendo motocicleta na BA411, desta vez no trecho entre a localidade conhecida como Os Mudos, Barrocas e o povoado de Cajueiro Serrinha.
José Ivo, morador da comunidade de Campo Limpo, Serrinha, perdeu o controle da Moto Honda Titan, Cinza, na conhecida curva do S, e acabou batendo no bueiro. Segundo pessoas que estavam no local, o rapaz pode ter fraturado o braço e uma perna ele também teve um corte no rosto.

Uma ambulância de Barrocas foi ao local e conduziu o rapaz até o Hospital Municipal da cidade. Jovens que acompanharam o ferido desse que ele estava consciente e contou que veio a Barrocas comprar esterco de gado no retorno acabou se acidentando. Depois de ser atendido pelo médico plantonista, José Ivo foi transferido para o Hospital Clériston Andrade.



Da Ronda @ Nossa Voz

ASCOOB encerra 1ª Semana Municipal de Microfinanças com Palestra e confraternização.



A ASCOOB foi criada oficialmente em setembro de 1999 por cinco Cooperativas de Crédito Rural com atuação nas micro-regiões semi-árida e litorânea da Bahia, com o objetivo de aglutinar forças para o cumprimento dos princípios. A agência de Barrocas começou a operar no dia 1ª de Março de 2010.

Na 1ª Semana de Microfinanças, que aconteceu durante os dias 15 e 19 a ASCOOB realizou uma série de ações na cidade, com destaque para o Trenzinho que fez a alegria da criançada, alunos de escolas da sede e da zona rural participaram. A ação faz parte do mais novo lançamento da cooperativa, o PoupAscoobinho, onde as crianças podem se tornar cooperados, ampliando assim a cultura da cooperação em nossa região. Na Praça da Matriz um stand foi montado, onde o barroquense pode tirar dúvidas sobre o sistema, abrir contas e muito mais. O SEBRAE esteve presente, aprimorando o conceito de cooperativismo e sua importância no desenvolvimento principalmente das pequenas cidades.

Na quarta-feira dia 17, aconteceu um Seminário que contou com a presença do Superintendente da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, Sr. Wilson Dias. As atividades foram encerradas na sexta-feira (19), com um encontro, onde cooperados, equipe e diretores da ASCOOB, políticos, representantes da agricultura familiar, comerciantes, e demais seguimentos da sociedade puderam participar. O palestrante Professor Reis Oliveira falou com muita propriedade da crise na economia global, e destacou o papel das cooperativas no processo de inclusão financeira que seria um caminho para que a crise não se propague. Zé Paulo destacou o papel das cooperativas no desenvolvimento da agricultura familiar, do comércio, e assim tendo papel importante no desenvolvimento das cidades.

Ao final, o evento contou com som ao vivo, e coffee break. No mesmo foi anunciada a nova Gerência da ASCOOB Barrocas, Alan atual gerente foi promovido e atuará na central ASCOOB SISAL e Milla assume o seu lugar na agência local.
@ Nossa Voz

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Barrocas: Duas motos colidem próximo à Prefeitura.



Por volta das 15h desta sexta-feira mais um acidente envolvendo motocicletas aconteceu na BA411, saída da cidade.

As duas motocicletas seguiam na mesma direção, sentido Barrocas/Serrinha no trecho duplicado da BA411, nas imediações do Posto de Combustível próximo à Prefeitura. Roniese Silva, residente em Teofilândia pilotava a moto Bros, cor preta, Placa NZP-6269/Barrocas quando a Moto, branca (modelo não identificado), conduzida por Dermival José, que mora na comunidade do Riacho Grande,  bateu violentamente na trazeira. Tanto Dermival conhecido como Ceará, como Roniese, tiveram apenas escoriações pelo corpo, eles foram levados para o Hospital Municipal de Barrocas, onde foram atendidos e liberados em seguida.


A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.

Ronda @ Nossa Voz – Victor Santos  e  Rogenes

Barocas: Sr. Silvestre França e a Sra. Anatildes Brito (60 anos de vida matrimonial)

60 anos de matrimônio, uma marca admirável! Poucos, na vida, têm a oportunidade de comemorar, com alegria e saúde, esse inesquecível acontecimento. Por isso em uníssono agradecemos ao nosso Deus essa tão grande bênção. 

Um dia especial, uma data maravilhosa, um casal diamantado, realmente motivo para muita comemoração! Uma história que começou há 60 anos, com a celebração de um belo matrimônio. Os encantos daquele dia não se apagaram, continuam até hoje, para mostrar a todos que aqui estão o quanto é belo saber cultivar o amor. 

No início, uma simples aproximação, talvez um sonho distante, um despretensioso namoro; depois, o noivado e o casamento. Um lugar encantado acolhia parentes, amigos, muitos convidados! Todos, alegremente, cobriam o casal, com orações e com os mais sinceros votos de felicidade. 

Certamente, foram muitos momentos importantes; afinal, 60 anos de convivência formam várias histórias que o tempo jamais pode apagá-las. 

Naturalmente, muitas foram as dificuldades, desde os primeiros anos de matrimônio, fase de adaptação e de experiência conjugal, mas o bom senso, os diálogos, a compreensão, a lealdade, e, sobretudo, a fé e a confiança em Deus fizeram ambos vencedores. A cada desafio, o amor se renovava e as sementes lançadas em família germinavam e cresciam. 

Assim, vieram as bodas de prata! 25 anos de bons exemplos, de algumas dificuldades, compensadas sempre com amor e sinceridade. Esse amor fez história, teve brilhantismo e imensa beleza! Vieram os 50 anos, as bodas de ouro e a oportunidade de renovarem, uma vez mais, os votos de amor imenso. Mas isso ainda era pouco, pois o casal enamorado continuava edificando vidas com o seu testemunho sincero de amor e fé, nesse universo tão carente de boas referências. No dia 04 de novembro seus familiares e amigos se unem em uma só voz para desejar-lhes toda a felicidade do mundo; felicidade que faz a grandeza desse momento sem igual, não só de prata, ouro, mas também de diamante.

@ Nossa Voz , Colaboração

Dia Integrar 2012


A Yamana vai realizar o Dia Integrar 2012 no dia 20 de outubro, em Barrocas.

A população terá acesso a mais de 50 serviços gratuitos de saúde, educação, cidadania, lazer, alimentação, além de atividades ecológicas.

Neste dia, você poderá levar as crianças para se divertir, realizar atendimentos médicos, odontológicos, emitir a carteirinha do SUS, cadastrar seu currículo e muito mais!

Dia Integrar 2012
Dia 20 de outubro, das 8 às 17 horas, no Colégio Municipal de Barrocas.

Não perca!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Eleições 2012: Barroquense foi eleito Vice-Prefeito na cidade de Davinópolis no Estado do Maranhão.



Davinópolis é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2004 era de 11.890 habitantes. O nome Davinópolis é uma homenagem ao ex-deputado federal Davi Alves Silva, criador da cidade quando era prefeito de Imperatriz.

O barroquense José Rubem Firmo, 46 anos, vive na cidade desde há alguns anos, onde cresceu como comerciante, e com graças a boa relação com a população, se lançou na política e elegeu-se. O nome Rubem Lava Jato é resultado de uma das suas atividades na cidade. 

Rubem Lava Jato foi Eleito Vice-Prefeito em Davinópolis pelo PC do B na coligação Davinopolis de todos Nós, na chapa encabeçada pelo Prefeito: Ivanildo Paiva. 

Ivanildo Paiva foi Eleito tendo Rubem como vice, com 4.532 votos (56,40% dos votos válidos). 

O povo barroquense tem tino para a política, a cada ano novos nomes são eleitos para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, na eleição de 2008, 6 novos vereadores foram eleitos, neste ano 3 novos vereadores estarão legislando. 
@ Nossa Voz

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Homem tentou invadir o BPM de Barrocas na madrugada desta quarta-feira e foi alvejado.



Segundo informações, do comandante do destacamento, Sargento Roberto, às 03h40min desta quarta-feira (17), Jilvanei Pereira Oliveira, 28 anos pulou o muro frontal e forçou a porta na tentativa de adentrar. Um policial que estava de plantão, ao perceber a movimentação atirou, atingindo Jilvanei, entre o ombro e o peito.
O PM disse que não conseguiu reconhecer o popular Mô, e que ele estava com um objeto aparentando ser uma arma, diante das tentativas de assalto ao Banco da cidade só imaginou que seria mais uma ação, pois é comum os bandidos atacarem delegacias e quartéis. Mesmo ferido Jilvanei pulou novamente o muro e foi até o Hospital Municipal de Barrocas.


Logo após o ato a Polícia Militar solicitou o apoio da Guarda Municipal e seguiram na busca do ferido, encontrando Jilvanei sendo atendido no hospital. O policial que efetuou o disparo disse que no Hospital, Mô aparentava estar delirando, tendo alucinações.

O DPT (Departamento de Polícia Técnica) esteve no BPM na tarde desta quarta-feira.
Não temos informações a respeito do estado de saúde de Jilvanei, que foi transferido para Feira de Santana depois de ser atendido no HMB.


No ano passado ,  um episódio parecido aconteceu na Delegacia de Polícia Civil de Barrocas. Reveja o caso: Homem invadiu a Delegacia de Barrocas e foi alvejado.

Da Ronda @ Nossa Voz