Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013...



O Ano chega ao fim, às esperanças de dias melhores não, nós sempre renovamos as nossas esperanças, pois nem tudo que planejamos aconteceu, os sonhos muitos se realizaram, mas algo sempre fica para o ano seguinte.

Daqui a algumas horas estaremos vibrando com o novo, o ano novo, e como já diz o ditado; “ano novo, vida nova!”.

Uma vida nova para todos nós, um ano de boas notícias, de destaque para nossa Barrocas, para nossas esportistas, um ano bom para nossas autoridades, que todos repensem seus atos, acertos, erros, que errem menos em 2013, que acertem bem mais, um ano especial para todos os barroquenses. Uma cidade melhor para todos é o que queremos, e para que isso acontece, ajude, nos ajude, se ajude, assim nossa terra será melhor, não que por aqui só vá acontecer coisas boas, mas que as ruim não sejas capaz de ofuscar as boas, que as ruim não predomine, vamos torcer e semear o amor, vamos esperar o melhor.

Queremos escrever muito em 2013, contar fatos, falar de pessoas, ouvir nossa gente, tenha a certeza de que neste novo ano novo, o novo seremos nós.

Contem conosco, pois conteremos sempre com vocês,
Viva 2012 que se vai, Viva 2013 que chega.

Obrigado por nos ver, ler e ouvir,
Por Rubenilson Nogueira
Diretor Grupo @ Nossa Voz

Equipe Dany Cross realizou Treinão de MotoCross em Barrocas.



Objetivando a preparação para a temporada 2013, pilotos do MotoCross participaram no domingo (30) do Treinão, realizado pela equipe Dany Cross.

A pista foi melhorada, segundo Danilo, já pensando na competição que a equipe planeja realizar em 2013, de preferência nos primeiros meses do ano, já que em 2012 não deu para ocorrer à corrida em virtude da seca.

Convidados pilotos de diversas cidades participaram e aceleraram muito, dentre eles Dery Santiago de Serrinha, Tarles e Luiz de Conceição do Coité e ainda os pilotos barroquenses, Matheus Lama e Jamerson e os iniciantes Bêga e Geferson. Os mais experientes fizeram manobras radicais e alguns pegas que atraíram a atenção do público presente.


Devido ao sucesso do 1º MotoCross de Barrocas, que contou com presenças de piltos vendos de 6 estados, com destaque para o Campeão Brasileiro Rodrigo Lama e Júlio Cézar (Diabo Loiro), o público sempre cobra a realização da prova que infelizmente não aconteceu neste ano, mas que não faltará empenho para que aconteça em 2013, como afirmou o Piloto Barroquense Matheus Lama.

No domingo, até o Diretor do JANV, Rubenilson Nogueira sentiu a emoção de acelerar, não muito, pois estava sem os equipamentos, mas o suficiente para se apaixonar pelo esporte.

Outras imagens:

Bêga e Parmalatt
Pega entre irmãos.

@ Nossa Voz Esportes

sábado, 29 de dezembro de 2012

Número de atendimentos com vítimas de acidentes de moto no HMB cresceu assustadoramente nos últimos dias.



É crescente o número de acidentes de trânsito na região de Barrocas, mas nos últimos dias a situação está ainda pior, o Diretor do Hospital Municipal de Barrocas em conversa com nossa equipe se disse preocupado com as ocorrências, e lamentou haver entre as vítimas, menores que em alguns caos demonstram está sob uso de bebidas alcoólicas. 

Há dias em que diversos casos ocorrem em pequeno espaço de tempo, e a equipe do HMB tem que se desdobrar para conseguir dar conta de socorrer os feridos. Num dia da semana passada, segundo o Diretor Robenildo Brito, dez pessoas foram atendidas dentro de alguns minutos em virtude de terem sofrido acidentes com motocicletas. Um caso chamou a atenção porque duas crianças de 10 e 14 anos estavam entre as vítimas, e por apresentarem sinais de ingestão de bebidas alcoólicas o Conselho Tutelar foi chamado ao Hospital. 

Diante do aumento nos atendimentos o Diretor, sentou com o Prefeito e o Secretário de Saúde e conseguiu contratar mais um médico plantonista para atender no Hospital nos dia 31 e 1º, pois diante do que ocorreu no Natal teme que no réveillon a situação se repita ou até piore. 

‘’Lamento essa situação, pois vejo pessoas com ferimentos graves, jovens e até crianças com traumas que podem deixar cicatrizes para o resto da vida. O pior é percebermos que além do risco de estarem conduzindo motocicletas, sendo menores de idade, eles em várias situações apresentam sinais de que ingeriram bebidas alcoólicas.” lamentou Robenildo. 

As pessoas que dão entrada na unidade com sinais de embriaguez dificultam o atendimento médico, e infelizmente os familiares às vezes não colaboram, criando o clima tenso na unidade hospitalar. A situação sobrecarrega o atendimento no Hospital e as demais pessoas que esperam por procedimentos médicos e pacientes já internados acabam também sendo prejudicadas. 

"Valorize a sua vida, pensa nas pessoas que estão ao seu lado, gente que dependem de você, e que de ama. Nesta final de ano, tenha cuidado redobrado o trânsito, se beber não dirija!".

Ronda @ Nossa Voz

Barrocas: Moto foi furtada na Antiga Estação enquanto o proprietário fazia compras.


Foto Ilustrativa/ Moto similar a furtada.
A onda de furtos e roubos de Barrocas parece não ter fim, nesse sábado mais uma vítima perdeu sua moto para a criminalidade crescente.

O Proprietário que preferiu não se identificar, ainda abalado disse que estacionou a moto nas imediações da antiga Estação, atual Info-Centro, como costumava fazer semanalmente, ele disse que não demorou à retornar mas quando voltou com as compras que fez na feira livre, já não encontrou a motocicleta. O furto ocorreu por volta das 14:30h num dia de grande movimento, a feira da cidade.  O proprietário nos disse que trancou a direção da moto HONDA/POP 100, placa NZH – 1441, ano de fabricação 2011 – Modelo 2012, cor vermelha, licenciada de Barrocas-Ba.

Não há testemunhas nem pistas que indiquem para onde o ladrão seguiu. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil.

Se você tem informações entre em contato com a Delegacia de Polícia de Barrocas, Tel 75 3608-2412, PM Barrocas 75 8829-6022, ou com a redação do Jornal @ Nossa Voz 75 9189-6185.

Ronda Jornal @ Nossa Voz

Associação de Capoeira Esquiva Menino realiza ultima Roda do ano.


Com 15 anos de tradição na cidade o grupo ACEM, liderado pelo mestre Kako e contra-mestre Renny Maia realizou sua ultima roda do ano numa confraternização entre alunos, comemorando mais 1 ano de vitórias na cidade.

Para os capoeiristas, o ACEM mais que um grupo é uma Família, algo que vai além da amizade e se torna um laço familiar verdadeiro, e foi dessa maneira que hoje o reconhecimento do trabalho é visto em toda Bahia.

Depois de um ano longo de trabalho e muita dedicação o Módulo Esportivo Nelson Avelino recebeu na ultima Quinta (27) o alunado barroquense, serrinhense e a participação das Mães que acompanham seus filhos no esporte, a presença do vereador Dida e do Poeta Ramon Queiroz. Mestre Kako e Contra-mestre Renny viram seus pupilos crescer, e com muito orgulho relembravam tudo que aconteceu há 15 anos atrás, e viram que o esforço valeu a pena, muitos que através da capoeira fizeram seus pilares para a vida e hoje servem de exemplo a nova geração.

Em conversa com Renny Maia ele nós falou das dificuldades encontradas, dos desafios que tem a capoeira e do trabalho desenvolvido em Barrocas, “Nós da família, nos sentimos felizes em 15 anos fazendo um trabalho social, ou seja, não cobramos nada, contamos apenas com a força de vontade da garotada, hoje contamos com cerca de 50 alunos, contando com crianças, adolescentes e adultos e nosso objetivo principal é a pratica da capoeira e formar cidadãos que é a nossa preocupação”. Falando do evento o mesmo se diz satisfeito e feliz “O encerramento e a confraternização superou as expectativas, o evento teve a participação de “Galego” vindo de João Pessoa-PB o Mestre Kako e demais membros da Família ACEM. E encerrando o bate-papo Renny em nome da ACEM desejou a todos um feliz ano novo, e que vem muita coisa boa por ai, exemplo é o Encontro Baiano de Capoeira, Campeonato, o Samba de Roda, Teatro e Maculêlê para nossa cidade. 

JANV - Por Victor Santos

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Presidência da Câmara: Vereadores do DEM registraram chapa.


Nesta sexta-feira (28), último dia para registro de chapas para eleição da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, para o biênio 2013/2014, uma segunda chapa foi registrada, de acordo com informações, o atual Presidente Miguel Carvalho de Queiroz encabeça a lista como Presidente. 

Com a chapa protocolada hoje junto à secretaria da casa, na cerimônia de posse do dia 1º de Janeiro os vereadores terão duas opções de voto, porém sabe-se que a segunda chapa é composta exclusivamente por vereadores do DEM (oposição) e conta, pelo menos no campo da especulação com apenas quatro votos, já que o bloco aliado ao Prefeito reeleito é formado por cinco edis. 

A outra chapa é encabeçada pelo vereador Eclécio, o Kekeu e tem como vice, o petista Gerinaldo do Cedro. Consultado, o vereador Kekeu, por telefone disse que confia na palavra dos companheiros, e lembrou que sondados todos se mantiveram firmes e convictos da importância da união entre os vereadores ligados ao prefeito reeleito Almir de Maciel, são eles; Eclécio, Waldir e Zé Inácio (PR) e Gerinaldo, Adelson (PT). 

Porém surgem na cidade boatos de que estaria em curso articulações para que a eleição acabe empatada e assim Miguel seguiria como Presidente já que é mais velho que o edil do Partido da República. Mas para isso, um dos nomes que compõe a chapa 1 teria que se abster do voto, apenas Adelson não está relacionado já que será o líder do governo. 

Almir na última eleição da Câmara teve que aceitar o nome de Miguel, mesmo tendo preferência por outro edil, especula-se que ele teria sido eleito graças a intervenção do ex-prefeito, emplacando um derrota em Almir, que só deu o troca em 7 de outubro. Comenta-se que o gestor não quer ver o filme se repetindo. Mas, diante desse novo capítulo, nada está definido em relação ao nome que presidirá a Câmara Municipal de Barrocas. Porém neste episódio, quem titubear, poderá ganhar o repúdio de boa parte do eleitorado, pois algumas cicatrizes da eleição ainda estão abertas e traição neste momento pode não ser bem vinda.

Por Rubenilson Nogueira

Mercadinho foi assaltado por homens armados em Barrocas



Homens armados assaltaram no início da noite desta sexta-feira (28), o Mercadinho de Adenes localizado no Conjunto Habitacional Alto do Ipê.

Segundo informações, os homens chegaram encapuzados, um deles colocou a arma na cabeça da funcionária e anunciou o assalto, em seguida ela recebeu ordens de que deveria deitar no chão, e teve o rosto encoberto com um pano.

Os ladrões levaram além do dinheiro do caixa, diversas bebidas. Eles fugiram num carro com destino ignorado. A Polícia Militar foi acionada, mas não pode atender a ocorrência porque estava sem viatura.
Há alguns dias o Mercadinho foi arrombado e teve vários produtos levados, um suspeito foi preso e alguns dos itens foram encontrados.

Ronda @ Nossa Voz

Moto apreendida em Barrocas tinha sido roubada em Tucano.



A Polícia Militar de Barrocas vem realizando blitz na sede do município e na zona rural, com o intuito de coibir a circulação de veículos irregulares, e recuperar motos roubadas. Na última quarta-feira (26), policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), realizaram operação na cidade e conseguiram recuperar uma moto que teria sido roubada na cidade de Tucano-BA, no dia 18 de maio deste ano.

A apreensão aconteceu no bairro da Quadra por volta das 19h, quando os policiais abordaram o condutor da motocicleta Honda Fan 125, cor vermelha, placa NYK-1776. A motocicleta segundo a polícia estava em poder de barroquenses, o caso está sendo investigado na Delegacia Territorial (DT) de Serrinha. O condutor e o suposto vendedor foram ouvidos pelo delegado Daniel Fiuza Tui e aguardam decisão da Justiça.

Informações e fotos do Portal Clériston Silva

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Buracos já são comuns na BA411.



Motoristas que trafegam diariamente na BA411, Barrocas/Serrinha, percebem que os buracos começam a surgir e alguns já são verdadeiras crateras. 

A BA411 foi um sonho realizado não só para motoristas e motociclistas, mas, para a população barroquense em geral, pena que ela pode esta com os dias contados, pois os primeiros buracos surgiram, estão aumentando de tamanho e já ameaçam quem trafega na via. 

No trecho entre a localidade conhecida como Mudos, Barrocas, e o Povoado de Cajueiro em Serrinha, há o maior deles, e se localiza justamente na saída da perigosa curva do S (quem segue de Barrocas a Serrinha), mas não é só, no trecho duplicado, entrada de Barrocas, os buracos surgem e crescem rapidamente e ninguém fez nada até o momento para evitar o pior. 

Não há dúvidas quanto à qualidade da BA, executada pelo Governo do Estado na Gestão do Governador Jacques Wagner (PT), mas, se não for feita um intervenção, logo voltaremos a ter antigos pesadelos,. Segundo Informações, a empresa responsável tem que dar manutenção na via durante 5 anos.  Um integrante da cúpula do PT de Barrocas chegou a se posicionar no Mural de Recados deste blog, garantindo que buscaria junto ao Governo, que a empresa responsável fosse acionada e executasse serviços na BA, mas até então não houve intervenção e a situação se piora. 

A partir de 1º de Janeiro, o PT de Barrocas terá dois representantes na Câmara Municipal de Barrocas, são eles Adelson da Saúde e Gerinaldo do Cedro, espera-se muito deles, podiam começar resolvendo este problema. 

Ronda @ Nossa Voz

Saúde é a área que mais precisará de atenção do Prefeito segundo os barroquenses.

Clique para ampliar

Uma enquete realizada neste blog revelou que a maioria dos cidadãos barroquenses que acessam a página, acham que na gestão que se inicia em 1º de janeiro de 2013, a área que mais deve ter a atenção do gestor é a saúde.

Dos 351 participantes, 110, ou seja, 33,34% dos votantes, optaram por Emprego e Renda como a principal área a ser trabalhada em 2013, ficando em 2º lugar, já a Saúde contou com 135 votos, chegando a 38,46%, sendo escolhida como a que merece maior atenção do Prefeito reeleito.

Os números mostram que a preocupação com a saúde ainda é grande, mas, diante dos avanços obtidos na área desde que o atual Secretário Municipal de Saúde, Sr. Patrício  assumiu e do recém indicado Diretor do Hospital Municipal, Robenildo Brito que também vem sendo destaque, os munícipes já pleiteiam melhorias em áreas como Segurança e Educação, 3º e 4ª lugar respectivamente.

Veja na imagem acima os números da enquete.
Direção

Apesar dos pesares estamos felizes e vamos comemorar.



Desembarcam diariamente dezenas de visitantes em Barrocas, a maioria filhos dessa terra que trabalham ou vivem em outras cidades e aproveitam o final do ano para reencontrar a família.

Neste período há um aumento nas vendas, o comércio local sente a diferença, os praxistas também, o movimento nas ruas é praticamente o dobro do costumeiro, alguns dos conterrâneos retornam depois de meses e até anos sem vir a Barrocas, chegam diferente e encontram também mudanças na cidade de onde um dia partiram.

É tempo de muita felicidade, momentos especiais, festa, e falando em agito, é bom que se diga que o fato de não termos na programação do réveillon, Bandas tidas “famosas” desaponta alguns dos visitantes, mas a grande maioria não vem pra a cidade natal em busca de conhecer fenômenos da música nacional, visto que nas grandes capitais onde vivem a maioria dos nossas “parentes”, é comum haver shows dos mais famosos artistas do cenário musical, e eles acompanham as apresentações, portanto, percebe-se que a frustração pela falta de atrações é maior entre os que vivem por aqui diante da escassez de boas festas na região, em sua maioria jovens.

Segundo as autoridades, dias melhores virão e atribuem a pouca estrutura do réveillon 2012/2013, à longa estiagem que passamos, tendo ainda uma parcela dos barroquenses sofrendo com a escassez de água, e ao arrocho que as prefeituras passam em fim de gestão.
Apesar dos pesares, sabemos que seja qual for à banda ou grupo que se apresente na Praça da Matriz em 31/12 e 01/13 o nosso Reveilon será especial, pois estamos felizes por receber que há tempo não vemos e com eles o que tocar dançaremos, há de se reconhecer que teremos boas bandas, dentre estas, as pratas da casa.

Triste mesmo vão ser as despedidas que acontecem em massa depois dos festejos!

Um feliz Ano Novo a todos.
Por Rubenilson Nogueira

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Barrocas: Boatos, acontecimentos e fatos.


Nestes últimos dias, vários acontecimentos ocorreram em nossa cidade conforme os boatos que circulam e chegam até o nosso conhecimento.

Recebemos várias mensagens e até ligações de pessoas querendo ter informações a respeito de acontecimentos que teriam ocorridos numa grande festa que aconteceu na cidade, porém não tivemos acesso às pessoas supostamente envolvidas para que assim pudéssemos noticiar tais fatos. Portanto, comenta-se que um barroquense teria sido alvo de tiros no entorno da tal festa, o rapaz teria levado dois tiros, foi hospitalizado e passa bem. Brigas ocorreram no ambiente da festa, mas o grande número de segurança e policias não deixou que o evento fosse prejudicado, segundo quem foi à festa, os bagunceiros eram logo postos pra fora do clube.

No sábado a Polícia Militar, prendeu o suspeito de ter arrombado e furtado uma loja de manutenção de celulares, segundo um policial, eles foram ao povoado atender um chamado mas suspeitaram da atitude do suspeito e ao fazer uma varredura no entorno da casa onde ele se encontrava, acharam várias baterias de celular, logo o homem confessou o roubo e entregou alguns aparelhos. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Barrocas.

Diversos acidentes envolvendo motocicletas aconteceram em Barrocas neste final de semana, um deles chama a atenção, pois segundo a pessoa que nos informou o condutor seria uma criança, e teria se machucado bastante, já nesta quarta-feira, um homem deu entrada no HMB com ferimentos no rosto, informações dão conta de que também fio vítima de acidente com moto.

Na política o assunto do momento diz respeito à suposta candidatura do ex-secretário Jailson Ferreira o Jai, a Deputado Estadual, dizem até que o Prefeito reeleito José Almir, estaria sendo flertado para o apoiar em 2014! Será? Tudo pode acontecer na política, entre eles os políticos, há um ditado famoso; “nunca podemos dizer, dessa água não beberei”.

“O Futuro a Deus pertence!”
Por Rubenilson Nogueira 

Com doze anos de história, Passeio Ciclístico de Barrocas teve roteiro novo em 2012.



O mundo não acabou  e nem o Passeio Ciclístico, 2012 foi o ano da 12ª edição do tradicional passeio dos “Bebos Ciclistas” que mais uma vez passou a mensagem de que a prática de esportes com o uso da bicicleta ajuda a preservar o meio ambiente e a melhorar a saúde. A Edição 2012 do tradicional, contou com a participação de cerca de 200 ciclistas de diversas idades e regiões, a citar: Serrinha, Teofilândia, e vários povoados de Barrocas. Além do Prefeito Almir e o vice-eleito Tita, os dois participaram do evento e mostram humildade é caráter.
Grupo Pedalando Saúde de Teofilândia.
A concentração aconteceu na Avenida Antonio Pinheiro da Mota, em frente ao Dany Lazer Center e começou cedo, depois de tudo pronto, às 10 horas os ciclistas partiram com destino ao Alambique. Com um percurso novo e um roteiro menor,  a comunidade de Tanque Bonito foi contemplada com a passagem dos ciclistas e o Ouricurí que não pode ficar de fora, sendo parada obrigatória, visto que o evento começou praticamente lá. Durante o trajeto foram sorteados vários prêmios, além de duas bicicletas novas doadas pelo prefeito e pelo comércio local. Como de costume foram distribuídos também: lanches, água e energéticos gratuitamente.  Rubenilson, um dos fundadores em conversa com a equipe do Jornal relatou que houveram diversas dificuldades, mas que um evento do porte do Passeio não poderia acabar, para isso se dispôs a fazer de tudo para que desse certo. O líder destacou o apoio da Secretaria de Saúde da Polícia Militar e do Senhor Raimundo, popular Raimundão.

Prefeito Almir de Maciel e seu futuro Vice Tita participaram.
De forma sucinta, os ciclistas passaram pelas seguintes comunidades: Alagadiço, Alambique, Tanque Bonito, Ouricurí, Passeio, Lagoa Redonda e pelo Bairro de Santa Rosa até chegar o centro da Cidade totalizando aproximadamente 17 quilômetros.
Enfim, um evento tranquilo sem confusões que também vestiu-se do clima natalino, mantendo sua tradição e passando a mensagem de alegria, preservação do meio ambiente e da prática de esportes para assim ter uma boa saúde.

Grupo da Biblioteca Itinerante participou do Passeio. Além dos adultos as crianças adoraram. 
Para os organizadores, cerca de 20 membros do Grupo Bebos Ciclistas, este foi um dos melhores passeios, calmo tranqüilo e com uma galera que ajudou o evento a transcorrer na paz e fluir, nesta edição os ciclistas chegaram a cidade por voltas das 15 horas. 

Patrocinadores: Mil System, Bike Center, Capotaria JG, Dany Lazer Center, J de Oliveira, Mercadinho Mine Preço, Vidraçaria Barrocas, Auto Peças União, TR Design, Robenildo Brito, Vereador Kekeu , Tita de Roquinho e Dilton de Maciel.
Apoio Cultural: CDL de Barrocas, Prefeitura Municipal de Barrocas, Jornal @ Nossa Voz e ESC. 
Realização: Grupo Bebos Ciclistas de Barrocas.

Organizadores: Eliomar, Marcos , Danilo, Cléviton, Jaqcione (Piqueno), Valney, Britto, Wilian, Manoel
Micássio, Matheus, Antonio, Antonio Marcos, José Rubem, Rubenilson, Elson, Telma e Berlane.
Por Antonio Zacarias

Recém instalado Parquinho Infantil da Praça da Matriz recebeu novo piso.


Os parques infantis é uma marca da atual gestão, e fazem a alegria da criançada, já são vários instalados tanto na sede como na Zona Rural do Município. Atualmente além das Praças escolas municipais já contam com parquinhos, como exemplo o Centro Educacional Desembargador Júlio Virgínio, que conseguiu a instalação junto a Yamana. 

O Parque da Praça foi instalado há pouco tempo e recebe diariamente dezenas de crianças que muito se divertem nos diversos brinquedos, para felicidade dos pequenos barroquenses, a Prefeitura instalou um novo piso, tipo grama sintética, que deixa as crianças mas a vontade e oferece mais segurança evitando machucados em caso de tombos. 

A Praça da Matriz ta mais bela, não só pela ornamentação natalina ou pelo bonito parquinho com grama sintética, mas com a presença confirmada das crianças barroquenses. 

Agora é preciso que os adultos ajudem a preservar está bem, repudiando o mau uso, e acionando as autoridades quando necessário, pois dos diversos parques montados, alguns já apresentam defeitos e se não cuidarmos deixaremos de ver o brilho no olho e o sorriso das nossas crianças ao brincarem. 

@ Nossa Voz - Rubenilson

domingo, 23 de dezembro de 2012

O espírito do natal, segundo uma criança de oito anos.

Kauã

O natal é uma data muito especial tanto para as crianças tanto para as famílias, pois é uma data que não tem discussão, brigas, maus tratos. A maior coisa para as crianças é o Papai Noel, muitos presentes. Fim de ano, crianças com alegria e felicidade, mas nem todas crianças tem alegria no natal, já começa com as crianças pobres, pois os pais e as mães não tem condições para dar brinquedos, elas ficam muito triste por não ganhar alguma coisa, tem criança que escreve para Papai Noel, eu quero uma bicicleta ou um avião, ganhar um carro. Um pobre ai queria qualquer um, por que alguns pobres que eu conheci brincavam com tampinha de garrafa, então vamos gente doar brinquedos usados, e esse é o espírito do natal deixa crianças felizes. É tão triste vê um rico feliz, mas um pobre negro ou branco sentado brincado apenas com tapinhas de garrafa.

Kauã Sherman 8 anos para o Jornal @ Nossa Voz
Envie um texto escrito pelo seu filho sobre o natal para: rubem.nogueira@bol.com.br

Participe Você Também!


Última edição de 2012 do Jornal @ Nossa Voz já está em circulação.



Na sexta-feira (21) iniciou-se os trabalhos para a distribuição da edição número 76 do Jornal A Nossa Voz, periódico com leitura garantida entre os Barroquenses.

Caminhando para o seu aniversário de 8 anos de existência, o popular jornalzinho já está circulando na sede e na maioria dos povoados do município. Barrocas é uma das poucas cidades do interior do estado que conta com o jornal impresso, e o melhor, com uma linha editorial independente, livre para cobrar e denunciar problemas que dificultem o desenvolvimento da cidade e ou a vida do povo barroquense, e capaz de reconhecer avanços importantes que nos colocam entre as cidades que mais crescem em nosso estado, como exemplo a conquista do Selo UNICEF Município aprovado.
Diversos assuntos são abordados nas páginas do jornal, de política à educação, de polícia ao esporte, mas não faltam os espaços onde o cidadão Barroquense se expresse.

Se você não recebe em sua residência ou comércio, passe no Dany Lazer Center e garanta já o seu.

Da Redação

Secretaria Municipal de Saúde realizou o II Encontro de Idosos de Barrocas.



Os idosos vindos de diversas comunidades do município se concentraram no Bairro do Alambique, de onde partiram em clima de carnaval, no ritmo das marchinhas seguiram para o encontro que ocorreu no Povoado de Alto Alegre.

Antes de iniciar as atividades, todos receberam orientações de Marquinho da academia, a respeito da importância de se praticar exercícios físicos, além disse ocorreu alongamento seguido de aquecimento.


As princesas e a Rainha seguiram em carroças enfeitadas a caráter, no Alto Alegre, elas foram recebidas com muita animação e desfilaram com muita simpatia no tapete vermelho. A animação dos idosos foi algo que encantou quem esteve acompanhando o evento.


Uma atividade educativa que se transformou em festa no intuito de incentivar os idosos a pratica de atividade física. Cerca de 70 idosos participaram do evento, coordenado pela enfermeira Milena com participação de Dr. José Neto - Médico do PSF 003 (palestrante) , Nathaly - Odontóloga e Jamile Assistente Social, além da cooperação imprescindível dos Agentes Comunitário de Saúde e profissionais de nível médio da referida área. Palestras sobre hábitos saudáveis de alimentação, higiene.

As atividades iniciaram por volta das 08h00min horas e seguiram até as 12h00min do dia 14 de Dezembro. 
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Carro parado em local inadequado virá motivo de comentários nas redes sociais.

Fotos Facebook - Legenda da imagem original.

Pra ser grande, é preciso avançar, porém algumas pessoas imaginam que por ser uma cidade pequena, no interior do estado não é necessário sequer ter ordem. 

Exemplo disso é que um veículo foi flagrado no centro da cidade, nas proximidades do maior Colégio Municipal da cidade, numa situação que virou motivo de chacota nas redes sociais. Há quem diga que seria coisa de mulher, mas elas se defendem dizendo que nem todas são barbeiras a tal ponto e tem gente dizendo que na cidade a bagunça no trânsito é geral. São muitos os comentários desde que as fotos foram postadas no Facebook no dia 13 de dezembro. 

Barrocas ainda é uma pequena cidade, mas estamos crescendo, por isso temos que por ordem em nossa cidade pois caso contrário quem por aqui chegar vai imaginar que é uma terra sem lei, onde não há ordem. Se crescermos nessa linha, come seremos no futuro? Não se sabe se foi um morador(a), mas o fato chamou a atenção de um “paparazzi” de plantão. 

Estas situações são lamentáveis e cada dia se torna mais comuns, pior ainda é quando a mau exemplo vem de quem deveria dar exemplo, e tem aquelas pessoas que costumam criticar, cobrar, exigir, mas elas mesmas não conseguem sequer agir corretamente no trânsito, imagina se estivesse no lugar de quem critica tanto. 

Pode ter sido um descuido, mas depois de repercussão todos estarão mais atentos.
Ajude a tornar a sua cidade melhor, organizada, bela, limpa, bonita, segura, um lugar especial pra viver e receber quem por ela passar.

Ronda @ Nossa Voz - Fotos  postagem Facebook

Escolinha do Fluminense realizou mais um Campeonato de Futsal



A Escolinha Fluzinho, tem como Professor o popular Gavião, ex-jogador do Fluminense de Barrocas. Gavião realiza o Campeonato há oito anos envolvendo todos os alunos do projeto.

No último sábado dia 15, ocorreu às finais, já que o campeonato é disputado em duas categorias, sub 10 e sub 12. A competição teve início no dia 26 de Novembro, e contou com oito equipes participantes, são elas; Flamengo, Vasco, Corinthians, e Santos pelo sub 12, e Atlético Mineiro, Grêmios, Vasco e São Paulo na categoria sub 10. 


Flamengo e Santos finalistas na categoria sub 12 fizeram uma bela partida, melhor para Santos que venceu por 3X0 e sagrou-se campeão. Já no sub 10, jogaram Atlético e Vasco, sendo o Atlético o campeão da categoria derrotando o adversário pelo placar de 3X2.

Já são oito edições desta competição quem vem revelando grande jogadores, a maioria deles ingressa no Fluminense principal equipe de futebol da cidade. Como participante quero aproveita para parabenizar a todos pela iniciativa, e dizer que as crianças precisam mesmo de apoio para praticarem esporte.

Por Ramon Queiroz - Informações e Fotos

Yamana destinará R$ 190 mil para projetos socioeconômicos em Barrocas e Teofilândia


Mais de 20 iniciativas nas áreas de educação, assistência social, meio ambiente, geração de emprego e renda terão o apoio da companhia

Barrocas (BA), 21 de dezembro de 2012 – Na última semana, 25 projetos de instituições locais foram selecionados e receberão o apoio da Mineração Fazenda Brasileiro (MFB), empresa da Yamana, por meio do Seminário de Parcerias 2012. O programa de responsabilidade social da companhia visa estimular o desenvolvimento das regiões onde atua e representará um investimento de, aproximadamente, R$ 190 mil em Barrocas e Teofilândia. 

Com apenas uma das iniciativas, cerca de 2 mil pessoas serão beneficiadas. A fábrica de bancos a partir de garrafas pet, inscrita pelo comerciante Paulino Freitas, 34, representará mais uma fonte de emprego para a população de Barrocas, além de incentivar a reutilização de materiais recicláveis. “O Seminário Parcerias é muito importante para a comunidade, pois muitas empresas começaram seus trabalhos com a Yamana e hoje contribuem com o aumento da nossa renda”, diz. 

Para a analista de Comunidades da MFB, Maria Aparecida Brito de Oliveira, a ação possibilita o bem-estar das comunidades. “Temos orgulho de poder incentivar a qualidade de vida dos moradores locais. A cada ano, o Seminário de Parcerias é um sucesso e estamos muito satisfeitos com o resultado”. 

Desde 2007, o programa já apoiou 337 projetos na Argentina, Brasil e Chile, beneficiando milhares de pessoas. Podem participar entidades legalmente constituídas como ONGs, associações de moradores e de classes, além de cooperativas de agentes econômicos. Do valor total de cada projeto, a companhia contribui com até 85% por meio da compra de materiais e equipamentos necessários.

Sobre a Yamana

A Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvimento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, Chile, Argentina, México e Colômbia. O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcionamento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecendo atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro, com foco primário nas Américas.

Informação: ML&A Comunicações


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Barrocas terá Unidade da Farmácia da Bahia.


Município de 14.89 habitantes, Barrocas em breve terá sua Unidade da Farmácia de Bahia, objeto de Convênio com a Bahiafarma e o município.

O programa, que tem a gestão da Bahiafarma, visa dar melhor acesso da população aos medicamentos. Na unidade, haverá melhores condições de atendimento ao público e também de gestão dos medicamentos. A diretora da Bahiafarma, Julieta Palmeira conta que muitas vezes os remédios se perdem por estarem mal acondicionados ou por não serem observados os prazos de validade, o que não deverá ocorrer neste tipo de unidade que está sendo implantada em Barrocas. 

Na rede, serão dispensados medicamentos da farmácia básica, como remédios para hipertensão e diabetes. Nesta primeira fase, a Farmácia da Bahia chega a municípios com até 15 mil habitantes, mas a idéia é que a rede seja expandida para todo o estado. 

Em Barrocas a obra está em fase final, e já no inicia do próximo ano a unidade poderá esta funcionando, a Farmácia está sendo erguida na área do Hospital Municipal de Barrocas. 

@ Nossa Voz - Informações: saude.ba.gov.br

Barrocas sediará Etapa do Campeonato Baiano de Bicicross em 2013.

Clique para ampliar.

A Federação Baiana de Bicicross, através do seu Presidente, Laelson Carneiro Rios, confirmou a realização de uma etapa do Campeonato Baiano de Bicicross em Barrocas.

Em e-mail enviado para o Coordenador do ESC, Rubenilson Nogueira, a FBBX relaciona as exigências para que a cidade possa sediar a etapa da competição estadual. O Coordenador se dispôs a atender ao número necessário para que Barrocas possa entrar no calendário esportivo estadual realizando uma grande competição, recebendo os melhores pilotos do estado.

“É mais uma conquista do Bicicross de Barrocas, tudo isso é resultado da dedicação dos nossos pilotos e de pessoas que estão empenhadas em fortalecer a pratica do esporte por aqui, fico feliz de está à frente deste projeto, mas repito é uma conquista de todos”
Com apenas 12 anos de emancipada, a pequena cidade do interior do estado poderá receber pilotos consagrados que disputam campeonatos internacionais, como exemplo o piloto Bruno Barreto, Leonardo Casé, Jaldo Caribé dentre outros que se destacam no esporte no estado e no Brasil.


No calendário nacional dos eventos do Bicicross Barrocas já aparece, em breve o site da CBBX (Confederação Brasileira de Bicicross) constará a nossa cidade. “Quando recebi a informação, confesso que fiquei emocionado, nossa luta é constante, enfrentamos não só dificuldades, mas também outras articulações, agora é ter muita vontade de fazer o melhor”, disse Rubenilson.

Em Barrocas será disputada a 5ª Etapa, no dia 29 de Setembro de 2013.
@ Nossa Voz

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Barrocas: Praça pode virar propriedade particular.



A proprietária de um Bar, localizado na Rua Miguel Pereira, nas proximidades da Escola Jorge Luiz, está construindo no jardim de uma espécie de Pracinha Pública, uma extensão do seu estabelecimento comercial, no lugar já se percebe uma churrasqueira, e dois banheiros, além da murada deve receber cobertura. 


Moradores que mantiveram contato com nossa equipe lamentam a situação, pois o local é público em vez de ganhar um Parquinho para as crianças brincarem, pode virar espaço particular, utilizado apenas por clientes do Bar. 

A obra erguida na gestão anterior já é deficiente, pois não tem bancos nem luminárias, imagine se perder parte da sua extensão. 

Mantivemos contado com o setor responsável da Prefeitura, o senhor Elson Mota nos disse que já tinha conhecimento da situação, e afirmou que se trata de uma obra irregular e por isso logo na quinta-feira (20) irá juntamente com o Secretário de Infra-estrutura, senhor José Queiroz visitar o local para tomar as devidas providências.

Ronda @ Nossa Voz

Protesto: Diretor do JANV protestou contra o atendimento na Caixa Econômica Federal em Serrinha.


Com nariz de palhaço, o homem chamou a atenção das pessoas, menos dos responsáveis pelo mau atendimento e serviços deficientes.


Na terça-feira, 18, Rubenilson chegou a agência da Caixa Econômica Federal da cidade de Serrinha, às 05:20 (cinco horas e vinte minutos) da manhã, na fila já haviam várias pessoas, entre estas uma jovem mãe com uma criança de 1 ano e seis meses; "Sai de casa às 4 horas da manhã" disse uma delas.


“cheguei e logo iniciei o meu protesto, contra o mau atendimento que agência vem prestando, penso que é algo desumano, são horas e horas nas filas, as pessoas da zona rural vindas das diversas cidades da região sofrem ainda mais, e quando você procurar por alguém para ter uma informação até parece que ta falando com um ou uma atendente de telemarketing ou um robô; diga senhor, não senhor, olha senhor, é dessa forma” lamentou o diretor. 

Segundo Rubenilson, no dia anterior ele foi ao banco, chegando por volta das 09h30min, a agência já estava lotada, ele foi pegar uma senha quando ouviu da atendente que saque só a partir das 12h30min. Como apresenta um programa de rádio no horário, ( 12 às 13:30) , ele retornou a Barrocas para voltar a Serrinha assim que encerasse o compromisso. Para adiantar o atendimento o seu pai que se encontrava em Serrinha e fio a agência retirou sua senha. Rubenilson saiu de Barrocas imaginando que o atendimento seria até as 13:00 horas como está definido na entrada da agência, porém o banco segue o horário de verão. O diretor chegou ao banco às 14:08 minutos, pelo horário de verão 8 minutos além do horário, e foi impedido de entrar. “Tudo bem, é a regra, mas como seu pai estava no banco, foi solicitando que saísse para que ele pudesse entrar, o segurança não permitiu, o gerente também, mas outras pessoas tiveram acesso mesmo depois do horário.


“não foi a primeira experiência negativa que tive na caixa, há dias vou à agência e não consigo falar com o gerente, há alguns dias fiquei por lá até às 17 horas, e nada”, a mesma situação passam outras pessoas todos os dias. 

“ontem mesmo um rapaz que chegou às 5 da manhã, recebeu a informação de que teria que voltar às 14 horas, pois a máquina de Xerox (copiadora) estava quebrada e ele não podia sair com o documento, pode isso?” questionou. 

Os caixas eletrônicos praticamente não funcionam, as pessoas tentam, tentam , se chateiam e vão embora. 

Como protesto Rubenilson desde que chegou na CEF terça-feira até o seu atendimento permaneceu com nariz de palhaço, segundo ele as pessoas observavam, ficavam sem entender, mas ele seguia com a sua missão na tentativa de levar os responsáveis a buscarem uma solução ou no mínimo uma melhora, porém ninguém da agência sequer o perguntou o que estava acontecendo, talvez nem mesmo um palhaço faça alguém sorrir e tentar ajudar na Caixa Econômica Federal em Serrinha.

Idosos sofrem no centro do empurra empurra.
“vi dois senhores aguardarem uma funcionária por cerce de 20 minutos do lado de fora da agência, mesmo depois da abertura, e do atendimento prioritário ter iniciado; (ela disse aguardem aqui então vamos esperar) disse um deles”, as pessoas sem conhecimento sofrem, os senhores iriam aguardar o dia inteiro, pois imaginavam que tinham que esperar lá fora pois era a ordem dada, mas o diretor chamou a servidora e apontou a situação. 

Em quanto isso na TV uma bela atriz global, e um ex jogador de futebol convidam as pessoas a irem a Caixa Econômica Federal na certeza de bons serviços, se os valores estratosféricos gastos com propaganda fossem investidos em estrutura e contratação de mão de obra, o atendimento poderia melhorar.

@ Nossa Voz