Páginas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Já, já sairemos de 2013, para seguirmos a vida em 2014;


2013! Um ano diferente dos demais, um ano que foi novo, mas que logo fará parte do passado, e como devemos ao passado, nem percebemos, mas tudo que somos hoje é graças ao ontem, ou há formo como vivemos aqueles dias e anos, temos que agradecer muito a Deus pelo ano que tivemos, então viva 2013. 2014, quanta esperança, sonhos, expectativas, planos... Melhor desejarmos muito para que ao menos possamos realizar parte de tudo que almejamos, eu espero muito desse ano que começa daqui há algumas horas, minutos, mas não sonho só para mim, nem quero tudo, quem sou eu sem minha cidade e minha gente, por isso quero pedir bastante, porém para muitos, este é o momento, e não custa pedir, quem sabe ao menos 50% não se realiza e logo eu e muita gente estaremos felizes... Chega de papo, quem escreve é o cidadão e não o comunicador Rubenilson Nogueira, então vou prós finalmente; a você, a vocês, desejo tudo que merecem, tudo que serão capazes de receber e mais um pouco, que quero especialmente dedicar a você. Uma coisa é certa, (como sempre digo) 2014 será ainda melhor que 2013 se você se dedicar um pouco mais, motivar-se e agir, então vamos que vamos.

Só mais uma coisa, em 2014 participe mais, pois nossa terra só será ainda melhor com a sua, a minha, a nossa voz sendo ativa! Um grande abraço.

Por Rubenilson Nogueira

Parar, analisar e mudar a rota.

As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. (Lu 18, 27) Às vezes, um indivíduo, um país, um estado, uma cidade ou até mesmo uma empresa encontra-se em dificuldades, sem achar solução para seus problemas, além de que a procura de recursos para sanar tais empasses já se tornou cansativa e as forças esgotaram. E tudo que se pensava que seria “um mar de rosas,” torna-se “um oceano de enigmas sem respostas”. Mas, o que fazer nessa hora?

Nota-se, que quando há algum problema sempre se procura as respostas, almejando saber o que motivara tal situação. As escolhas acatadas farão parte do caminho a ser percorrido, e são essas decisões tomadas que pesarão na “balança”, sendo um dos pratos positivo e outro negativo e assim, o retorno do que fora investido. Em outras palavras, tudo que se planta se colhe.

A configuração desses processos de tomadas de decisões aparenta-se a uma caminhada, e no decorrer dela começa-se perceber as consequências das ações que antes foram admitidas. Dessa forma não se sabe também o que se sucederá? Possa ser algo muito bom ou até assombroso, nesse último caso, terceiros que no início mostraram adesão ao projeto, fingem desconhecê-lo. 

Respondendo o questionamento, ver-se a necessidade de tentar evitar erros sistêmicos através de um planejamento detalhado do futuro trajeto. Assim conhecerás os possíveis fatores favoráveis e desfavoráveis. Após iniciado tal processo, deve haver uma constante revisão dos métodos e indicadores, comprovando se são adequados ou não. Paralelamente, é preciso também reconhecer que Deus está disposto a auxiliar nessas atitudes, assim não há por que hesitar em procura-lo. 

Desse modo, é normal também que os envolvidos possam passar a procurar as respostas dentro de si, realmente o problema está nos mesmos e não nos outros. As atitudes tomadas refletem o que os envolvidos são. E se o caminho não corresponde às expectativas almejadas, é necessário parar, analisar e mudar a rota.

Weiller Queiroz Silva
Técnico em Edificações

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Artistas da terra tocarão no Réveillon de Barrocas, Banda Nós Play se apresenta pela primeira vez na Praça da Matriz.

Show num Clube em Serrinha
O réveillon barroquense terá Bandas e Grupos da terra se apresentando no palco da festa da virada, dentre estas a Banda Nós Play que já tem dois anos de “trabalho” e pela primeira vez subirá num palco na Praça da Matriz.

Os músicos estiveram nesta segunda-feira (30) na Rádio @ Nossa Voz e falaram sobre a expectativa de tocar para o público barroquense; “Espero que dê tudo certo, a primeira vez a gente fica um pouco cabreiro, mas nós estamos ensaiando muito, e tenho fé em Deus que vamos fazer bonito” disse o vocalista Felipe.

Na Rádio Web @ Nossa Voz com Rubenilson Nogueira
A Banda já teve outros nomes e diversas formações; “Já tivemos vários nomes e agora como Nós Play queremos manter essa união e com a experiência adquirida seguir fazendo o que gostamos que é tocar para o público”.

Matheus 9 anos
Dentre os doze músicos, o pequeno Matheus chama a atenção, ele tem apenas 9 anos e domina o cavaquinho com estilo. O jovem músico disse que ficou nervoso na primeira vez que tocou, o show foi no Parque Novo Horizonte, amanhã ele garante que não vai mais ficar tenso e vai fazer bonito para agradar ao público; “Eu não fico mais nervoso, ensaiei esses dias vou mandar bem”, disse Matheus que aprendeu tocar com o irmão Marcos guitarrista da Banda.

Quanto a oportunidade de tocar pela primeira vez na Praça, o vocalista Felipe agradeceu ao Prefeito Municipal José Almir; “Eu agradeço a ele por essa oportunidade que tá dando à gente, que Deus ilumine o caminho dele e da família e de quem tá ajudando ele pra colocar agente pra tocar”

Finalizando a entrevista os meninos da Nós Play disseram que tem novidades para apresentar amanhã, e lembraram que em um dos blocos todas as músicas são próprias, com destaque para a música “Ai que perigo”.

Vocalista Felipe
Formação da Banda: Vocalista: Felipe, Backing vocal Jadson, Cavaquinho Matheus, Guitarra Marcos, Contra Baixo; Lucas, Teclado: Gustavo, Percussão: Devid, Wilian, Dode e Isaac, bateria Carlos Batera e DJ Sillas.

Nos Play toca nesta terça-feira às 18 horas na Praça da Matriz de Barrocas, onde o também Barroquense Adriano Riv’s se apresenta, já Zana & Cia, Genival Nascimento e Vaguinho & Cia tocam no dia 1 no Povoado de Curralinho.


@ Nossa Voz

Barrocas: Deputado atende convite de vereador e visita comunidade do Bom Gosto.


Aconteceu no domingo (29) um tradicional jogo de futebol na comunidade de Bom Gosto, zona rural de Barrocas, essa partida foi apelidada de Ba-Vi e a cada ano reúne os desportistas da região.

Representante da comunidade o vereador Eclécio conhecido por Kekeu, esteve presente e recebeu além de autoridades municipais como o advogado Dr. Narciso os vereadores Waldir e Zé Inácio, Prefeito José Almir e Vice Prefeito Joilton (Tita), também recebeu o Deputado Estadual Alan Sanches juntamente com seu filho Alan vereador na Capital do Estado.

Pelo facebook o vereador, que também é presidente da Câmara Municipal de Vereadores falou sobre o encontro; “Ontem estive no Povoado de Bom Gosto, onde ocorreu o tradicional Ba-Vi de fim de ano. Aproveitei para bater-papo com os amigos, ao som do filho da terra Genival Nascimento. Alem disso procurei ouvir dos mesmos reivindicações com o intuito de melhor aquela localidade, que por sinal tenho uma carinho imenso”.

Comunidade do Bom Gosto.
Eclécio ainda agradeceu a todos que atenderam o seu convite e a comunidade que recepcionou bem os convidados; “Desde já quero agradecer a todos do Bom Gosto e das regiões circos vizinhas pela bela recepção, em especial ao senhor Joaquim do Bom Gosto e Família”.

@ Nossa Voz – Com informações do Vereador Eclécio

Barrocas: Casados e Solteiros se enfrentam nesta terça-feira (31)

Campão, palco do jogo.
Os tradicionais jogos entre casados e solteiros acontecem em vários povoados do município, para citar alguns; Santa Rosa, Lagoa da Cruz, Alambique tem jogo confirmado neste fim de ano, mas o grande clássico acontece na sede, no “Campão”, nesta terça-feira dia 31.

Depois de dois anos com a partida acabando empatadas, 2010 - 0X0, 2011 - 1X1, no ano passado os casados golearam pelo placar de 3X0, um massacre que até hoje os solteiros não conseguiram digerir, porém é justamente desta derrota que eles querem tirar força para o jogo de amanhã. 

O goleiro Lucas Camarão já disse que o time entra pra vencer; “apesar de ter perdido ano passado esse ano vamos em busca da vitoria, esperamos toda a torcida, a população para prestigia esse jogão” e brincou; “eu acho que nós vamos quebrar os casados porque jogo de velho é dama” cutucou o arqueiro que não defendeu os solteiros no ano passado.

Pelo lado dos casados, o técnico Marlon Nunes ao saber da declaração de Lucas Camarão, rebateu; “Dama é jogo de paciência, então com calma nós vamos marcando e vamos ganhar novamente” disse Marlon.

Esse é o clima da partida que promete e por isso não se fala de outra coisa nas ruas de Barrocas, quem vai ganhar o clássico deste ano? O convite já foi feito então não deixe de ir ao campão nesta terçã-feira às 08:00 horas.

@ Nossa Voz Esportes

Barrocas: Motorista perde controle da direção e por pouco não bate num poste.



Por volta das 13 horas desta segunda-feira 30, Cleilton Rei Oliveira Silva, 21 anos natural do Bairro de Santa Rosa - Barrocas, seguia pela estrada de terra, que dá acesso a Mineração Fazenda Brasileiro (MFB) quando acabou perdendo o controle da direção do Chevrolet Celta, cinza, possivelmente devido a areia solta comum no local e colidiu no muro do futuro Matadouro Frigorífico de Barrocas.


“Quase bati no poste, mas graças a Deus ainda conseguiu desviar só que o carro acabou batendo no muro, mas ninguém se feriu” disse Cleilton. Além do motorista mais dois pessoas estavam no veículo. O pneu dianteiro ainda deixou marcas no poste de rede elétrica. O motorista acredita que pode ter havido um problema mecânico, pois ele vinha em baixa velocidade. Além da areia solta, há as conhecidas constelas de vaca e muitas pedras no trecho.

Marca do pneu ficou no poste.
A Polícia Militar esteve no local para registrar o Boletim de ocorrência. Como o veículo está no seguro, o proprietário estava aguardando o guincho para retirado do Celta do local.

O acidente aconteceu a cerca de 1 km da sede do município.
Ronda @ Nossa Voz

Expectativas dos jovens de Barrocas para o ano 2014.

Muitas pessoas esperam que o ano de 2014 seja diferente e de preferência melhor. Por isso para saber mais sobre as expectativas, perguntamos aos jovens da cidade o que eles aguardam com a chegada do ano seguinte.

Raimundo J. Pereira

“Ó, 2014, quatro números, tão pequenos e uma expectativa tão grande. Queremos muita paz, amor e felicidades, mas na verdade às vezes deixamos de lado esses sentimentos tão bonitos, olhamos no calendário e dizemos " temos muito tempo pra isso" e acabamos esquecendo. Mas quero dizer que neste ano que se inicia possamos viver intensamente cada momento sem deixar a esperança morrer que cada gesto seja concreto e cada sentimento verdadeiro e novamente dizer, muita paz amor e felicidades pra todos e um feliz ano novo.”



Carlinhos Queiroz.
“A cada ano que se renova diversas pessoas fazem planos de construção de uma nova vida, com metas a serem cumpridas para tornar esse ano novo em um ano cheio de realizações, sejam elas materiais ou sentimentais. Que em 2014 nossa cidade possa se desenvolver mais, gerando uma expectativa de vida melhor para nossa população barroquense e que não só a minha, mas a vida de todas as pessoas que preenchem um espaço em meu coração, tenham muita saúde, realizações pessoais, felicidade, que saibam ser bons com todos abusando da solidariedade e espantando o preconceito, e enfim muito dinheiro no bolso, afinal dinheiro não traz felicidade mas espanta muita tristeza.”


Mércia Marília.
“Em primeiro lugar, pretendo planejar minha vida para os próximos 10 anos, não tem como viver somente o agora. Li em um livro que fala sobre isso, e quanto antes começar mais cedo terei bons resultados. Mas o agora, pretendo batalhar, procurar um bom trabalho e talvez comece um curso na área da saúde para enriquecer ainda mais meu currículo.. Além disso pretendo terminar o semestre com um dinheiro no bolso e que dê para fazer coisas úteis no final.”



“Mais um ano que se iniciará, deixando para trás um ano de
Gabriele Santos.
alegrias, tristezas, tragédias, emoções... Mais a grande expectativa e esperança para 2014 é que seja um ano muito melhor e que nos traga muitas surpresas boas, um país mais justo, mais igualdade, mais projetos, mais amor e paz e menos crueldade nesse mundo que muito precisa de sensibilidade! mais empregos, diminuição dos impostos, e o melhor de tudo, que os governantes tenham a honestidade de cumprir com suas promessas assim iriam ser cumpridas algumas das expectativas!! Bom, são essas algumas das minhas expectativas para o ano novo, e acredito que seja também o de muitas pessoas.”

Finalizando, não só estes, mas como muitos outros jovens gostariam de um futuro melhor, que 2014 seja um ano de promessas cumpridas, desenvolvimento progresso, além dos desejos no plano pessoal realizados. Um ano novo repleto de novas experiências, conquistas, paz, saúde e principalmente muito amor que nós do jornal A Nossa Voz desejamos a todos vocês. Um feliz e próspero ano novo!

Da Redação
Colaboração Jade Salles

domingo, 29 de dezembro de 2013

Barrocas, terra de políticos, mas principalmente terra de gente batalhadora.


Dizem há dias que Barrocas vai acabar, ao tempo que um alerta é feito; “venham visitar Barrocas antes que ela desapareça”.


E será que tá tão ruim assim, ou tudo não passa de um pessimismo político eleitoreiro? O famoso quanto pior melhor!

Eu às vezes fico me perguntando por que para um político ser bom, o outro tem que ser péssimo? Talvez para o povo correto seria se o postulante a um cargo público fosse considerado melhor porque tem propostas, é criativo e inteligente, tem experiência, porque é mais solidário, humano e pensa em fazer ainda mais que o seu antecessor fez.

Diante da antecipação da campanha política em Barrocas, comecei a me debruçar sobre a situação, condenei a ideia, classificando como irresponsável, partindo de quem partiu, para mim nada mais era que uma forma de se manter no poder, nem que fosse um poder previsto. 

Para agravar ainda mais a situação, esta antecipação de campanha está criando uma situação extremamente preocupante, para aparecer politicamente, tentam criar um clima de pessimismo em Barrocas e isso é negativo tanto para a cidade como para as pessoas. Este processo tem se mostrado que o provável candidato nada mais tem a mostra para a população, a não ser os defeitos do adversário, e pior, os defeitos de quem virou político através dele. 

Não quero neste texto dizer que a Administração está ótima, seria uma posição superficial equivalente a das pessoas que precisam agir na contra mão de quem diz que tá tudo péssimo, porém dizendo que está tudo ótimo, uma maravilha, o que na verdade não está. Mas será que não tá na hora do tal candidato dizer o que fez como Secretário de Administração e Finanças? Um blog para isso ele já tem, será que em onze anos ele não teve tempo de criar programas, projetos, planejar a curto e longo prazo?

Para mim por mais perverso que um governo seja, a nossa Barrocas não vai acabar, pois acredito que um povo que viu uma cidade voltar à condição de distrito e nem por isso abaixou a cabeça, pelo contrário seguiu com esperança e hoje como cidade, tem papel importante no seu desenvolvimento ao ponto deste Município ter a maior renda per capta de região do sisal segundo o IBGE. Este povo pode até sofrer com um mau governo mais não vai deixar a cidade acabar. 

Parece que alguém está muito interessado em ver o pior acontecer, quando deveria buscar meios de reverter a situação, cobrar das suas bases políticas, trazer ações, contribuir. Foi assim no passado, por menor que fosse a oposição, apontaram-se erros, foram feitas denuncias, mas também se conseguiu ações.

Venham visitar Barrocas, para rever os familiares e amigos, para passear pelos povoados mais bem estruturados de região, fotografar em uma das mais belas praças e neste período ainda mais bonita divido a ornamentação, logo verá que pelo contrario do que pregam está cidade está crescendo e se desenvolvendo, pois tem um comércio forte, trabalhadores que investem na sua terra natal, um povo empreendedor e muito acolhedor. 

Mas surgiu uma dúvida, será que o ex-secretário precisa reemancipar Barrocas, pois sabe que só assim pode virar prefeito como o irmão foi por dois mandatos?

Quanto às cobranças e as críticas, elas ajudam a mudarmos a realidade e para melhor, por isso precisam ser feitas, tanto pela população como pelos meios de comunicação, porém sem conotação política, sem atender a interesses eleitoreiros.

Por Rubenilson Nogueira

sábado, 28 de dezembro de 2013

Eles não merecem a nossa confiança.


"Até o mais genial regente de uma orquestra se torna um elemento negativo quando se dá excessiva importância". (Hemann Hesse)

Alguns indivíduos não querem cargos ou funções para contribuir ou ajudar a fazer melhor ou para mudar a vida das pessoas, os postos sonhados servem para estes, simplesmente como degraus para chegarem no objetivo principal que é o PODER e Poder cada vez mais. Observe que a cada posição que ocupa, não só perde seu jeito de ser, o afeto, a simplicidade, abandonam ideais e companheiros, logo precisam de status, bens e mais bens, uma forma de se exibir, quer sempre ser e está em destaque, aparecer em tudo, assim perde a HUMILDADE e deixa de ser quem era passando a ser um estranho, pior, um estranho ambicioso. Te pergunto, gente assim merece a sua confiança?

"Não é o poder que corrompe o homem, o homem é que corrompe o Poder" (Wlysses Guimarães).

Por Rubenilson Nogueira

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Secretário de Saúde Jorge Solla cumpre com compromisso e Hospital Municipal de Barrocas será reformado.


A Secretaria do Estado da Bahia (Sesab) firmou na manhã desta sexta-feira (27), convênio com a Prefeitura Municipal de Barrocas, na ordem de R$550 mil para a reforma e ampliação do Hospital Municipal José Maria Magalhães Neto, o valor será repassado em três parcelas.

“Esta é a primeira grande intervenção que será realizada no hospital em 12 anos. Neste período, foram realizadas apenas manutenções e reparos. A assinatura deste convênio com a Sesab é um presente para a população de Barrocas. São 15 mil habitantes”, destacou o prefeito Almir de Maciel.

A reforma e ampliação do Hospital tinham sido prometidas pelo Secretário Jorge Solla num comício em Lagoa da Cruz em 2012, naquela oportunidade Solla também garantiu a instalação de uma base do SAMU em Serrinha, que atenderia toda região, inclusive Barrocas.

“Em várias reuniões o Secretário nos deixou confiantes de que o Hospital seria reformado e ampliado, hoje nós oficializamos isso, é um passo importante para nosso município melhorar o atendimento a população no Hospital, e acontece graças a nossa união na busca por benéficios, tanto o prefeito com eu não cansamos de buscar melhorias e estamos conseguido” disse o vice Prefeito Joilton (Tita).

O Controlador interno Ailton Ferreira (Braz) e o Secretário de Saúde de Barrocas Gerival Moreira participaram do encontro, no qual o convenio foi assinado.

@ Nossa Voz – Informações e Foto: saude.ba.gov.br

Grupo @ Nossa Voz lança Balcão de Achados e Perdidos em Barrocas.

Uma parceria entre veículos de comunicação do Grupo @ Nossa Voz busca prestar mais um importante serviço à sociedade barroquense, o Balcão de Achados e Perdidos, 

O Balcão de Achados e Perdidos, iniciativa inédita na cidade vai servir de porto seguro para as pessoas de Barrocas e região, que visitam nossa cidade e que tenham perdido ou achado algum documento ou objeto em praças, calçadas, ruas ou estabelecimentos públicos. 

Quando um objeto é encontrado e entregue no Balcão, tem todas as suas características cadastradas por meio de um sistema informatizado. Quando a pessoa vir ao balcão retirar um documento ou objeto deverá fazer uma descrição correta do material a ser devolvido. 

O Balcão estará funcionando a partir da quinta feira dia 2 de janeiro de 2014, no Dany Lazer Center Filial, localizado na Avenida Antonio Pinheiro da Mota, em frente ao Batalhão da Polícia Militar, porém já há documentos que são sempre entregues e que podem ser retirados no local. 

Contatos pelo telefone 75 9189-6185 ou 8851-1743.


@ Nossa Voz

A importância da leitura.

Edição atual do Jornal @ Nossa Voz
Adquirindo o hábito de leitura com o passar do tempo nós descobrimos, nos informamos e aprendemos sobre culturas, histórias e hábitos diferentes do nosso, deste jeito, moldando nossas mentes e trazendo adaptabilidade a realidade. Lendo, abre-se caminho para novas ideias além da formação crítica que uma pessoa pode gerar, sem falar que muda até forma de se comportar perante outras pessoas. 

A leitura deve-se ser estimulada desde cedo tanto por professores como pelos pais e familiares, sabendo que ler, é uma das tarefas importantes a ser ensinada ao ser humano. Segundo alguns estudiosos, existem três objetivos para compreender o hábito de ler: 

1- Ler por prazer;
2- Ler para estudar;
3- Ler para se informar. 

A leitura feita por prazer, traz a possibilidade de desenvolver uma maior imaginação, embrenhando o mundo da criatividade, avolumando o vocabulário particular envolvendo uma série de linguagens diferenciadas.

Já a leitura voltada para o estudo é a mais exigida pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não saberem como realmente estimular este tipo de leitura.

E a leitura informativa é adquirida através de muitas formas incluindo as duas acima. Porém umas das melhores formas, é ler de forma dinâmica e descontraída, idealizando a leitura de textos informativos, artigos científicos, livros didáticos e paradidáticos e muitos outros.

A criação de jornais e revistas é também de suma importância com objetivo de manter as pessoas atualizadas. Assim como tantos outros, o jornal A Nossa Voz traz um farto material de interesse aos cidadãos, colocando-o a par da atualidade e relacionando conteúdos com a realidade. As notícias publicadas têm diversas temáticas interagindo de formas diferentes de acordo com cada leitor. E é por isso e tantos outros motivos o incentivo de ler. A leitura molda uma pessoa diferente para o futuro!

Da Redação Por Jade Salles

Cantas da Prefeitura Municipal de Barrocas foram aprovadas com resalvas.


Apesar dos foguetes, e da comemoração só foi possível obter informações oficiais a respeito da aprovação das contas do atual prefeito de Barrocas, José Almir, na sexta-feira 20.

O Tribunal de Contas dos Municípios traz em sua página a informação, porém o que muitos não sabem é que as contas foram aprovadas, porém com ressalvas, algo que não é novidade em Barrocas, pois em nenhuma das gestões o TCM aprovou integralmente as respectivas contas, desde de Edílson Ferreira a Almir Queiroz.

No caso das contas referentes a 2012, o TCM imputou Multa no valor de 3.500,00 ao Prefeito que terá ainda que devolver 11.800,00 aos cofres públicos. 

Dentre as diversas irregularidades apontadas estão; não comprovação de despesas indicando os beneficiários, despesas com alugueis de veículos sem as devidas identificações, despesas com combustível sem identificar os veículos que estariam sendo abastecidos, e ainda pagamento de multas e juros por atrasos em pagamentos, o que segundo o pleno do TCM demonstra mau zelo com recursos públicos.

Da Redação

Sepultado barroquense que foi vítima de acidente em Tucano.


Depois de vários dias internado, faleceu na quarta-feira (25) o senhor Joaquim, conhecido popularmente como Joaquim Gato que estava hospitalizado desde que sofreu um acidente em Caldas do Jorro – Tucano.

O acidente aconteceu na terça-feira dia 10 de Dezembro, por volta das 11:40 na BR-116/Norte, no contorno que dá acesso ao distrito de Caldas do Jorro, em Tucano.

Joaquim estava num veículo Fiat Uno conduzido por seu irmão, conhecido por Valter Gato, quando foram atingidos na lateral por um veículo gol. O impacto foi todo do lado onde estava Joaquim que foi socorrido para o Hospital Municipal de Araci. Segundo informações ele foi transferido para outra unidade hospital onde ficou por vários dias, não resistindo aos ferimentos e falecendo na quarta-feira.

Joaquim foi sepultado na quinta feira (26) às 18 horas no Cemitério Municipal de Barrocas.

@ Nossa Voz

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

13ª Edição do Passeio Ciclístico de Barrocas, 13 anos de história, bons momentos e resenhas.


Além do Natal barroquense aconteceu também neste 25 de dezembro a 13ª Edição do Passeio Ciclístico de Barrocas, ou seja, são 13 anos ininterruptos, de muitas resenhas, histórias e bons momentos. Mais uma vez o Grupo Bebo Ciclistas tentou mostrar que a bick nunca sairá de cena. O Evento contou com cerca de 100 ciclistas, barroquenses e de outras cidades, ciclistas que participam desde o primeiro, além de autoridades (mais uma vez o Prefeito Almir e vice Tita) e admiradores.


Como de costume, logo cedo os apaixonados pela magrela já se concentraram em frente a Filial da Dany Lazer Center, após tudo pronto, partiram em direção ao povoado do Alambique, isso por volta das 9 e 30 da manhã. Ciclistas de todas as idades e classes sociais, mais uma vez pedalaram forte, dando às estradas e vias por onde passavam um tom branqueado devido as camisas do evento. 

Nessa edição o percurso foi diferente e menor, ao invés de seguirem pelo Alto Alegre, a comunidade de Tanque Bonito foi quem recebeu os ciclistas. Lá, foi distribuído o energético, as famosas paçoquinhas. Teve também sorteio de um pen drive e o sortudo foi o Rubinho. De Tanque Bonito os ciclistas partiram para o Ouricurí.

A comunidade do Ouricurí é passagem obrigatória do Passeio Ciclista e faz parte da história do evento, porém e infelizmente pela perda do grande amigo dos ciclistas Sr. Antônio popularmente conhecido por Toinho, não houve a tradicional folia como de costume, todos entraram em silêncio e em homenagem ao sr. Antonio pararam para o minuto de silêncio. Em seguida partiram para Lagoa Redonda.


Na lagoa Redonda, houve a distribuição dos lanches e mais um sorteio de outro pen drive, quem faturou foi o popularmente conhecido por Bega da Equipe Dany Cross. Os ciclistas ficaram lá por algum tempo, descansando e curtindo um sonzinho. Mesmo o sol brilhando forte, seguiram seu trajeto em direção à Santa Rosa e Umbuzeiro.

Após passar por essas duas localidades, retornaram para a sede, na chegada houve o sorteio de um Celular e o sortudo foi o Ivanildo de Serrinha. Ao final seguiram para a Praça São João onde curtiriam o som de Vaguinho e Cia, porém por motivo de força maior a festa foi adiada.


Essa edição contou com o apoio da Prefeitura Municipal, CDL de Barrocas, Jornal @Nossa Voz entre outros. Além da presença dos seguintes grupos, Pedalando Saúde de Teofilandia, Dany Cross de Barrocas, Grupo Serra e Magrelas.com de Serrinha, o apoio de Adão da Lagoa da Cruz e demais ciclistas, ficando assim a promessa para a 14ª edição e os votos de Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, saúde e realizações. 

Empresas parceiras: 

@ Nossa Voz Por Antonio Zacarias Batista

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Barrocas: Natal comemorado em grande estilo para as crianças.


Aconteceu hoje (25) na cidade de Barrocas a entrega dos presentes às crianças da cidade e dos povoados. O gesto foi realizado pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e a Secretaria de Assistência social através da Prefeitura Municipal. O trabalho foi cansativo para muitos, começando a entrega dos presentes pelos povoados mais carentes desde às 7 horas da manhã e finalizando na praça da Matriz. 

Para abrir o evento na praça, houve uma apresentação das meninas da Escolinha ABC em Cores e após, a entrega de presentes e doces para a criançada que estava presente, além da presença simbólica do Papai Noel.

Foto: Facebook Escolinha ABC em Cores.
Esta ação se destaca na gestão atual, pois foi nesse governo que se deu uma atenção especial às crianças barroquenses. Além das comemorações do dia das crianças, e Natal, sendo instalados parquinhos em todas as praças dos povoados e sede. Apesar de ser um passo de cada vez, percebemos que a gestão atual está encaminhando Barrocas para um futuro melhor. Observando e analisando cada setor da cidade que precisa se desenvolver sem afetar os demais projetos. 

@ Nossa Voz - Por Jade Salles

Tudo pronto para as festas! Prefeito divulga programação.



Após atraso e muitas cobranças, prefeito Almir de Maciel em uma entrevista à Rádio Web @ Nossa Voz, divulgou as atrações para o dia 31/12/2013, na Praça da Matriz; Nós PlayAdriano Riv's, Del Led, Bond da Pegada e Lore Love. 

Para completar as atrações de fim de ano que acontecerão na Praça da Matriz, ornamentação do lugar está completo, pois além da decoração, a Fonte Luminosa está em pleno funcionamento, trazendo assim, mais cor e beleza para a cidade está ainda mais vela, resultando em muitos elogios. Orgulhosos os munícipes e visitantes compartilham as fotos nas redes sociais.

Ainda sobre a programação, no dia 01/01/2014 acontecerá à inauguração de diversas obras no povoado do Curralinho, a exemplo da Praça com parque infantil, complementação na pavimentação em várias ruas, quadra de esportes e campo society. As seguintes atrações foram enquadradas para comemorar o evento no povoado, que são: Genival Nascimento, Fofokaê, Miudinho e Passarinho, Paixão Latina, Vaguinho e Cia. 


Acompanhado do vice-prefeito Joilton (Tita), Almir disse; “Vejo que apesar de tudo tivemos um bom ano, com parcerias importantes junto aos governos, mas claro que espero poder fazer muito mais em 2014, fui eleito pela população para seguir mudando para melhor nossa cidade, e principalmente para fazer com que todos vivam bem, a esperança está sendo renovada, agora é correr atrás” disse Almir, que lamentou não poder fazer uma comemoração ainda maior, mas disse que vem aí o aniversário da cidade e o São João e espera poder fazer a vontade da juventude barroquense. Tanto o Prefeito como o vice, Desejaram um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos os barroquenses.

@ Nossa Voz

Homicídio: Homem que estaria num veículo com placa de Barrocas teria atirado e matado jovem no Povoado de Cajueiro – Serrinha.


Jean Francisco pereira, 24 anos, foi morto com um tiro no peito após uma discussão em um bar na noite desta segunda-feira (23), por volta das 21h, na comunidade de Cajueiro, zona rural de Serrinha.

De acordo com o Blog Clériston Silva, Jean Francisco estava saindo do estabelecimento na companhia da namorada quando um homem, em um Fiat Strada, vermelho, com placa de Barrocas, teria atingido a vítima com o veículo. Os dois começaram a discutir, mas a namorada da vítima apaziguou a situação e os dois saíram andando as margens da BA-411.

Minutos depois, já próximo a sua residência, Jean foi interceptado pelo Fiat Strada e alvejado com um tiro. Mesmo em estado de choque, a namorada da vítima conseguiu pedir socorro. Jean foi levado para o Hospital Municipal de Serrinha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

A Polícia Militar fez diligências, mas não conseguiu localizar o suspeito que está sendo procurado. Barroquenses proprietários de veículos com as características citadas foram procurados pala Polícia, segundo um comerciante, policiais estiveram em seu estabelecimento e lhe perguntaram se havia emprestado o carro a alguém, fato que foi negado. 

Ronda @ Nossa Voz – Informações e Fotos Blog Clériston Silva

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Passeio Ciclístico de Barrocas – Um evento que tem história pra contar.

Em 2010 saída do Povoado do Rosário rumo a Lagoa da Cruz
A História do Passeio Ciclístico de Barrocas começou no ano de 2001, quando um grupo de amigos resolveu afastar-se da rotina e num domingo, saíram passeando de bicicleta e “tomando umas” pelos povoados, daí o nome do grupo organizador ser Bebos Ciclistas. A ideia foi aprovada e a cada ano novidades e melhorias na organização foram surgindo, o foco foi mudando, sendo direcionado para a prática de atividade física e ainda como forma de ajudar o planeta pedalando, mas sempre com a organização do grupo “Bebos Ciclistas” .

Praça São Miguel do Ouricuri em 2002
No início o passeio acontecia no feriado de 1º de Maio, porém devido à data coincidir com outras comemorações, passou para o mês de Junho, julho até chegar ao natal. As camisas sempre retratam ciclistas e suas magrelas (bikes), porém neste ano o foco foi a conscientização da importância do uso da bicicleta, tendo como tema; “Vá de Bike”.

Chegada do Povoado do Rosário em 2004
Nesta quarta-feira 25 de dezembro, novamente o Grupo reúne amigos e recebe visitantes, amantes desta prática e partirá numa pedalada de aproximadamente 20 km, passando pelos povoados de Alambique, Tanque Bonito, Ouricuri, Passeio, Lagoa Redonda, Santa Rosa, Umbuzeiro e retornando há Barrocas. Diante da importância do evento para a cidade autoridades municipal como o Prefeito da cidade, José Almir costuma está entre os ciclistas pedalando do início ao fim.

Chegando ao Povoado de Lagoa da Cruz em 2003
Segundo os organizadores há expectativa é de saírem da cidade por volta das 8 horas da manhã e retornarem às 15 horas, desta vez a festa de encerramento acontece na Praça da Matriz com o Grupo Musical Vaguinho & Cia animando os ciclistas e público que fica na expectativa do retorno.

Nos primeiros anos uma ambulância particular era alugada, diante da falta de apoio no município. 
Foto Povoado de Santa Rosa
A Polícia Militar, a Guarda Municipal, e equipe do Hospital Municipal (Ambulância) acompanham todo o trajeto, assim como um carro é disponibilizado pela organização para recolher bicicletas e ciclistas que quebrarem ou que não conseguirem concluir o roteiro.

Saída de Barrocas - dúvidas se em 2002 ou 2003.

@ Nossa Voz

MotoCross: Pilotos barroquenses treinam pensando na Final do Campeonato Sergipano.


No domingo dia 22 os motores roncaram no CT Alexandro Batista na cidade de Serrinha, onde os pilotos aproveitaram o treino como preparação para as competições que acontecem no início do ano no estado de Sergipe.

Apesar de ser final de temporada com as competições encerradas, devido ao adiamento da Final do Campeonato Sergipano de MotoCross, alguns pilotos ainda não estão de férias e todo domingo tem barulho de motor, saltos e pegas nas pistas da região.


Os barroquenses Matheus Lama, Bêga e Jamerson marcaram presença no treino do último domingo em Serrinha e aceleraram forte. Matheus apesar de não disputar o título, quer fazer bonito no sergipano, onde grandes nomes do MotoCross nordestino competem.

Mais fotos clique abaixo:

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Barroquense é homenagem em Cerimônia da Petrobras.


Com 30 anos de profissão, o barroquense José Almeida Pereira, nascido na comunidade de Rosário recebeu importante homenagem neste mês de Dezembro no Rio de janeiro.

Técnico em Administração e Controle (PLENO), Almeida como é conhecido, ingressou na empresa em 14/04/1983, e foi homenageado na Cerimônia de Reconhecimento por Tempo de Companhia, em contato com nossa redação o barroquense fez questão de lembrar da suas origens; “Fiquei muito feliz pois para uma pessoa nascido em um fazenda chamada Rosário distante 6Km de um povoado pequeno e com poucos recursos, onde só se pensava em trabalhar no Sisal ou ser retirante para São Paulo ou Rio de janeiro, e hoje com 53 anos de idade ser homenageado com 30 anos de serviços prestados em uma Empresa que é primeira no Brasil. Para mim é motivo de estar muito satisfeito e honrado com o nosso Grade Deus tem me proporcionado muitas alegrias”.


O homenageado lembrou-se de pessoas que segundo ele foram importantes na sua trajetória de vida, e aproveitou o momento para agradecê-las; “Quero agradecer primeiro a Deus e as pessoas que muito colaboraram com a minha caminhada Ex: Lurdes do saudoso Dedé minha primeira Professora, minha grande Mãe Maria Eunice, minha segunda Professora (LEIGAS) Minhas professoras do antigo ginásio Perolina/Ana Lúcia Genoveva e etc; minha família Esposa Margarida e Filhos Izaque, Marcos e Raquel e meus grandes irmãos Nailza e Toinho, não esquecendo dos meus grandes amigos Saldanha e Leônis que muito me ajudaram no meu trajeto de vida.


Para finalizar Almeida, parabenizou a empresa onde trabalha há 3 décadas; “Parabéns a PETROBRAS DISTRIBUIDORA S/A pelos seus 42 anos de vida” José Almeida Pereira.

@ Nossa Voz – Fotos Arquivo Familiar – Informações Nivania Vieira.

Barrocas: Trabalhos com barro resiste ao tempo na comunidade de Barreiras.


No povoado de Barreiras, zona rural de Barrocas, a prática de fazer objetos a partir do barro resiste ao tempo das máquinas e equipamentos e ao avanço tecnológico.

É certo que nos últimos anos a procura pelas peças reduziu, mas a cultura deixada há muito tempo atrás ainda atraí muitos olhares e admiradores. Os objetos fabricados na comunidade são; potes, panela, panela para feijoada, frigideira, jarro, moringa, minhaeiro e pratos, peças que é resultado de uma prática considerada Cultura Popular Indígena utensílios de cozinha que praticamente todos os povos da terra em algum momento a utilizaram para a sua evolução. 

Também considerado como artesanato, a produção e comercialização ainda contribui na geração de renda na comunidade rural onde duas senhoras já somam mais de 15 anos de experiência. Foram elas que receberam nossa equipe e mostraram como é feito as peças de barro de forma rústica e manual. 


Maria Percília Pomuceno Pereira e Maria Senhorinha da Silva Bispo, artesãs do barro têm algo em comum, aprenderam com suas sogras a fazer artesanato a partir do material retirado de tanques de terra, ambas produzem em suas casas e vendem para toda região as peças produzidas com muita dedicação, paciência e o principal, amor. 

“Hoje poucas pessoas se dedicam, mas não deixo de fazer, todo dia estou na peleja, enfrentando dificuldades, mas é gratificante fazer o que você gosta”. Disse a Srª Percília. 

A senhora Maria Senhorinha conhecida como Ló explicou todo processo. “Começamos manualmente retirando o barro do fundo do tanque e armazenando até ele secar, depois se tem a argila seca e em pedaços, para quebrá-la e a deixar quase similar a terra, utilizamos um cacete e quebramos até ela ficar fina, depois é passada na 'arupemba' conhecida como peneira para retirar as pedras e dejetos e em seguida é molhada transformando numa mistura homogênea e enfim é amassada manualmente com os pés e terra para não grudar no chão”.

As ‘tábuas’ se transformam em massas e aí entra o trabalho de criação da peça, primeiro são feitos rolinho de barro montado um em cima do outro, com um coité ou cabaça é feito o primeiro acabamento e molde enquanto a mistura ainda está mole, agora é por a criatividade e amor no que faz e ir dando vida à peça. Esse processo a senhora Percília falou que tentou passar para as filhas sem sucesso; “Eu já chamei elas para ensinar e dar continuidade ao que eu faço, mas há pouco interesse, mas eu não queria ver isso acabar”. 

Antes de a peça ir para a fornalha é utilizado capuco de milho ou uma pedra lisa para nivelar e deixar as peças redondinhas e com o melhor formato possível, após este processo ela é levada para a fornalha e queimada até ficar com uma cor clara sinalizando está quase pronta. 

Esse processo evoluiu com o tempo, desde a criação da peça, retirado do barro, queima e acabamentos foram sendo aprimoradas de acordo com o passar do tempo, a exemplo da fornalha, antes era feito um buraco no chão, as peças eram inseridas e lenhas cobriam as peças e então eram queimadas. 

Apesar da evolução restam poucas pessoas fazendo este tipo de arte, com o passar do tempo e evolução alguns costumes foram deixados para trás, como conta as senhoras; “Antigamente não tinha energia ficávamos a noite toda, acendíamos o candeeiro e o tempo passava e quando percebíamos já era de madrugada, o problema era nossos esposos esperarem até tarde por nós”, brinca Percília. 


As peças criadas tem boa aceitação no mercado de Araci e Barrocas nas feiras livres destas cidades, gerando uma renda extra para as duas senhoras que contaram que já vieram pessoas de muitos lugares procura das criações; “Já chegou muita gente procurando, pessoas que nunca vi em minha vida compram e encomendam para restaurantes, utilização própria, como enfeite ou uso pessoal”.

Uma Reportagem de Victor Santos publicado no Jornal @ Nossa Voz Impresso Edição Nº83