Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Através do PRONTEC barroquenses se profissionalizam para o mercado de trabalho

Fotos ASCOM Prefeitura Municipal de Barrocas
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec foi criado com o objetivo de fazer com que jovens de famílias de baixa renda tenham acesso ao ensino técnico e profissionalizante, para facilitar a busca pelo primeiro emprego.

As oportunidades educacionais englobam distintas áreas e estão presentes em todo o Brasil. Em Barrocas a Secretaria de Assistência Social, com Apoio da Prefeitura Municipal conseguiu junto ao Governo Federal cursos nas áreas de Eletricista Industrial, Eletricista Predial e Ajustador Mecânico.  Foram formadas três turmas, cada uma com 20 alunos, sendo contemplados 60 barroquenses.

As aulas iniciaram em Setembro deste ano, e acontecem no período de três meses, com carga horária distinta; Eletricista Predial e Ajustador Mecânico 200 horas, Eletricista Industrial 248 horas. Para promover cursos com qualidade, o Pronatec fecha parceria com instituições públicas e privadas, como SENAC, SENAR e SENAT, no caso de Barrocas a parceria foi com o SENAI.

Segundo a Assessoria do Governo Municipal, "A gestão está sempre buscando benefícios para a população barroquense, cumprindo com seu papel social. Esta iniciativa visa formação e qualificação, bem como possibilitar a inclusão no mercado para nossos munícipes".


Conscientes da oportunidades que estão tendo, alunos aprovam os cursos; "Estou achando interessante, enfim aprendendo muito, inclusive com a troca de informações entre os participantes. Esse curso nos ajudará a crescer em termos de conhecimento, que é uma coisa que vamos carregar para nossa vida toda. É difícil acharmos uma oportunidade dessa, que contribui para nosso crescimento profissional e também como cidadão", relatou Widney Lima, 17 anos.

“Foi algo bom que veio para Barrocas, uma chance para os jovens se profissionalizarem, o curso tá sendo muito bom, uma oportunidade dessas temos que aproveitar”, afirmou o jovem Jhon Lucas, 15 anos.

“O curso prepara o aluno para o mercado de trabalho, possibilitando vivência nesse contexto, tratando das relações entre patrão e funcionário. O material é qualificado, dinâmico e com bastante embasamento, além disso disponibiliza para alunos uma bolsa estudo para que possamos comprar o material necessário para a conclusão do curso” destacou Márcio Durval, 32 anos.

Totalmente gratuitos os cursos do PRONATEC, visam melhorias no ensino médio e oportunidades únicas para os jovens e trabalhadores brasileiros.

"É uma grande oportunidade de profissionalização para os jovens barroquenses, difícil um município pequeno receber esse cursos, essa pode inclusive ser uma chance de no futuro trabalharmos aqui mesmo na região, por exemplo na Mineração Fazenda Brasileiro", lembrou Andreza Souza 21 anos, que participa do Curso de Ajustador Mecânico.


@ Nossa Voz - Educação

Sem comentários:

Enviar um comentário