![]() |
Paróquia São João Batista |
Na manhã desta segunda-feira (29), saímos em busca dos locais de fé do povo barroquense, a equipe localizou cerca de 20 igrejas na sede do município, destas quatro são Católicas, as demais são evangélicas, protestantes como as denominações Batistas, Assembléias, Adventistas, Universal, Internacional da Graça de Deus, Salão Testemunha de Jeová e Congregação Cristã do Brasil.
A primeira capela em Barrocas segundo o livro “Barrocas: Uma filha da Estrada de Ferro” escrita por João Gonçalves Pereira Neto e Tiago de Assis Batista, diz “Em 1929, foi construída pelo senhor João Afonso uma capelinha no povoado de Barrocas, tendo como padroeiro São João Batista, santo de sua devoção...”
Ainda segundo o livro além da religião católica os protestantes começar a surgir nos anos 80 “A partir de 1980, começaram a surgir outras denominações religiosas em Barrocas.
O senhor José Matins fundou a Igreja Batista; depois foram surgindo outras Igrejas Evangélicas, existindo hoje na cidade mais de uma dezena Igrejas Cristãs de diversas denominações e um Salão do Reino das Testemunhas de Jeová”.
Pelo número de igrejas em atividade, fica ainda mais claro que o barroquense é religioso e independente da sua denominação busca através a fé, cultivar a crença em Deus. Cada igreja segue sua doutrina, mas todas professando e anunciando o mesmo evangelho contido na bíblia sagrada.
![]() |
Congregação Cristã do Brasil - CCB |
Na fanpage oficial do JNV você encontra mais fotos registradas dos templos, igrejas e capelas do município de Barrocas, confira clicando aqui.
@ Nossa Voz - Por Victor Santos - Informações “Barrocas: Uma filha da Estrada de Ferro”
A Igreja Batista Lírio dos Vales, hoje em Lagoa da Cruz, mas fundada na Fazenda Demanda, iniciou seus trabalhos em 1977 com o irmão Pedro Martins, foi de fato a primeira igreja evangélica registrada em solo barroquense, porém os livros não contam por não está localizada na sede, um equívoco histórico
ResponderEliminar