Páginas

1

terça-feira, 12 de agosto de 2025

“O correto seria punir aquele que falhou”, diz vereador Professor Ivan sobre caso da cota de gênero em Barrocas

Vereador Professor Ivan - Foto Reprodução Facebook
O vereador José Ivan Damião Oliveira, conhecido como Professor Ivan (União Brasil), comentou nesta segunda-feira (11), durante participação no programa da rádio A Nossa Voz, sobre o processo que apura suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024 em Barrocas. A ação, movida por partidos e candidatos ligados ao grupo da situação, recebeu parecer favorável do Ministério Público Eleitoral e pode levar à cassação de mandatos de vereadores da coligação Avante–União Brasil, da qual ele faz parte.

Reeleito com 722 votos, Professor Ivan afirmou que, caso a Justiça reconheça a irregularidade, a punição deve recair sobre quem deu causa ao problema. “Toda consequência deve ser de acordo a quem gerou o ato. Caso a Justiça entender assim, o correto seria punir aquele que falhou”, disse.

O vereador ainda apontou o que considera incoerências na situação e reforçou sua confiança no desfecho. “A gente vê uma certa incoerência nessas questões, porque tantos tiveram muitos votos, correram atrás, independentemente de outras pessoas, até porque a busca do voto é individual. Mas, Deus é justo, Deus é fiel, vamos ver o que vai acontecer e, independente do que ocorrer, estamos em paz, na vontade de Deus, e vamos em frente.”

Em parecer recente, o Ministério Público Eleitoral apontou que candidaturas femininas dos partidos Avante e União Brasil teriam sido registradas apenas para preencher formalmente os 30% exigidos por lei, sem efetiva participação na disputa. O órgão pediu a cassação dos mandatos dos vereadores supostamente beneficiados, a declaração de inelegibilidade dos envolvidos por oito anos e o recálculo do quociente eleitoral para redistribuição das vagas na Câmara. A decisão final caberá à 150ª Zona Eleitoral de Serrinha.

@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário