Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FORÇAS DA NATUREZA OU AÇÕES ANTRÓPICAS?

DSCF5240Nos últimos dias vêm acontecendo algo extraordinário e fascinante na Lan House Dany Center, no município de Barrocas-Bahia, como já dito em reportagens anteriores, uma temperatura elevada (acima de 40ºC) no piso do estabelecimento chama a atenção. A imprensa baiana mais uma vez compareceu no local, e por incrível que pareça, havia combinado com um profissional na área de geologia para realmente ver a provável causa do fenômeno, contudo, o profissional esperado não pode comparecer e mais uma vez estamos esperando desvendar o “Enigma da Lan House Dany Center”.

IMG00008Para muitos moradores, o mistério provavelmente seja fiação de energia elétrica, porém acredito que seja algo um pouco mais complicado, pois se pararmos para pensar um pouco mais no assunto, refletimos que alguns fios, a principio, não são suficientes para aquecer a essa temperatura tal local, visto que o proprietário afirmou que abaixo temos um piso, que era de uma Escola, que posteriormente foi aterrada e feito um outro contra-piso, e em seguida, colocada a cerâmica, então nos perguntamos, como alguns simples fios poderiam realizar tal fenômeno.

IMG00013Para outros moradores, é um vulcão, mas é claro descartamos tal possibilidade, visto que no Brasil, há algum tempo geológico, não encontramos atividade vulcânica ativa, (portanto, moradores não se preocupem com esta hipótese. Será?) Aliás, para um técnico da empresa da COELBA, só poderia ser fiação caso fosse resistência, por exemplo, algum aparelho elétrico, pois os fios são condutores e não suportariam tamanha pressão. O mesmo profissional trocou algumas partes da fiação externa e a temperatura ainda não diminuiu e sim vem aumentando.

DSCF5241Então, ficamos nos perguntando o que ainda poderá ser? Como já disse, sou adepto da seguinte sugestão: que venha um profissional na área, geólogo, engenheiro, ou outro estudioso, para fazer a análise necessária, com aparelhos específicos para tais anomalias. Mas até que venha esse profissional estamos à mercê desse estranho e diferente fenômeno. Portanto, o que podemos fazer, senão ficar pressionados pelas forças misteriosas da natureza, ou será que são as forças misteriosas antrópicas.

Adenilson Matos – Graduado em Licenciatura em Geografia pela UEFS, e pós-graduando em Geografia Física pela FINOM. Para o Jornal @ Nossa Voz

Veja reportágem da TV Record, aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário