Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Uma devassa na política barroquense.

Caro leitor, o texto abaixo, foi publicado na última edição do Jornal @ Nossa Voz impresso, ele foi escrito por Tainara Brito Lima. Observem como de maneiro objetiva e verdadeira a jovem estudante faz sem ter esta pretenção, um devassa na política barroquense, comentando as disputas por poder nos grupos, as ações dos políticos, demostrando muito conhecimento da questão. Leia e analise.
Etâ osso bom!! Ou seria filé? Ninguém quer largar.
Adentramos o ano de 2012, um ano que promete ser bastante polêmico e repleto de  novidades, pois são muitas as expectativas e as previsões de mudanças,  principalmente  na política do nosso  município, já que é ano da tão esperada e interessantíssima eleição municipal,  não seria tarde pra tal mudança?  Ou será que essa mudança aos “45 minutos do segundo tempo” pode ser significativa? Fica as (???).
Quem quer assumir a prefeitura de Barrocas? A resposta é todos. É por esse e tantos outros motivos que o cenário da nossa cidade já vem se modificando já faz algum tempo, Etâ osso bom! Ou seria filé? Ninguém quer largar.  Quem já provou gostou e quer voltar, quem ainda hoje está tirando proveito quer continuar.  Por isso há quem diga que a disputa será ferrenha, será mesmo ou no final das contas vão todos se juntar?
O que se ouve em todos os cantos da cidade e também  nas cidades vizinhas  é que a eleição de 2012 em nossa cidade promete, mas promete o que? O de sempre? Como rivalidades, interesses pessoais e de grupos, oportunistas, baixarias, compra de votos, alienação política, pseudo discursos políticos, votos induzidos,  votos através da cobrança de favores, voto não pelo bem comum, mas por interesses, ou ainda show das bajulações, como de costume?
É preciso estarmos atentos para a realidade que muitas vezes não se encontra nem mesmo camuflada, está na “cara” e mesmo assim muitas pessoas ainda não enxergam ou se negam a enxergar. É fundamental ter consciência de tudo que ocorre em nosso município para que mais tarde não sejamos prejudicados como escolhas injustas.
Barrocas é uma cidade pacata, o que nos permite ter uma visão do todo, de todas as manobras nela realizada, essa visão deve ser usada na hora de escolher os nossos representantes, pois saberemos quem de fato merece nossa confiança.  Apesar da sua pouca idade ela também nos faz ver que a um interesse de concentração de poder, ação que não é novidade no cenário político, uma vez que almejam naturalmente a hegemonia, não que este seja um caso isolado em nosso Município, mas no geral à sempre uma tendência de perpetuação de um único grupo no poder o que certamente traz benefícios para os envolvidos já oportunizados, mas isso prevalece até que as pessoas tomem consciência dos prejuízos dessa atuação.
Assim sendo, basta fazer uma sucinta reflexão para perceber o que tentam deixar oculto nos jogos políticos, hora! Se todos dizem pensar no bem comum do município porque há divergências entre colegas de grupos que diz ter os mesmos objetivos? A resposta é bem simples todos querem estar no poder, mas como isso não é possível vivenciamos a realidade barroquense. 
O que estamos vivenciando no cenário político hoje não só especificamente em nosso município, mas em âmbito Nacional é um jogo de interesses de grupos que pensam em tirar proveito em benefícios próprios, por mais que pronuncie em seus discursos que educação, saúde e segurança são prioridade o que vemos na prática não é isso, e mesmo que fossem não passam de suas obrigações. As pessoas precisam ter consciência dessas obrigações para que os trabalhos desenvolvidos nessas e em outras áreas não sejam confundido com atitudes boazinhas de uns e outros como a maioria dos barroquenses estão acostumados a confundir.
Portanto, o ano se iniciou vamos ver os rumos que a política de Barrocas vai tomar, esperamos que seja os melhores possíveis, pensando no bem comum da população barroquense e não só de um pequeno grupo privilegiado, pois acreditamos ainda na existência de pessoas de boa índole, que se comprometam em lutar pelos interesses da população  já que esse é o nosso objetivo quando escolhemos nossos representantes.
Tainara Brito Lima graduanda em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia
Foto Montágem de responsabilidade de Rubenilson Nogueira
Só tenho que parabenizar Tainara e torcer para que mais jovens barroquenses tenham esta consciência. -Rubenilson Nogueira

1 comentário:

  1. Lindo completo referendado


    Barrocas uma terra fértil de pensadores e plantadores de frutos inteligíveis que sempre somará em pro da evolução do indivíduo, fico feliz por que debaixo de tantos problemas que os ratos propõem para essa Cidade. Atualidade atual já não permitem para nossas opiniões, ficou tudo bom rápido não há mais barreiras entre a defesa da sociedade e os meios de comunicações.

    ResponderEliminar