O homem do trecho é um operário da construção civil que viaja para grandes cidades em busca de trabalho em importantes obras estruturais. Em Barrocas, pequeno município do Território do Sisal da Bahia, esses trabalhadores são fundamentais para a economia local, já que injetam mensalmente um grande volume de recursos na cidade.
Apesar da importância desses trabalhadores para o desenvolvimento local, ainda falta reconhecimento e valorização por parte das autoridades. O Dia do Trecheiro foi aprovado em lei, mas é preciso bem mais do que uma data no calendário para valorizar esses profissionais. Por exemplo, é necessário oferecer boas escolas para seus filhos, saúde de qualidade e opções de lazer para suas famílias.
Infelizmente, o Dia do Trabalhador passou em branco em Barrocas, sem nenhuma festividade ou comemoração, apenas um card postado tarde da noite na página da prefeitura. Um sinal do que apenas definir uma data para valorizar os trabalhadores tão importantes para a economia local é pouco. Eles merecem respeito e condições adequadas de vida e trabalho.
Por fim, é fundamental que haja um esforço conjunto por parte do governo municipal e da sociedade em geral para reconhecer e valorizar os homens do trecho, trabalhadores dedicados que merecem respeito e condições dignas de vida e trabalho, principalmente na sua cidade natal.
Texto de um admirador que como não é candidato,
não precisa se identificar pensando no voto dos heróis.
Sem comentários:
Enviar um comentário