Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PAC-MAN 30 anos do game.


Quem, como eu, acessou o Google hoje, notou que a logomarca do grande G fazia uma clara menção aos 30 anos do Pac-Man.

PAC-MAN em Barrocas.

Ao perceber a homenagem do Google, cheguei a me emocionar, tempos bons aqueles, este joguinho fez muito sucesso por aqui, quem não se lembra de Messias popular Monza e Miguel duelando nesse jogo chamado por aqui de come-come? Quando pequeno cansei de ir para Adilton (Game locadora da época) para vê-los jogando, era muita gente assistindo. Tempo depois ganhei um Atari que veio com esse jogo, ai foi uma festa, ele fez parte da minha vida e faz até hoje, pois em meados de 1993 abri um Game (como era conhecido na época um locadora) e continuo no ramo até hoje.

Um pouco sobre o Pac-Man (Come-come).

Pac-Man (conhecido em japonês com o nome de Pakkuman ou パックマン) é um jogo eletrônico criado por Tohru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado americano pela Midway. Produzido originalmente para Arcade no dia 21 de maio de 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.

O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Pacman Jr.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.

Por Rubenilson Nogueira
Com informações da Wikipédia.

2 comentários:

  1. OLA RUBENILSON TDB OLHA SOU UMA FÃ DESSE BLOG E DO JORNAL MAIS POSSO FAZER UMA CRITICA CONSTRUTIVA
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    OLHA RUBENILSON TÁ NA HORA DE VC COMEÇAR COLOCAR COISAS DIFERENTE EEXEMPLO FOTOS , MATÉRIAS ETC VAMOS RENOVAR MEU QUERIDO RUBENILSON BJOS DE SUA AMIGA ANONIMA

    ResponderEliminar
  2. caro Rubenilson é uma pena que a operadora oi não pega bem o sinal em alguns povoados, como por ex: no Rosario não pega bem, precisamos procurar um melhor lugar, mas mesmo assim só pega um ou dois pontos. Seria importante se aumentasse mais a extensão para pegar melhor.
    Valdeci

    ResponderEliminar