Páginas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

BARROCAS E OS MEIOS DE TRANSPORTE

Toda a vida de Barrocas está ligada à estrada de ferro. O trem lhe deu origem, trouxe o desenvolvimento; transportou os produtos da agricultura e da pecuária locais e da região para a Capital e para cidades longínquas, e de lá também trouxe as mais diversas mercadorias para abastecer os armazéns, vendas e bodegas do povoado e da região.
Mas para que houvesse produtos suficientes para encher os vagões do trem e lenha para alimentar as locomotivas a vapor, foi de grande importância outros meios de transporte como: jumentos, mulas, carroças e caros de bois.
Muitas tropas de animais e carros de bois chegavam a Barrocas carregados de mercadorias: Sacos de milho, feijão, mamona, capoeiras de galinhas, caixas de ovos, couros e peles de animais; depois veio o sisal. Tudo era comprado pelos armazéns e embarcado no trem. E assim, o dinheiro vinha de fora e circulava em Barrocas, trazendo o progresso.
Com o abandono da ferrovia pelo Governo, apareceram os caminhões. João Olegário foi o primeiro proprietário de caminhão em barrocas, transportando muito sisal para São Paulo. Embora com as estradas inadequadas ou em condições precárias, os caminhões substituíram o trem no transporte de cargas e, em alguns casos, até de passageiros, nos famosos "paus-de- arará. (Do livro: BARROCAS, uma filha da estrada de ferro ; João Gonçalves Neto e Tiago de Assis - 2007).
Hoje, Barrocas é bem servida de transporte rodoviário de carga e de passageiros. Com o melhoramento da estrada que liga a cidade a Serrinha, esse serviço ainda vai ser melhor, aumentando o progresso de nosso município.
Enviada por Tiago de Assis Batista.
Foto obtida de: http://estacoesferroviarias.com.br/

1 comentário:

  1. Faltou identificar a foto colocada. esta foto foi obtida do site: http:// estacoesferroviarias.com.br .
    Quem gosta de trens e quer saber sobre estradas de ferro, inclusive a VFFLB, precisa visitar este site.

    ResponderEliminar