Páginas

1

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Professor barroquense registra imagem rara do cometa 3I/ATLAS

Professor Dawson e ao lado direito o print mostrando o traço luminoso do objeto no céu - Imagens Reprodução Dawson Queiroz
O professor barroquense Dawson Queiroz, natural do bairro do Cedro, realizou um registro raro e possivelmente inédito na Bahia: a captura em vídeo do cometa 3I/ATLAS, o terceiro objeto interestelar descoberto pela humanidade. O registro foi feito no último dia 14 de setembro, por volta das 20h, com uso de um telescópio Skywatcher 200mm e da câmera ASI290MC.

O 3I/ATLAS foi descoberto em 2025 pelo sistema de monitoramento ATLAS, no Havaí, e tem despertado grande interesse internacional. “O mundo inteiro está falando sobre ele; foi descoberto neste ano, vem de fora do Sistema Solar e sua maior aproximação com a Terra é em 19 de dezembro de 2025”, destacou Dawson.

O professor comemorou a conquista que mostra a importância do trabalho dele e de amigos na região do sisal: “Estamos felizes aqui na cidade por conseguir ter imagens dele ainda tão distante. Por ser um objeto interestelar, isso aumenta muito a importância dos registros e do acompanhamento desse objeto”, afirmou.

Dawson revelou que o vídeo com cerca de 4 minutos de duração foi feito entre 19h47 e 20h09. Nas imagens o cometa pôde ser visto em movimento no campo estrelado, deixando um rastro visível na imagem compilada a partir da gravação. 

Formado em Ciências Exatas, graduado em Matemática e pós-graduado em Ensino de Astronomia, Dawson já teve trabalhos reconhecidos em nível internacional. Ele enfatizou ainda a importância das atividades astronômicas realizadas em Barrocas e cidades vizinhas, como Conceição do Coité. Segundo ele, essas iniciativas colocam a região do Sisal como referência na divulgação científica. “A NASA já publicou material nosso em seu site e redes oficiais”, lembrou.

@ Nossa Voz - Por Niely Queiroz / Colaborou Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário