Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Crianças vão a Câmara de Vereadores.

Pela primeira vez na história Câmara de Vereadores de Barrocas recebeu uma manifestação feita por crianças de 05 á 15 anos de idade. As crianças chegaram com cartazes que cobravam explicações do vereador que segundo comentários estaria apoiando que a área onde eles praticavam esporte, fosse cercada, por ser o proprietário um tio seu. A Câmara Municipal já havia recebido um ofício enviado pelo diretor desse Jornal, informando sobre a situação e pedindo intervenção da mesma na solução do problema. O ofício foi lido pela secretária, e assim colocado na pauta do dia. As crianças sentadas logo à frente ouviam a todos os pronunciamentos atentamente. Nesta seção estava, o Comandante do destacamento de Barrocas, Sargento Amorim, prestando esclarecimentos, sobre as abordagens, a obrigatoriedade do uso do capacete dentre outros, conforme foi convocado. O vereador Nitinho da Ladeira aproveitou a presença do Sargento para perguntar sobre a situação dos meninos. O Sargento confirmou que foi procurado por diversas vezes pelo vereador Braz, mas disse que essa situação deveria ser resolvida de forma amigável, sem maiores complicações, disse ainda que se fosse necessário a prefeitura poderia indenizar o suposto proprietário da terra. Amorim disse ainda que o senhor de 86 anos não deveria ter sido intimado, pois é idoso e deveria ter sido poupado. O vereador Kekeu pediu a palavra e iniciou comentário sobre a situação do terreno. Logo foi interrompido pelo vereador Braz que disse que o vereador não sabia de nada, Kekeu disse que se seria ele (Braz) um sabichão, então deveria explicar para as crianças a situação. Um início de discussão se iniciou, mais o presidente Gilberto acalmou os ânimos dos Edis. Braz disse que em sua fala daria maiores explicações.
Infelizmente logo em seguida as crianças por serem menores de idade tiveram que ser levadas às suas residência e não ouviram o pronunciamento do vereador.
Depois que o Sargento Amorim, concluiu suas explicações, e respondeu às perguntas dos vereadores, Braz, sem as crianças na seção, mais com os cartazes expostos, comentou o caso.
O vereador disse que só foi à delegacia para defender o seu tio, pois achou errado um senhor de 86 anos ser convocado para depor, falou ainda que não era contra o esporte, e pediu para conversar logo após com o diretor do jornal sobre tal situação.
Com relação à intimação, como o próprio vereador pôde verificar na delegacia, não houve um queixoso, na reunião dos pais nenhum deles disse ter ligado para delegacia, pelo que sabemos algumas crianças passaram na mesma para pegar assinaturas com um abaixo assinado, e com isso a polícia foi ao local para evitar maiores problemas, e pediu pra que a implantação da cerca fosse interrompida. Não se sabe se alguém ligou ou procurou, o que sabemos é que não foi registrado um boletim de ocorrência por parte dos pais. É bom lembrar com os contatos feitos pelo diretor do jornal assim que foi procurado pelas crianças, foi para o Prefeito, e para o próprio vereador Braz.
A visita dos meninos a Câmara só não foi mais proveitosa porque não ouviram Braz devido ao horário e os vereadores não puderam , discutir o assunto, já que pelo adiantado da hora a seção foi encerrada. O vereador Miguel iria como nos informou posteriormente abordar o tema, assim como Nitinho e Kekeu, para saber mais detalhes. Apenas Braz por ter sido citado nos Cartazes se manifestou e teve uma atitude educada e respeitosa com os manifestantes.

Esperamos que tal situação seja resolvida, concordamos que um senhor de idade não deveria ter sido intimado, mais também lembramos que crianças foram expulsas do seu espaço de lazer sem que os pais fossem ouvidos.
Da Ronda @ Nossa Voz.

2 comentários:

  1. Acho que so se deu prioridade ao prejuízo das crianças. Pra mim teria que ter ouvido os dois lados, ido diretamente ao senhor, e assim saber os reais motivos do "senhor" ter iniciado o cercamento do terreno. Espero q cheguem em um acordo e tantos as crianças como o senhor não fiquem com prejuízos

    ResponderEliminar
  2. Diante do acontecido, pergunta-se. Qual a função de um vereador? Proporcionar o laser ou tirá-lo? Fico feliz por ver uma turma de jovens lutando por ideiais construidos por um bem comum: a coletividade. Quando vi essas fotos, lembrei do tempo que fazia parte do movimento estudantil nos meus tempos de DCE/UNEB. É necessário que a sociedade civil entenda, que só se organizando é que se consegue mudar a postura de certos políticos que se preocupam com próprio bolso e beneficiar pessoas mais proximas. Espero que esse veiculo de comunicação (Jonal Nossa Voz) sempre dê espaço aqueles que desejam lutar pelos seus ideais e que nunca se calem e jamais aceitem a política do pão e circo e sim, cobrem das autoridades melhores condições na pratica de esportes, melhorias constantes na educação para que só assim nossa sociedade mude e se organize. Parabéns!

    ResponderEliminar