Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Passado X Presente


Arado a tração animal.
O trabalho no campo tem sofrido uma série de mudanças, desde os tempos do sisal, onde os farrachos foram sendo substituídos por motores, aos carros de bois substituídos pelas caminhonetes no transporte do próprio sisal, de cereais dentre outros. Hoje temos problemas de trânsito, motoristas e motoqueiro terão que portar carteira de habilitação e circular com veículos legalizados, esta situação também vem ocorrer logo que aos sábados já não se ver as carroças que vinham de todos os povoados trazendo famílias para fazer as compras. Atualmente os carros e a motos são os principais meios de locomoção, mais com as blitz feitas pela PM já tem gente pensado em reativar as carroças. São tantas as mudanças que às vezes nem percebemos, nossos filhos vivem nesta realidade e conhecem pouco da nossa história e cultura.
Tonho e José Carlos
resgatando os costumes.
Na última segunda pude presenciar  uma situação em que progresso e tecnologia, contrastam com o passado e seus métodos tradicionais, costumes dos nossos avôs. A chegada dos “bizouros” que como mostramos na matéria anterior hoje é usado pela maioria dos agricultores para arar suas terras, foi substituindo o arado à tração animal. Tive o prazer e a alegria de num mesmo momento ver o trator e o animal domado pelo homem trabalhado e muito bem no preparo da terra para receber as sementes.
Ao chegar à localidade de Alto da Porteira para fazer uma matéria sobre as arações de terra que a Secretaria de Agricultura vem fazendo, percebi junto com João Miudo (proprietário de bizouro) que num pequeno terreno ao fundo do que estávamos, havia dois agricultores da localidade, os senhores Antonio (montado) e José Carlos (Controlando o arado). Os dois se revezavam ora no controle do arado, ora no comando do animal e assim estavam há duas horas trabalhando num terreno com cerca de duas tarefas, detalhe com um tradicional arado puxado a cavalo. Sem perceber naquele momento resgatavam um pouco das nossas tradições.

Veja vídeo aqui.
Presente X Passado.
Por Rubenilson Nogueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário