Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2022

Bode assado com farofa molhada torna-se Patrimônio Cultural Imaterial de Tucano

Tradicional Carne de Bode. Foto Reprodução A voz do Campo
O Prefeito Ricardo Maia sancionou no último dia 20 de maio, a Lei nº 481, que declara o prato típico regional mais popular do município de Tucano, o bode assado com farofa molhada, como Patrimônio Cultural Imaterial de Tucano. A iguaria tem maior tradição no distrito do Jorrinho, mas é facilmente encontrada em restaurantes e bares por toda a cidade.

O bode seco frito é servido com a tradicional farofa molhada, confeccionada com farinha de mandioca, cebola, tomate e pimentão, encantando tucanenses e, principalmente, turistas que frequentam a região de janeiro a janeiro. O patrimônio imaterial ou intangível é aquele que se relaciona com a maneira como os diferentes grupos sociais se expressam por meio de suas festas, saberes, fazeres, ofícios, celebrações e rituais.

Autor da lei, o Vereador e Presidente da Câmara de Tucano, Jorge Seixas, justificou o Projeto de Lei por conta de o prato tradicional ser muito importante na gastronomia local. “A gastronomia local é um grande atrativo turístico para o município. Portanto essa é uma importante forma de valorização deste conhecimento, transmitido entre gerações, onde os sabores são associados às memórias afetivas e perpetuando as tradições”, publicou.

Para o Prefeito Ricardo, a sanção da lei é um importante passo para a valorização da história da Cidade. “Nossa gastronomia, nossas riquezas naturais, festas tradicionais, dentre outros bens culturais, quando amparados legalmente, de certa forma, incentivam ainda mais o comércio e o turismo. Portanto, estamos dando mais um importante passo para a valorização cultural do nosso município”, ressaltou. 

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do SECOM-Tucano.

Sem comentários:

Enviar um comentário