Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Celebra-se hoje dia mundial da Liberdade de imprensa
Num comunicado o CSCS considera favorável o ambiente para o exercício da liberdade de imprensa no país
Assinala-se hoje, 3 de Maio, o dia mundial da Liberdade de Imprensa, sob o lema “Os Media no século XXI: novas fronteiras, novas barreiras”. Segundo o Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS), o lema surge na sequência do reconhecimento do papel da internet, bem como a emergência dos novos meios de comunicação social e o crescimento das redes sociais. Ainda este ano, celebra-se o 20º aniversário da lei 18/91, ou simplesmente Lei de imprensa. Para celebrar a efeméride, o CSCS, em coordenação com o Sindicato Nacional de Jornalistas, Gabinete de Informação e outros parceiros, lança, hoje, um ciclo de actividades, com destaque para debates, onde se pretende reflectir sobre o estágio do jornalismo no país.
Num comunicado em nosso poder, o CSCS considera favorável o ambiente para o exercício da liberdade de imprensa no país. Para o CSCS o bom ambiente é traduzido pelo surgimento de novos e diversificados meios de comunicação social, incluindo nos distritos, onde funcionam mais de 70 rádios comunitárias.
Fonte: O Pais
SENADO DEBATE VIOLêNCIA CONTRA JORNALISTAS

Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado nesta terça-feira (3), a Comissão de Direitos Humanos do Senado promove audiência pública para discutir a violência contra jornalistas. Entre os convidados está o repórter fotográfico Victor Antônio Soares Filho que, no dia 30 de março, durante diligência da Polícia Federal (PF) no Setor de Indústrias Gráficas de Brasília, foi espancado e ameaçado de morte. Outro convidado é o jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Corban Costa, que foi preso em fevereiro pela forças do então ditador egípcio, Hosni Mubarack, ao chegar ao país para fazer a cobertura das manifestações contra o governo.
Fonte: Bahia Notícia

Barrocas: Lei Orgânica prega a liberdade de informação.

A Lei Orgânica Municipal deixa bem claro como os poderes públicos municipais devem agir em relação à informação, mas na prática o que se ver são políticos tentando criar embaraços a liberdade de informação, agindo com a intenção de intimidar, também há pessoas que se autodenominam influentes que tentam impedir que a população seja informada de acontecimentos públicos, como acidentes, violência dentre outros nos quais estão envolvidos.

A relação só é boa entre o profissional que trabalha na comunicação se as suas ações sejam exclusivamente elogiosas.

É verdade que muito se avançou na atual gestão, onde o Prefeito Municipal tem sido um democrata e mesmo sendo criticado em alguns momentos, o gestor mantém uma relação de respeito e até apóia o nosso trabalho. É claro que existem no meio, pessoas que se aproveitam disso, há casos em que por 20 exemplares de jornais, ou folhas de ofício impressas com um conteúdo que nada tem há ver com a cidade, estes supostos profissionais da comunicação queirem receber altas quantias.

Quanto a aqueles que não têm uma boa relação coma a imprensa independente, tomara que a atitude do gestor sirva de exemplo, pois o nosso trabalho é feito com responsabilidade, dando voz a todos os setores da sociedade, inclusive sendo imparcial com a política local, a cada edição lideres de diferentes grupos e partidos participam das nossas publicações.
@ Nossa Voz

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa comemora avanços nos direitos de expressão
Entretanto, o planeta ainda convive com casos de prisão e assassinato de jornalistas

Sem comentários:

Enviar um comentário