Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal em família


Paz, amor, alegria, felicidade e prosperidade são palavras bonitas que familiares usam entre se no natal mas, se você ler a Bíblia e acredita nas profecias, veja em 2º Timóteo capitulo 3 versículos de 1 a 5, notará que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar pois os homens serão amantes de se mesmo,  serão amantes do dinheiro , serão pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingrato, desleal sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores sem autodomínio, ferozes sem amor a bondade, traidores temosos, enfunados (orgulho) mais amantes de prazeres do que amantes de Deus.
Os homens esqueceram o verdadeiro sentido do natal, a TV,o rádio e nas festas pronunciam viva Papai Noel as casas são enfeitadas com um boneco vestido de vermelho de barbas brancas, suas portas estão abertas á espera do Pai Noel mas seus corações estão fechado a Cristo o nome que merece toda honra , glória e graça em 25 de Dezembro.
A família é o primeiro circulo de expansão da vida humana social. Segundo Dom Itamar Vian quando o cientista Russo Zworykin, na primeira metade do século passado, inventou a televisão, não tinha percepção clara de seu invento. Foi, sem dúvida uma das descobertas mais revolucionárias do final do milênio, é possível que nós mesmos ainda não tenhamos noção clara das conseqüências desse invento, de suas imensas possibilidades e das suas tentadoras seduções. Hoje a TV, é simplesmente um objeto essencial em todas as famílias. É também o lazer mais barato e mais comum. A televisão, como quase todas as realidades sofre de ambigüidade, de um lado é uma universidade que chega á nossa casa, um excelente instrumento de cultura e oferece excelente chance para uma maior união da família. Existe, porém, o outro lado ela é massificante é mãe e babá alternativa. Por vezes se tornar promotora da alienação, violência e sexo. Ela cria uma nova escola de valores e mesmo uma nova moral. Hoje não se sabe imaginar sem TV. Significa que veio para ficar e como o computador e o celular precisamos conviver com ela (TV).
Nós pais precisamos nos posicionar diante da TV, mas não é possível deixar que só a TV fale, que determine o que vestir, comer ou pior, ainda decidir o que é bom e o que não é. Precisamos limitar horário em frente da TV para crianças e adolescente, dialogar com eles sobre o conteúdo dos programas. Segundo Dr. Aldo Colombo os recursos audiovisuais atingem o lado esquerdo do cérebro responsável palas emoções. É preciso estimular o lado direito, a área do raciocínio. Quanto menor a criança mais chance ela tem de misturar realidade e fantasia. Não devemos permitir que a TV seja o centro da rotina da família. Isso significa, por exemplo, que a TV não pode dar ordens sobre horário das refeições. Não devemos comer vendo TV assim não vemos o que estamos comendo e deixamos de dialogar entre família num momento sagrado e tão privilegiado.
Devemos entender a TV como um meio de educação e cultura. Não deixar que o lazer seja a única norma. Para isso e preciso checar horários, qualidades e adequação. Como se escolhesse o cardápio de uma refeição para o filho.
Finalizo desejando boas festas e feliz ano novo a todos os leitores deste, sugerindo que leiam  a Bíblia e leve seus  filho para a igreja, quem leva seu filho para a igreja dificilmente vai buscar em uma delegacia.
Por Gelson da Farinha

1 comentário:

  1. Realmente Gelson, PAPAI NOEL não tem nada a ver com o sentido do NATAL e o que era pra ser tão lembrado que é o nascimento de JESUS infelismente é esquecido em muitas famílias .

    ResponderEliminar