Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Filarmônica 30 de Março de Barrocas encerra as atividades por falta de recursos.


A Filarmônica de Barrocas foi fundada em 30 de março de 2008, desde a sua fundação a diretoria tentou iniciar as atividades, depois de anos organizado a documentação e buscando apoios, a instituição enfim abriu as portas no dia 30 de agosto de 2010.
Para que as aulas iniciassem, a Filarmônica contou com o apoio do Prefeito Municipal José Almir que conseguiu um espaço e ajudou também na aquisição dos móveis e ainda ficou sob sua responsabilidade o pagamento da professora que veio de Serrinha dar aulas aos alunos de Barrocas. Inicialmente o Prefeito apoiou integralmente o projeto, Almir chegou a dizer nas comemorações do aniversário da cidade, na oportunidade em que a Filarmônica 30 de Junho de Serrinha tocou, que gostaria de ver no ano seguinte a Filarmônica de Barrocas se apresentando.
Fraknando música e Isaac Álvaro Presidente, ambos da Filarmônica 30 de Junho de Serrinha e Rubenilson eleito Presidente da Filarmônica de Barrocas, na reunião de fundação, em 30/03/2008.
A diretoria sentiu a vontade do gestor e através de Isaac Presidente da 30 de Junho, conseguiu o curso de iniciação com Flauta Doce, três turmas começaram, com cerca de 20 alunos cada uma, a professora Elisâgela que dava aulas em Serrinha foi cedida para desenvolver o trabalho em Barrocas.

A primeira etapa do curso foi concluída, os meninos até se apresentariam na cidade na noite de Natal, mas infelizmente nossa primeira decepção aconteceu. Além do curso de flauta a Filarmônica juntamente com a PJ conseguiu trazer para Barrocas um curso rápido de dança.
Curso de Dança, um projeto que não pode continuar.
Apesar do apoio particular do gestor, a situação da Filarmônica era delicada, os pagamentos de funcionários, material de escritório, limpeza, água e energia, dentre outros pagamentos tinham que ser quitados com contribuições dos sócios e alunos, com tudo tais débitos sempre foram honrados. A CDL e o Dany Lazer Center ajudavam com impressões, telefone, fax dentre outras necessidades.
A receita bruta mensal girava em torno de R$300,00 (trezentos reais).
Sem receber recursos nem do Governo Estadual nem Municipal, como citado acima, apenas contribuições pessoais do Prefeito, os projetos tinham que aguardar: aulas de dança, teatro e aquisição dos instrumentos foram sendo adiados.
Rubenilson Nogueira
Presidente da Filarmônica
O presidente da instituição Rubenilson Nogueira, reuniu sócios e diretores no dia 19 de janeiro e expôs a atual situação, para esclarecer aos presentes as dificuldades da Filarmônica 30 de Março, Rubenilson disse, “nossa Filarmônica está na UTI, não há como se manter nem como ampliar nossas ações”. O presidente também falou que já havia enviado para o prefeito José Almir que também estava presente no encontro, um modelo de “Termo de Convênio” para que o gestor analisasse, e que na ocasião o Prefeito garantiu empenho, já que foi um dos incentivadores para a fundação da Filarmônica. Almir participou da reunião de fundação quando ainda era apenas comerciante. Ainda segundo o Presidente se um convênio com o município através da Secretaria de Cultura não fosse firmado, a entidade teria que encerrar suas atividades.
Em sua fala nesta reunião, o Prefeito Almir falou da importância da Filarmônica na cidade, e disse que a mesma não podia deixar de funcionar, o prefeito garantiu manter os apoios, e ainda agilizar o processo de análises do termo de Convênio, que foi cedido pela Filarmônica de Serrinha. Segundo o gestor as participações das crianças nas aulas de músicas ajudariam até no desempenho escolar dos mesmos, e ainda que parcerias entre a instituição e a Sec. De Educação deveria também ocorrer.

Prefeito Almir participando da reunião do dia 19/01. Apoio pessoal inegável, mas algo impedio o apoio institucional.
Não se sabe o que aconteceu, mas passados alguns dias, nada mudou e a situação da Filarmônica só piorou, o funcionário da instituição foi por várias vezes a Prefeitura, conversou com o Prefeito José Almir sobre a situação da professora, o mesmo garantia que resolveria o problema, mas os dias foram passando a situação não mudou.
A professora do curso de flauta doce com dois salários atrasados entrou em contato informando que não viria mais dar as aulas na cidade.
Para não piorar ainda mais a situação, o presidente depois de contato com a diretoria, decidiu na sexta-feira dia 11, suspender as atividades por tempo indeterminado. Para quitar as despesas junto à professora, que já soma R$1.020,00 (um mil e vente reais), o computador poderá ser vendido conforme sugeriu um dos alunos, mas antes a proposta deve ser analisada pela diretoria.
Emocionados diretores, sócios, alunos e funcionários baixaram as portas com a expectativa de que a música volte a tocar logo em breve.
Jivanildo - Brito
Brito um dos alunos mais adiantados no curso de Flauta disse: “é uma pena a Filarmônica fechar, muitos de nós estamos evoluindo e já podemos ater tocar num coral de flauta, agora quem quiser aprender tocar tem que ir para Serrinha”.
Já Wilian disse: “vamos ficar sem ter o que fazer nesse horário, eu fico triste porque já tinha aprendido algumas notas”.
O Presidente Rubenilson bastante emocionado disse: “Fizemos o que estava ao nosso alcance, fundamos, abrimos, formamos turmas, infelizmente chegou-se a este ponto, só quem viu os meninos tocando pode avaliar o quanto perdemos com a suspensão das aulas, algumas pessoas já havia me alertado que por aqui tudo gira em torno do cimento ou pedra, cultura e arte é só fachada” concluiu. Em conversa com os presentes o comerciante comentou que a violência, a evasão escolar é fruto da falta de investimento nos projetos que despertam nos jovens a disciplina, união e que lhes transfiram conhecimentos, valorizando sempre a educação,  isso tudo fazia parte do projeto da Filarmônica.
É mais fácil construir um menino do que consertar um homem.
Charles Chick Govin
Textos relacionados clique nos links abaixo:
Ronda @ Nossa Voz

2 comentários:

  1. Lamentável uma entidade como a Filarmônica 30 de Março ter que fechar suas portas por falta de recursos. Uma frustração geral para os alunos, para a diretoria, para todos que amam a música e a cultura; frustração para toda a comunidade e para os amigos de Barrocas.
    Não se deem por vencidos. Vão à luta; unam-se, conversem... Uma luz há de brilhar no fim do túnel e Barrocas "vai ver a banda passar, tocando coisa de amor". "A moça triste que vivia calada" vai sorrir.E a meninada toda vai se assanhar "pra ver a banda passar,
    cantando coisas de amor".
    Que estes homens sérios que vivem contando dinheiro, parem de contar e abram a mão para ajudar a cultura local.
    E, assim, a nossa gente sofrida vai
    despedir-se da dor..."Pra ver a banda passar,
    cantando coisas de amor".

    ResponderEliminar
  2. Não dar para acreditar... saber que existem pessoas que só fazem falar e não poem nada em prática. Que tipo de governo é esse?! Que não ajuda no desenvolvimento social da cidade... cade a cultura, a educação, a saude, pois a cada dia que passa fica mais dificil se viver em sociedade, as possoas que governa nossas cidades só pensam no seu bem está enquento o população sofre... Até quando...?

    ResponderEliminar