Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fogo Simbólico marca o início da Semana da Pátria também em Barrocas

Secretária de Educação ascende a pira.

 “Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!” Foi no clima de muita emoção e patriotismo que Barrocas recebeu o fogo simbólico, marcando assim o início da semana da pátria.

O Fogo Simbólico tem suas origens  em 1937, um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a idéia do fogo, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a idéia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o Território Nacional, em peregrinação cívica.
Na região há mais de duas décadas a tradição do Fogo Simbólico se faz presente, na edição 2012 a corrida passou por várias cidades entre elas: Monte Santo, Euclides da cunha Cansanção, Queimada, Santa luz, Valente, Conceição do Coité, Barrocas, Biritinga e Serrinha. Em Barrocas algo que marcou foi à presença forte dos atletas dos mais diversos esportes, esportes esses quem vem se destacando e levando o nome da cidade por todo o Brasil; BiciCross pelo ESC, MotoCross com a equipe Dany Cross, Muay Thay com Victor, Fultsal, Futebol (Masculino e Feminino).

Pilotos do Motocross e jovens barroquense conduzem as bandeiras do Brasil, Bahia e Barrocas
Além do povo que esteve prestigiando e dos atletas a secretária de educação Ana Clécia esteve representando o poder público, ela recebeu dos atletas de Coité a tocha e ascendeu a pira olímpica. Em suas palavras disse que esse fogo simbólico é para representar o fogo do bom cidadão, do cidadão que tenha amor e respeito para com a Pátria e entre os outros cidadãos.

Piloto do Bicicross Kauã Sherman recebeu a tocha das mãos da Secretária Ana Clécia.
Rubenilson idealizador do Projeto ESC em conversa com a equipe do J@NV enfatizou a importância dos esportistas no evento, viu a edição 2012 como a mais bonita até então, isso estimula os jovens à prática dos esportes, e dá o reconhecimento a quem já está na área.
Depois de cantado o Hino Nacional os pequenos pilotos do BiciCross Kauã e Pedro e a piloto Ciane, iniciaram a corrida final até Serrinha, cada um correu um trecho com a Tocha Olímpica que foi passada para o Secretario de Cultura Esporte e Lazer, Mário Ricardo, outros esportistas deram continuação até o próximo destino.

João Pedro passa a tocha para a atleta Ciane.
Corredores Barroquenses cravam novo record fazendo o percurço até Serrinha em 17 minutos.
 Parabéns Brasil, parabéns atletas!
 
Por Antonio Zacarias - J@NV

Sem comentários:

Enviar um comentário