Município ganhou 1.177 novos eleitores e registrou aumento de 8,6%, o maior entre as cidades da região com menos de 20 mil habitantes |
Entre os municípios de porte semelhante, Barrocas aparece à frente de Biritinga, que registrou crescimento de 737 eleitores (5,9%), e de Retirolândia, com aumento de 427 eleitores (3,4%). Embora Serrinha tenha apresentado o maior crescimento em números absolutos, com 2.115 novos eleitores, a comparação proporcional evidencia o destaque alcançado por Barrocas.
Os números também chamam atenção porque foram registrados em um cenário no qual o Território do Sisal, no conjunto dos seus 20 municípios, apresentou redução de 2.310 eleitores em relação ao levantamento anterior. Enquanto cidades como Monte Santo (-2.590), Itiúba (-1.313), Araci (-1.243) e Cansanção (-1.074) registraram queda no eleitorado, Barrocas seguiu caminho oposto, consolidando o maior avanço entre os municípios de menor porte da região.
Outro dado que reforça esse crescimento é a proximidade entre o número de eleitores e a população do município. Segundo o IBGE, Barrocas possui população estimada em 15.780 habitantes, enquanto o eleitorado apto para as eleições de 2026 soma 14.920 pessoas. Embora essa relação também seja observada em diversos municípios brasileiros, os números demonstram a expressiva evolução do cadastro eleitoral no município nos últimos anos.
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:
Enviar um comentário