Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Barrocas terá Banco de Resfriamento de Leite.

Cerca de dez produtores barroquenses já estão cadastrados no programa, que iniciará em aproximadamente 30 dias.


O produtor fará a ordenha das vacas em sua propriedade, e entregarão o leite no Banco de Resfriamento que funcionará na sede, em seguida o leite será resfriado e depois levado a Feira de Santana para ser pasteurizado. O leite pasteurizado, independentemente do tipo, é o resultado do processo de tratamento térmico denominado pasteurização (HTST – High Temperature Short Time), que consiste em elevar a temperatura do leite cru de 72o a 75o C, por 15 a 20 segundos, resfriando-o imediatamente a 5o C. Após esse processo, o leite pasteurizado é embalado. A pasteurização garante a eliminação dos microorganismos patogênicos do leite, mas nele ainda permanecem ativos alguns microorganismos capazes de deteriorá-lo. Para impedir a ação de tais microorganismos é que o leite pasteurizado necessita de uma perfeita cadeia de frio até a mesa do consumidor.

Todo o leite pasteurizado em Feira de Santana retornará para Barrocas e será utilizado na merenda escolar e em outros projetos como o Fome Zero.

O produtor cadastrado receberá por litro de leite repassado o equivalente a de R$0,74 (setenta e quatro centavos) dinheiro que será depositado quinzenalmente em sua conta bancária.

Produtores interessados em participar devem procurar a Secretaria de Agricultura para fazer o cadastro.

Está medida deverá aumentar a produção de leite em nossa cidade, gerando emprego e renda, beneficiando tantos os produtores como aqueles que serão contemplados com a distribuição do leite.

Da Ronda @ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira
Informações do site: terraviva.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário