Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Antigo Matadouro continua abandonado, apesar de ter sido reinaugurado.

Antigo Matadouro, Centro Cultural só na placa.
Visitamos na manhã dessa sexta-feira (21), o antigo Matadouro Municipal, a situação do prédio histórico é triste. O piso e o telhado foram parcialmente destruídos, parte da madeira já foi retirada, as paredes, depois que os ferros onde antigamente eram penduradas as carnes, foram arrancados, estão cheias de buracos.
O local não é utilizado para abate de animais há alguns anos, e ficou abandonado por algum tempo.
Em Janeiro de 2010, a realidade do local parecia que seria mudada. Os Rondonistas, Universitários do Projeto Rondon, que ficaram na cidade por dez dias, sugeriram que o local fosse transformado num Centro Cultural e recebesse eventos como festivais de violeiros, samba de rodas, quadrilhas, oficinas de artesanatos dentre outros. Além de resgatar o local a realização desses tipos de eventos valorizaria a comunidade, e a rua que deu inicio a Barrocas, conhecida carinhosamente como “Rua de Baixo”.
Os Rondonistas fizeram sua parte, com a ajuda de estudantes, na maioria crianças limparam o local , pintaram, plantaram árvores e até fixaram uma placa. Neste mesmo dia foi feita uma exposição com dezenas de fotos feitas pelos Rondonistas. O Centro Cultural Antigo Matadouro foi até inaugurado simbolicamente e contou com as presenças do Coronel José Paulo Vitório da Cunha, Dr. Antonio Ezequiel , Prefeito José Almir (Recém empossado), Professores Márcio (Unicentro Paraná) e Aline (FTC ) e cidadãos barroquenses.
No próximo dia 23 completa-se um ano da “inauguração” e a realidade do antigo matadouro se não é a mesma é pior que a anterior. Há relatos de que à noite o movimento no local é constante e suspeite-se que o prédio seja utilizado para uso de bebidas alcoólicas e até drogas.
Fica o registro para que as autoridades competentes tomem as devidas providências para que em breve O Centro Cultural Antigo Matadouro não seja apenas um nome numa placa que daqui a alguns dias pode não estar mais por lá, pois está segura por simples pregos retorcidos.
Outras imagens:
Parte interna do antigo matadouro.
Placa que transforma na teoria o antigo matadouro em Centro Cultural.
Foto arquivo: Dia de Reinauguração.
Veja matéria da época, clicando  aqui!
Da Ronda @ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário