Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Barrocas, suposto Abono Salarial, movimento a economia local.

Contando_dinheiroMais uma vez foi pago pela Prefeitura Municipal, aos professores de rede Municipal de Educação o tão esperado “Abono Salarial”, conforme é classificada a quantia paga no final do ano letivo. Desta vez o valor pago ficou entre 2.300,00 e 2.500,00 (dois mil e trezentos e dois mil e quintos reais) para cada servidor, mesmo recebendo uma “bolada” tem gente reclamando pois alega que o valor deveria ser o mesmo para todos. Talvez tenham razão.

Não se sabe de outra prefeitura na nossa região que pague um valor equivalente ao repassado em Barrocas. Assim fica a dúvida qual a origem desse pagamento já que conforme a Caixa Econômica valor de um Abono Salarial é equivalente a 1 salário mínimo.

O Abono Salarial é liberado anualmente aos trabalhadores cadastrados no PIS que cumpram os requisitos previstos em lei. O pagamento é efetuado conforme cronograma estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador e divulgado pela CAIXA

Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS?
Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:
- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP;
- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração e
- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado.

Qual é o valor do benefício?
O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

Fonte: Caixa Econômica Federal

5051928347_6b4d7eb368_zIndependente de qual seja a fonte, o motivo e o verdadeiro valor, para os servidores da educação o recebimento é bom, pois dá para tirar projetos do papel, e ainda ajudar nas despesas de início de ano (material escolar dos filhos, IPVA, IPTU), para a cidade o pagamento do tal abono “gordo” é muito bom pois movimenta o comércio local.

Fica a dúvida, que dinheiro é esse? Segundo informação trata-se da diferença entre o salário que é pago durante o ano e o valor do teto que deveria ser pago aos servidores, assim com o pagamento mensal abaixo do teto, no final do ano fica um bom saldo, é esta quantia que é repartido entre os professores.

Se é esse o verdadeiro motivo, não seria melhor equiparar o valor do salário para que o servidor receba mensalmente o seu dinheiro, e não fique vivendo de especulação e dependendo da boa vontade dos políticos?

Da Ronda @ Nossa Voz

1 comentário:

  1. Este abono é o acúmulo da verba dos 60% dos professores, coordenadores e direção que sobra todo mês, pois o governo não distribui em pagamento toda a verba dos 60% e por isso sobra.
    Seria mais viável aumentar o salário destes profissionais dividindo toda a verba durante todo o ano, já que o repasse é certo e aumenta a cada mês.

    ResponderEliminar