Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Mutirão de retificação de prenome e gênero beneficia comunidade LGBTQIA+ em Serrinha

Mutirão foi realizado na última quarta. Foto Reprodução
No último dia (28), uma ação de grande importância ocorreu em celebração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ em Serrinha. Tratou-se de um mutirão de retificação de prenome e gênero para pessoas trans, com o objetivo de garantir o direito ao nome e à aprendizagem da pessoa humana.

A iniciativa foi realizada na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e contou com a participação não apenas da comunidade local, mas também de pessoas de Lamarão e Biritinga. O mutirão foi idealizado pela advogada Fernanda Borges, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB, em colaboração com a OAB subseção Serrinha, o coletivo Flores do Sisal, Jarele Rocha, Dra. Geane Costa, Dra. Adenilde, Dra. Monique Marques, Janesuele Queiroz e Liz Miranda, secretária de Desenvolvimento Social de Serrinha.

"A transferência de quarta-feira foi o primeiro passo de uma ação coletiva para retificar o nome e o gênero da documentação civil de pessoas trans. Esse mutirão visa garantir o direito ao nome e a aprendizagem da pessoa humana, tornando acessível esse direito, pois a ação isentou o requerente das custas do processo", disse Fernanda Borges ao site Info Serrinha.

Essa transferência representou o primeiro passo de uma ação coletiva para retificar o nome e o gênero nas documentações civis de pessoas trans. O mutirão teve como objetivo tornar acessível esse direito, isentando os requerentes das custas do processo. Ao todo, 20 pessoas foram atendidas e puderam realizar a atualização de maneira gratuita.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do Info Serrinha

Sem comentários:

Enviar um comentário