Páginas

Mostrar mensagens com a etiqueta Policia Militar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Policia Militar. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Território do Sisal: Município de Conceição do Coité registrou 26 homicídios em 2021

Veículo do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Foto Reprodução Calila Notícias
O município de Conceição do Coité, depois de um período em queda, voltou a registrar altos índices de violência no última ano, foram 26 homicídios ocorridos nos 12 meses de 2021. No primeiro semestre, dez ocorrência foram apresentadas, com 16 no segundo. Nos últimos quatro anos, uma queda vinha sendo registrada, mas os número voltam a já preocupam as autoridades. Segundo dados revelados pelo site coiteense Calila Noticias, nos últimos 7 anos, os que tiveram números relativamente altos foram: 2014 (25), 2015 (24) e 2016 (36).

Com a chegada da delegada Ludmila Araújo à cidade em 2017, no mesmo ano houve uma queda, sendo registrados 27 óbitos, já no ano seguinte 2018, registrou-se (24), em 2019 (15) e 2020 (14), crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). O primeiro semestre sempre apresenta uma quantidade menor de crimes violentos. No ano 2021 não foi diferente, de 1º de janeiro a 30 de junho foram registrados 10 homicídios, enquanto de 1º de julho a 31 de dezembro as policias Civil e Militar tiveram casos para apurar mais que o ano inteiro de 2020, quando registraram 16 homicídios, totalizado os 26 casos.

O ponto fora da curva no segundo semestre de 2021 se deu por conta de três duplos homicídios e um triplo. No caso do triplo homicídio que teve pai e filho, e um amigo deles, sequestrados em casa na zona rural de Salgadália. Os corpos foram encontrados próximo aos limites municipais com Barrocas e Araci (veja matéria aqui). Não temos a confirmação se a investigação ocorre na Delegacia de Coité.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do Calila Notícias

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Polícias Militar e Civil apreendem aves silvestres comercializadas ilegalmente na feira livre de Serrinha

Foto Reprodução - ASCOM 16º BPM

Em uma operação que envolveu equipes da Polícia Militar, através do 16° BPM, e da Polícia Civil, através da 15° COORPIN, realizada no sábado dia 02 de outubro em ação conjunta na na feira livre da cidade de Serrinha, foram resgatadas 52 aves que estavam sendo comercializadas ilegalmente.

Fotos Reprodução
Foram recuperados pássaros como papa-capins, chapéus de couro, azulões e cardeais, entre outros, que estavam sendo ofertados em caixas e gaiolas pequenas. O objetivo da ação foi combater crimes ambientais, buscando evitar o comércio ilegal de animais, atuação muito comum no território do sisal.

De acordo com a PM, a operação contou ainda com o apoio do médico veterinário da Prefeitura de Serrinha, que examinará as condições de saúde dos animais, os quais, após readaptação, serão soltos em seu habitat natural. Segundo dados do Ibama, o tráfico de animais silvestres no Brasil provoca a retirada anual de aproximadamente 38 milhões de exemplares das florestas, matas, mas também da caatinga. Desse total, cerca de 4 milhões são comercializados de forma ilegal.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman ASCOM 16° BPM/Serrinha

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Polícia Militar da Bahia iniciará os testes com câmeras acopladas nas fardas dos policiais

Foto: Reprodução/ ATARDEONLINE
O sistema de câmeras acopladas nas fardas dos policiais militares começarão a ser testado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia neste mês de agosto, quatro marcas serão analisadas no processo. A medida será realizada após estudo e visita técnica realizados pela Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO). 

Os novos equipamentos, filmarão abordagens, flagrantes e situações de confrontos envolvendo guarnições. O estado de São Paulo por exemplo, já utiliza o dispositivo e os resultados já são positivos. Em sua fala, Ricardo Mandarino afirmou que estes novos instrumentos beneficiará também os cidadãos que sofrem com abuso de poder entre outros delitos: "Temos sempre que evoluir. Os resultados alcançados por outros estados mostram que esse é um caminho. Queremos tornar a polícia baiana ainda mais cidadã. Durante a reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública, em Goiânia, defendi o uso do equipamento. Ele vai proteger os policiais, mostrando as dificuldades enfrentadas", afirmou.

Segundo o superintendente da SGTO, coronel Marcos Oliveira, após a realização dos testes com as câmeras, as empresas que comercializam esse tipo de equipamento serão convidadas para uma audiência pública, onde detalhes sobre a utilização e eficácia poderão ser esclarecidos.

Da Redação por Ana Clara Santos/ Informações: A tarde Online

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Prefeito de Conceição do Coité reúne-se com PM em busca de melhorias na segurança pública

Foto: Reprodução/ PMC
O prefeito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo (DEM), esteve reunido na quinta-feira (29), com o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Michel Muller, além do Tenente Laerte, Major Marcelo, Major Teixeira.

Segundo publicação da página do governo municipal, o Prefeito Marcelo, conversou com o comando sobre a possibilidade da mudança da sede da Polícia Militar, como também a viabilidade de trazer uma nova viatura para atender as demais necessidades do município. A página ainda destaca que o objetivo do encontro foi buscar mais segurança ao município. Conceição do Coité enfrente uma onda de violência, com assassinatos e tentativas de assassinatos registrados nos últimos dias.

Em março deste ano o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública da Bahia entregou cerca de 161 veículos entre motos, carros e quadriciclos para a PM. Os veículos somaram um investimento de aproximadamente R$ 6,5 milhões. O Governador também anunciou recentemente um novo sistema de monitoramento de câmeras e reconhecimento facial e de placas veiculares que será implantado em 79 cidades baianas.

Da redação por Ana Clara Santos

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Novo sistema de videomonitoramento será implantado em Cidades baianas, projeto terá investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão

Foto: Reprodução/ Veja
Ao menos 80 cidades baianas receberão um novo sistema de videomonitoramento até 2022. Nesta quarta-feira (14), Rui Costa (PT) informou sobre o novo sistema que será implantada, a ferramenta utilizará inteligência artificial para otimizar e facilitar o trabalho dos policiais, segundo o governador, o investimento será de aproximadamente  R$ 1 bilhão.

O governador explicou que esse sistema não será como os tradicionais onde os policiais tem que ficar olhando os telões, funcionará com inteligência artificial que automaticamente irá identificar as placas de veículos e pessoas: "“Esse videomonitoramento se diferencia do que hoje é feito em algumas cidades, nas quais fica aquele painel de televisões e os policiais ficam acompanhando várias TVs, sendo cada TV com uma imagem da câmera. (...) Vai rodar o sistema e toda placa que tiver sido roubada, com algum problema policial, e aquela imagem vem pra tela, informando aonde o carro está passando, em que condições, qual é a rua. Outro exemplo: Alguém que foi identificado pelo reconhecimento facial, o computador processa se aquela pessoa tem mandado de prisão em aberto, participou de algum crime recentemente. Portanto, a polícia vai poder se antecipar”, afirmou o chefe do estado. 

De acordo com o governo estadual, as câmeras serão instaladas em pontos estratégicos das cidades. Também será implantado um sistema de transmissão de imagens nas viaturas e fardamentos dos policiais militares da Bahia. 

Da Redação por Ana Clara Santos