Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os desafios das famílias barroquenses.

Fonte:geracaoobjetivo07.blogspot.com
 Estamos sempre sendo pegos de surpresa quanto aos atos dos nossos filhos. A cada dia eles ficam mais espertos, inteligentes e conseguem fazer coisas que na nossa época nem imaginávamos realizar. Eles dominam todos os equipamentos eletrônicos da casa, desde computadores aos super celulares. No nosso tempo até para programar um canal de TV sofríamos e muitas vezes tínhamos que chamar um técnico. Mais os nossos filhos não estão desenvolvidos apenas em relação à tecnologia, e aí pode está o problema deste século. Hoje em dia eles começam a namorar mais cedo, tem a primeira relação sexual antes dos 15, consomem bebidas alcoólicas antes dos 18. Nos finais de semana tem carro e moto na mão para ir e vir. Em alguns casos mais extremos entram no mundo das drogas cedo e quando nós pais ficamos sabendo já é quase tarde demais.

Fonte: eunanet.net
Nossos filhos dificilmente vão bem na escola, esta por sua vez, vem perdendo a cada dia mais e mais alunos, o desinteresse é grande e os programas governamentais que deveriam incentivar não funcionam. Mesmo com as crianças faltando cada vez mais às aulas seus pais continuam recebendo benefícios que os contemplam justamente para manter as crianças na escola. Em nossa cidade segundo informações não há sequer um corte por falta de freqüência escolar.

Todos nós sabemos que a falta de emprego na região obriga os pais de família a viajar para outros estados na busca por um trabalho digno, e este pode ser um dos fatores que tem criado uma série de problemas envolvendo os jovens barroquense. A família brasileira vem perdendo os seus valores, talvez seja este o motivo de tanta barbárie que vemos pela TV, agora imagine como uma mãe conseguirá impor limites ao filho, já que este desde cedo não tem a figura do pai, que impõe respeito, dita regras, exige disciplina? Claro que há casos em que mães conseguem criar seus filhos mesmo com os pais longe e mesmo assim estes filhos seguem as determinações da matriarca, mais na maioria dos casos acontece o contrário.

Fonte:diganaoaerotizacaoinfantil
 A evasão escolar na cidade é grandiosa, o número de menores consumindo bebidas alcoólicas só cresce, crianças são vistas dirigindo, pilotando e a droga aos poucos vem se tornando uma ameaça real.

Os desafios das famílias barroquenses são muitos, e para enfrentá-los precisamos cada vez mais de entidades com projetos voltados a apoiar as famílias nesta tarefa que não é fácil mais também não é impossível, de criar filhos disciplinados, com consciência social, respeitadores e acima de tudo com potencial de futuro, e este caminho se inicia com uma boa educação.

Por Rubenilson Nogueira

1 comentário:

  1. Tambem precisamos ficar de olhos abertos e fiscalizando o que o jovem faz na internet, pois os sites de relacionamentos, sexos e salas de bate papos estão trezendo problemas sérios, colocando em risco a integridade da familia e do próprio adolescente.

    ResponderEliminar