Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Barroquense retorna depois de 59 anos para rever familiares.

Diretor do jornal, Rubenilson , senhor João e dona Rosa.
 O senhor João Dias de Magalhães, saiu de Santo André onde mora, no estado de São Paulo na terça-feira 06 de julho às 11h00min, decidido a reencontrar seus familiares, chegando em Serrinha quinta-feira dia 08. Há 59 anos Magalhães como é conhecido, saiu da Fazenda Tanque do Cachorro, que se localizava há 6km do ainda distrito de Barrocas-Bahia, com destina a São Paulo em 1951 viajando de trêm, como muitos buscava um emprego.

O primeiro emprego foi de ajudante de soldador no cais de Santos, além desta profissão atual em tantas outras até se aposentar como Montador de estrutura Metálica. Durante estes 59 anos visitou sua terra natal apenas uma vez quando veio a pedido da empresa, trabalhar em feira de Santana, esta visita aconteceu a mais de 55 anos. Segundo ele nos contou, na última visita que fez a Barrocas só tinha a rua de baixo, e algumas casas na parte de cima, nem o mercado existia, as feiras aconteciam debaixo de arvores que ficavam onde hoje é a estação. Quando vivia na Fazenda Tanque do Cachorro ele trabalhava como carreiro, conduzindo um carro de boi e transportava os produtos colhidos no pequeno sítio da família. João é filho da senhora Inês do tanque do Cachorro já falecida.

Para chegar até Barrocas não foi fácil, João tem 83 anos viajou de ônibus e sozinho, por pouco não se perdeu. Após tomar um remédio para pressão ele perdeu o sentido, por sorte já estava em Serrinha. Ele desceu na rodoviária sem saber onde estava, segundo nos contou imaginou que estivesse em Santo André, e tentou pegar um taxi para casa. Enquanto isso suas malas seguiam para Euclides da Cunha. Sem malas e ainda sem saber onde andava foi parar no bairro da Santa, lá foi amparado por um senhor chamado José, seu Zé como ele o chama. João estava perdido, e já era observado por dois desconhecidos. Ao pedir informações, foi amparado pelo senhor que lhe deu abrigo e em seguida veio com ele até Barrocas à procura dos familiares. “Seu Zé foi um anjo, sem me conhecer me ajudou, me deu abrigo, recuperou minhas bagagens e ainda ajudou a reencontrar meus familiares”.

Perguntado sobre o que achou hoje da cidade onde nasceu? Disse: “Há ta muito bonita, cresceu, antes aqui não tinha quase nada, hoje tudo é diferente”.

Sobre o reencontro com a família falou: “eu vivia pensando nos meus irmãos, sempre querendo revê-los, até que decidir viajar, não podia ficar como estava, hoje volto feliz e satisfeito, mais ainda porque fui bem recebido por todos”.

Sr. João
Por aqui ele reencontrou duas sobrinhas, uma delas dona Rosa filha da sua irmã Laura Dias Magalhães, que tinha apenas dois anos quando ele partiu. Dona rosa o levou ao Poço Grande para conhecer duas das suas irmãs que vivem lá, uma delas sua mãe. Ele ainda reviu um irmão que mora em Serrinha.

O senhor João Dias de Magalhães que é casado e tem cinco filhos, retornou para o Estado de São Paulo na tarde desta sexta-feira, depois que conversou com nossa equipe. Pelos poucos momentos que passamos com ele, percebemos que é um homem simples, humildade e dono de muita sabedoria.

Por Rubenilson Nogueira.
Com informações de Clécio Queiroz e Dona Rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário