Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2019

Mudança: Antigo Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, passa a se chamar, Colégio Estadual de Barrocas

Imagem Reprodução
Nesta terça-feira (18), em documento enviado ao JNV, a Direção do Colégio comunicou a mudança do nome que, de acordo com o exposto, atendeu à orientação do Ministério Público, que, observando princípios de impessoalidade e moralidade, recomendou a adequação dos nomes das escolas da Rede Pública de Ensino, com a retirada dos nomes de pessoas vivas, considerando ainda o que diz a Constituição Federal e Constituição do Estado de Bahia. A mudança já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A escolha do novo nome, aconteceu através de reunião com alunos, pais, professores e funcionários que juntos discutiram a nova nomenclatura. O novo nome da unidade, foi aprovado por unanimidade, não tendo nenhuma conotação política, sendo uma referência clara ao município. Assim, a unidade criada no ano de 1988, passou a chamar-se; Colégio Estadual de Barrocas (CEB). A mudança já foi publicada no Diário Oficial do Estado, através da portaria Nº 585/ 2019.

CEB – Colégio Estadual de Barrocas 

A direção do Colégio Estadual de Barrocas/CEB, antigo CEPPC, vem informar a população do município de Barrocas e cidades vizinhas que atendendo à Recomendação nº16/2016 do Ministério Público, Simp nº 003.0.242620/2016, que trata da “adequação dos nomes das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino aos Princípios de Impessoalidade e Moralidade, com a retirada dos nomes de pessoas vivas”, e considerando o disposto no Art 37, inciso XXII, parágrafo 1°da Constituição Federal e os Art 21 e 27 da Constituição do Estado da Bahia” (Ofício circular nº01/2017-DIROE/CLO), procedeu com tramites para mudança de denominação da UEE. Em cumprimento às demais orientações, o então CEPPC realizou uma reunião com alunos, pais, professores e funcionários para discutir a nova nomenclatura da Unidade Estadual de Ensino/UEE, foi apresentado pela gestão escolar o nome de “COLÉGIO ESTADUAL DE BARROCAS”, que não traria nenhuma conotação política e representaria o nome do município de forma clara. Os partícipes da reunião aprovaram o novo nome por unanimidade, foi feito o registro em ata e os procedimentos necessários realizados e os documentos enviados à SEC-Ba. 

Após aprovação, o orgão estadual de educação publicou portaria com a mudança oficial de denominação em 15 de junho de 2019, conforme cópia de Diário Oficial abaixo:

Clique para ampliar
No documento, a Direção afirma que reconhece o legado do CEPPC no município e na vida dos barroquenses, assim como a história do ex-deputado Plínio Carneiro da Silva:  "Reconhecemos o legado do Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro/CEPPC no município e na vida de muitos aqui de Barrocas, bem como a história do então deputado Plínio Carneiro da Silva desde a criação da UEE até a presente data. Nossos sinceros agradecimentos a quem nos deu identidade e apoio, possibilitando nossa existência no município. Devido à necessidade do cumprimento da legislação vigente, o Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro assume uma nova denominação" destaca o texto.

Sobre os arquivos e a qualidade do ensino: "O CEB assume o compromisso de oferecer aos jovens munícipes uma educação de qualidade, resguardando toda a história do antigo CEPPC, como também assegurar a manutenção dos arquivos e toda a documentação existente na UEE, garantindo a expedição dos documentos oficiais que são de sua obrigação"  afirmou o Diretor do CEB, José Denilto de Queiroz

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira - Com informações da Direção do CEB

Sem comentários:

Enviar um comentário