Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Barrocas: Tendo João Batista como Padroeiro, aos poucos, cidade começa a entrar no clima junino

Portal de acesso ao Arraiá São João Batista - Fotos: Victor Santos
Aos poucos as cores das bandeirolas tomam o entorno da Praça da Matriz, e o município de Barrocas entra de vez no clima Junino, época mais aguardada do ano para os nordestinos. O portal anuncia a comemoração do Arraiá São João Batista, padroeiro da cidade, que inicia as comemorações com o tradicional novenário da Igreja Católica. 

Além de chamar atenção, a ornamentação com bandeirolas e balões é um atrativo para fotos. A transformação da Praça da Matriz não passa despercebida. Anunciados pela gestão, Pablo do Arrocha e Jonas Esticado, estão confirmados na grade como as principais atrações do São João de 2019, na sede. Quem pretende passar as festas no município poderá aproveitar também de modo tradicional, ao lado da fogueira, com a mesa farta de comidas típicas da época, fogos de artificio e um forró pé de serra, costumes que persistem no pequeno município do Território do Sisal.


Quanto a economia local, o movimento de pessoas no comércio aumenta no período, a Praça Matriz nos finais de semana fica quase sempre lotada na área dos quiosques e as famílias que vivem fora, aproveitam as férias para visitar o município, e encontram aqui diversos pontos ambientalizados. O setor de vestuário começa a promover as peças quadriculadas, roupas mais coloridas que combinam com a época. 

As Escolas da Rede Municipal de Ensino e a Rede Estadual, seguem o recesso junino conforme o calendário do ano letivo. Assim, sobrando tempo para as crianças ocuparem os parquinhos e as ruas que também são ornamentadas. Comemorações acontecem quase todos os dias de junho em Barrocas, tanto na sede como na zona rural.

Djavan elogiou a ornamentação 
O jovem estudante de 15 anos, Djavan Silva, acompanha todos os anos a ornamentação e aproveita a época para descansar nas férias do período letivo: "é a melhor época do ano e esse ano a ornamentação tá mais bonita que nos anteriores, as bandeirolas chamam a atenção e fica esse clima de são João, se fosse pra dar uma nota, daria 9", pontuou. 

Moradora do entorno da Praça da Matriz, há 20 anos, antes mesmo da emancipação do município, a professora aposentada, Dirinha, acostumada com o movimento no período, não exita em assumir que este é o período mais alegre do ano: "dá pra perceber no rosto das pessoas a alegria nessa data, eu mesmo até me animo mais, só de sair de casa e sentar aqui na praça vendo a ornamentação, as cores, fico mais feliz", revelou. 

Professora Dirinha como é conhecida, diz que fica mais feliz no período junino. 

A novena começa no dia 15, indo até o dia 23 com atividades diárias em frente a Igreja Matriz, onde tem quermesse, comidas típicas sendo comercializadas e forró tradicional após as celebrações. 


@ Nossa Voz - Por Victor Santos / Colaborou Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário