Páginas

1

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Manifestação pacífica bloqueia acesso à mineração e cobra oportunidades para barroquenses

Um dos ônibus com trabalhadores que foi impedido de seguir devido a manifestação - Foto Reprodução Redes Sociais
Na manhã desta segunda-feira (1º), moradores da sede de Barrocas e de povoados vizinhos à Mineração Fazenda Brasileiro realizaram uma manifestação pacífica, bloqueando temporariamente o acesso à empresa. Pneus e veículos foram utilizados apenas como barreira na estrada, sem registros de incêndio ou confrontos.

Entre os participantes, barroquenses relataram frustração por não conseguirem vagas de emprego na mineradora. O conhecido Peixe da Barreira, resumiu o sentimento dos presentes: “Vontade eu já tive, mas oportunidade não. Estamos aqui reivindicando o nosso direito”. Já o senhor Mema, residente no povoado de Carrapato, lamentou que seus filhos e netos nunca conseguiram uma vaga, apesar de inúmeras tentativas: “Já botaram não sei quantos currículos e sempre ficam de fora. É muita humilhação”, afirmou.

Durante o protesto, representantes da comunidade entregaram à empresa um ofício com as principais reivindicações. O documento pede prioridade na contratação de moradores locais, programas de formação e capacitação profissional, aumento transparente do efetivo de trabalhadores, parcerias com a rede de ensino de Barrocas e fortalecimento do comércio local por meio da compra de bens e serviços no município.

Segundo o conhecido Arilson Ari Ari, a passagem foi liberada após representantes da empresa se comprometerem a realizar ainda hoje uma reunião para discutir as demandas. Os organizadores reforçaram que o objetivo do movimento é abrir diálogo e garantir que a presença da mineração no território traga desenvolvimento social e econômico também para os filhos e filhas de Barrocas.

A reunião foi realizada na sede de Barrocas, com representantes da mineradora e membros da comunidade, mas até o momento não há informações sobre como as reivindicações apresentadas foram recebidas ou quais encaminhamentos serão dados.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário