Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

Barrocas: Animais sem o habitat natural buscam abrigo na cidade.

SARIGUÊ
No inicio da noite de sexta-feira (03) um animal conhecido por Sarigué invadiu um estabelecimento comercial no centro da cidade. Os funcionários e clientes perceberam o visitante que nem se importou com o movimento, o bichinho entrou subiu numa mesa passou sobre o teclado do computador e foi se abrigar atrás da geladeira.

O proprietário da loja foi chamado e logo disse aos presentes que não era para machucar o animal, pois ele só estava ali à procura de abrigo. O Sariguê ficou escondido na geladeira por alguns minutos, até que resolveu sair e fugiu subido por um fio e chegando ao telhado.

Algumas pessoas ficaram com medo do pequeno animal, chegando a correr quando ele resolveu fugir. Teve até morador das proximidades com medo de dormir em casa.

SARIGUÊ - sarigué, sariguê, saruê ou sarigueia (Bahia), Nome científico Didelphys opossum, Animal mamíferos, da ordem dos marsupiais, e cuja fêmea tem sob o ventre uma espécie de bolsa, em que conduz os filhos. Na natureza têm como principal predador o gato-do-mato (Leopardus spp.), enquanto nas cidades são freqüentemente atropelados por terem a visão ofuscada pelos faróis e por terem pouca mobilidade – exceto nas árvores. São ainda confundidos por vezes com o gambá (Mephitis mephitis), que embora se assemelhe, não é um marsupial, mas sim um mustelídeo.

Por que os animais estão invadindo a cidade?

Na nossa região a cada dia, mais e mais pastos são criados para a criação, principalmente de Gado, e áreas destinada ao plantio, para isso a nossa caatinga é derrubada, assim praticamente já não existe áreas onde animais como o Teiú, o Tatú, a Raposa o Sariguê dentre outros consigam sobreviver. Na busca por alimento os animais vão á cidade e na maioria das vezes são mortos pelas pessoas, algumas por medo, outra por pura desinformação e há aqueles que matam por prazer.

A destruição dos habitats naturais desses animais, no nosso caso a caatinga, os colocam em risco de extinção.

Falar em preservação numa região como a nossa pode parecer “surreal”, mas ou iniciamos as discussões desde já ou num futuro próximo não teremos um desequilíbrio ambiental com grandes proporções.

Ronda- Jornal@Nossa Voz

2 comentários:

  1. Ontém a noite um Sariguê igualzinho a esse da imagem, entrou na minha casa, andou pela sala tranquilamente e depois saiu pelo jardim e foi embora!

    ResponderEliminar
  2. Pessoal vamos ter que para com essa onda que todos os animais ameaçados de extinção e culpa do comercio ilegal e caça...porque o governo não legaliza?????????? quem gosta desse comentário são eles os principal devastadores da fauna e flora os fazendeiros desmatamento e agricultores todos esquece dos agrotóxicos jogados na plantação para matar todos as especia de animais.. concordo plenamente com o texto acima parabéns;

    ResponderEliminar