Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que será da nossa história.

Foto: Senhor Dãozinho e seu neto, ao fundo a  antiga Maternidade Fernando L. de Queiroz .
Arquivo da Família. . 
Um barroquense, leitor deste Blog, recentemente entrou em contato com a nossa redação, buscando informações sobre a mudança do nome da antiga maternidade, que hoje é o Hospital Municipal José Maria Magalhães Neto, e que antes homenageava um descendente da família Queiroz. Com todo respeito ao atual homenageado, mas alguém sabe me informar quem é Dr. José Maria de Magalhães Neto?
Segundo Benjamin Queiroz, funcionário aposentado do Banco do Brasil, que atualmente mora em Salvador e exerce a advocacia na Capital do Estado, a antiga Maternidade de Barrocas se chamava Maternidade Fernando Lima de Queiroz, descendente do finado  Totonho do Cedro e Dãozinho Queiroz. Na época a Maternidade foi construída pela Fundação Banco do Brasil, contando com o apoio de Fernando que na ocasião era assessor do Presidente do Banco do Brasil, assim resolveram lhe prestar uma homenagem mais que justa já que se tratava de um barroquense e ainda por ter se empenhado para conseguir verba para a edificação do prédio
Passados alguns anos Barrocas deixa de ser cidade e depois de muita luta volta a ser emancipada.  Como todos sabem a pequena cidade se desenvolveu e o então prefeito José Edilson consegui junto ao Governo do Estado, transformar a Maternidade num Hospital, até aqui tudo bem, aproveito até para parabenizá-lo. Mas, em relação à mudança do nome, infelizmente não foi uma atitude acertada. Se queria o prefeito homenagear algum familiar de alguém que também foi importante na conquista do Hospital Municipal, ele não podia apagar a história e esquecer o quanto foi também importante como narra Benjamim , o senhor Fernando, assim poderia ter mantido o nome dele na maternidade do Hospital.
Foto do atual Hospital
Não podemos esquecer-nos de pessoas que foram importantes antes do que somos hoje, para muita gente Barrocas foi criada em 2000, para alguns políticos só merecem respeito e admiração quem participou desta luta. Não se pode esquecer-se de pessoas importantes que muito contribuíram com a cidade antes de ela ser o que é hoje.
Leiam abaixo parte do texto enviado por Benjamin:
Meu caro Rubem,
Não estou reivindicando que seja alterado o nome do Hospital de Barrocas. Mas se existe no hospital uma maternidade que seja mantida a homenagem ao meu primo Fernando Lima de Queiroz que foi um dos artífices do projeto de edificar um pequeno prédio em favor da comunidade.
Diga-se que a iniciativa foi do gerente do Banco do Brasil de Serrinha, à época, Sr. Jonilson Batista da Silva que contou em Brasília com a ajuda do Fernando Queiroz Secretário do Presidente do Banco. Veja na foto que se informa ter sido o prédio construído com recursos da Fundação Banco do Brasil. É uma questão de justiça e de respeito a um ilustre barroquense, no meu ponto de vista.
Grande abraço, Benjamim Brito de Queiroz, funcionário aposentado do Banco do Brasil, atualmente exercendo a advocacia em Salvador, às suas ordens.
Por Rubenilson Nogueira
Informações de Benjamin Queiroz.

1 comentário:

  1. Surpresa descobrir esse comentário de meu amigo Benjamim. Lembro-me de você, Benjamim, quando foi gerente do Banco do Brasil aqui em Alagoinhas. Nunca mais tinha tido notícia de você. Um abraço!
    Muito justa a sua observação quanto ao nome do hospital de Barrocas. Já que não fica bem mudar o nome agora, sugiro que uma das alas do hospital ou mesmo a sala de partos tenha o nome de nosso conterrâneo e benfeitor da terra, Fernando Lima de Queiroz. Com a palavra os vereadores, principalmente Betão.

    ResponderEliminar