Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ave ferida supostamente por tiro foi capturada por motociclista na manhã desta quarta-feira.



Jamesson Almeida morador da comunidade de Boi Preto seguia por volta das 7 horas para Barrocas onde trabalhar , quando de repente nas proximidades da comunidade de Boa União uma ave conhecida na região como “Sariema”, passou em frente a sua moto. O rapaz vendo que o animal estava debilitado parou e mesmo com certo trabalho conseguiu capturar-la.

Sariema, Siriema ou Seriema são nomes vulgar dado a ave pertencentes à família dos cariamídeos (Cariamidae), da ordem dos cariamiformes (Cariamiformes). São aves de médio porte, terrestres, que preferem correr a voar. O grupo é nativo da América do Sul e habita zonas de pradaria ou florestas abertas. As seriemas alimentam-se de insectos, lagartos e pequenas cobras, como também de cajuis e cajus do cerrado. Em contato com os humanos, as Seriemas são sempre desconfiadas e quando se sentem ameaçadas por eles, costumam abrir suas asas e enfrentá-los. Diz a lenda que o canto deste pássaro indica o final da época das chuvas.

Aceitam diferentes tipos de alimentos dados pelo homem, como grãos de milho e pedaços de pão. Andam em casais ou pequenos grupos. Só voam quando se sentem obrigadas. À noite abrigam-se no alto das árvores, onde também constroem seus ninhos.

Infelizmente ainda é comum a caça e estas e a outras aves e animais em nossa região, apesar de não acontecer com tanta frequência como no passado. Além da ameaça dos caçadores os animais sofrem com os constantes desmatamentos que acontecem na região, promovidos por fazendeiros e até pequenos agricultores.

A ave receberá alimento e será tratada, em seguida libertada para viver no seu habitat natural. 

Ronda @ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário