Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Bahia tem 13 municípios em epidemia de dengue e outros oito estão em alerta ou sob risco

De acordo o Sinan, entre o mês de janeiro até 6 fevereiro de 2024 a Bahia tem 4.068 casos notificados de dengue.
Informações divulgadas recentemente pelo Governo do Estado, revelaram que a Bahia está com 13 municípios em epidemia de dengue, e outros oito estão em alerta ou sob risco. Foi o que apontou o levantamento feito pelo Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan). 

Para reduzir a possibilidade do avanço de casos, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, se reuniu na quinta-feira (08) com prefeitos e gestores municipais de saúde de cerca de 70 municípios de localidades que encontram-se em atenção, seja por conta do histórico da doença, seja por ter sofrido com as fortes chuvas do início do ano.

Na reunião foi destacado que a equipe técnica da Secretaria da Saúde do Estado tem intensificado o trabalho de apoio e assistência técnica aos municípios, “Tenho a percepção que estamos de mãos dados com os gestores municipais. Não temos como trabalhar de forma isolada”, afirmou Roberta Santana.

A ideia do encontro foi fortalecer a cooperação entre as autoridades locais e a gestão de saúde, buscando soluções conjuntas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo o Sinan, entre o mês de janeiro até 6 fevereiro de 2024 (semanas epidemiológicas 1, 2, 3, 4 e 5), a Bahia tem 4.068 casos notificados de dengue.

A Diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, que também participou da reunião, reforçou a necessidade dos municípios de promover mutirões de limpeza, eliminando focos do mosquito causador da dengue. 

Municípios em Epidemia: Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú. Municípios em alerta para epidemia: Ibicoara, Tanque Novo, Mortugaba e Brejões. Municípios sob risco: Adustina, Chorrochó, Belo Campo e Anagé.

@ Nossa Voz - Com informações do Governo do Estado

Sem comentários:

Enviar um comentário