Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

É tempo de planejar as finanças

fim-de-anoMais uma vez chega o fim de ano, e muitas coisas acontecem nesse período. Muitas pessoas estão se preparando para as festas, compram novos vestuários reformam suas casas, outros se preparam para os vestibulares, quem estuda já está aguardando para o fim das aulas. Além do que é a partir de agora que muitos se planejam para o próximo ano.

material construçãoEm Barrocas, já pode ser vistos os primeiros sinais do “aquecimento” da economia, onde em algumas áreas do comércio, como materiais para construção e vestuário têm suas vendas aumentadas. Quem poupou o ano inteiro, já está em planos de começar designar suas economias com para as compras.

loja-roupaCertamente, toda essa movimentação de capital, é de extrema relevância para o município, ou país, pois gera empregos, acarretando numa circulação de renda ainda maior. Porém, muitos compram a prazo e depois não conseguem quitar suas dívidas, e isso explica o aumento da inadimplência, após a passagem das festas de fim de ano. Consequentemente toda a sociedade perde, pois muitos entram para o Sistema de Proteção de Crédito o SPC, além de que aquele empresário que investiu suas economias para repor seu estoque, não terá o retorno completo, ou seja, os lucros.

inadimplencia das empresasNo entanto, deve-se primeiramente saber planejar as finanças. Como prescrito, o consumismo sem uma programação, pode causar danos, não basta apenas se planejar para o próximo ano, esquecendo-se do que está se passando, aliás, no planejamento deve-ser incluir a administração saudável das finanças, pois ninguém quer começar o Ano Novo já no “vermelho”.

Jornal @ Nossa Voz – Por Antonio Zacarias Batista de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário