Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

O Rio de Janeiro e as nossas pequenas cidades.

26alemao_AFPO que está acontecendo no Rio de Janeiro, não começou ontem, nem se iniciou com tamanha proporção. O crime organizado vem de muito tempo, se desenvolveu motivado pela impunidade e falta de ação do poder público. Pequenos delitos foram acontecendo, o estado não combateu e a situação foi se complicando até chegar ao estado atual.

traficantes_em_fuga_na_vila_cruzeiro_novembro_2010O que está acontecendo nesta última semana deveria ter ocorrido há muitos anos atrás, agora vemos pela TV cenas onde traficantes fogem da polícia, infelizmente com certeza eles só estão mudando de lugar, logo estarão dominando outros territórios que possibilitem suas ações, pode ser que com um poder de atuação menor, mas se o governo do Rio não mantiver o ritmo de combate, eles podem até se fortalecerem ainda mais, fazendo jus à denominação “Crime Organizado”.

A situação deflagrada no Rio tem seus pontos positivos, o Estado mostra que com coragem, planejamento e união dos poderes da para fazer muita coisa e o exem31012008 - Assinatura de convênio de segurança - O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, durante o evento de assinatura de convênio de segurança. Foto: Luiza Reisplo das ações policias tidas como de sucesso pode impor ações do mesmo tipo em outros estados da federação. Do contrário os governantes estarão abrindo as fronteiras , quase que oferecendo com uma “carta convite” para abrigar fugitivos. A própria população irá cobrar dos seus representantes maior rigidez com atos criminosos para que o combate tenha uma abrangência nacional.

Já nas cidades tidas como de pequeno porte, de forma muito rápido o consumo de drogas Brr25vem crescendo, crimes são cada vez mais comuns, a desordem só cresce. Ou as polícias a sociedade e os poderes públicos cumprem com o seu papel e juntos desenvolvam políticas públicas desde já,  ou em poucos anos estaremos vivenciando uma onda de violência com proporções gigantescas. Nas pequenas cidades como a nossa geralmente não são feitas blitz nas vias principais de acesso, assim drogas e armas chegam com facilidade, motos e até carros roubados circulam livremente, rondas noturnas e abordagem de suspeitos dificilmente acontecem, investigação é algo raro, apreensão de drogas e armas mais ainda. Todo mundo sabe que há mais ninguém vê.

9797503A população só se dá conta, quando algo brutal acontece, como o assassinato da semana passado que chocou a nossa cidade. As polícias inertes, desmotivadas com seus baixos salários e falta de preparo, presenciam atos de desordem a metros e nada fazem. É assim que a desordem se inicia, depois poderá ser tarde demais para agir. A população por sua vez, não denúncia, “é o filho de comadre, deixa pra lá” justificam, este poderá ser o futuro chefe de uma futura facção criminosa com atuação no nosso bairro.

Um alerta: Na região não tem “tanques sobre lagarta”,“caverões blindados” ou “helicópteros” .

VBTT-marinha-no-complexo-da-penha-foto-MATeixeira-oglobo1

O combate a desordem tem que começar já.

Por favor, publiquem só quero o melhor para minha cidade.

A.S.O.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário