Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Maioria das Associações só recebem e não dão a contrapartida

Presidente Nofa (Primeiro da direita)
Presente na sessão da Câmara Municipal de quinta-feira (2), o Presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Tanque Bonito, senhor Benedito, popular Nofa, acompanhou a votação de projetos que beneficia diversas associações do município. A maioria dos projetos de parceria acontece com recursos da Prefeitura Municipal e da MFB, exceto no caso da Associação de Tanque Bonito, que acontecerá com recursos da própria associação e da Prefeitura.
O Presidente Nofa, em conversa com nossa equipe, levantou uma questão importante. Segundo ele grande parte das associações não tem dado a sua parte nos convênios, ficando a cargo apenas da Prefeitura e de empresas como a MFB viabilizar tais ações. Para Nofa, agindo assim, a maioria das associações não estão cumprindo com seu papel no desenvolvimento comunitário.
A associação do Tanque Bonito, Presidida por Nofa, conta hoje com 180 sócios que pagam em dia os R$2,00 de mensalidade. Está é uma das diversas fontes de renda da associação, que conta ainda com receita provenientes do trator de pneu que é, segundo o presidente o mais equipado do município, contando com: Reçadeira, tanque pipa, três tipos de grade, arado, guincho, batedeira, cultivadeira, , isso sem falar que a instituição tem sede própria, e ainda duas tarefas de terra. Com dinheiro em caixa, que proporcionou dá a contra partida de R$4.000,00 (quatro mil reais) o presidente disse: “hoje se quisermos comprar outro trator agente compra”. Ele falou ainda que nos convênios sempre entra com a contrapartida.
Nofa está no segundo mandato e é elogiado por todos, devido ao seu trabalho. Na sessão da Câmara um vereador chegou a dizer que ele “carrega a Associação nas costas”.
“Não entendo a situação da maioria das associações, sempre buscando recursos, e não dando contra partida”. Há casos de associação que necessitam de ampliar a sede, mas irá fazer um serviço pela metade porque o dinheiro aprovado pela MFB e a Prefeitura não é suficiente. “E cadê os valores arrecadados com mensalidade, trabalho do trator dentre outros?” Questiona Nofa.
@ Nossa Voz na Câmara 

Sem comentários:

Enviar um comentário