Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Lamentável: Colégio Municipal de Barrocas suspende as aulas noturnas.

Colégio Municipal de Barrocas, sem aulas noturnas.
Na terça-feira (2) o maior colégio da rede municipal de ensino de Barrocas suspendeu as aulas do turno da noite, deixando os alunos sem estudar e o pior sem saber os motivos e nem quando voltaram a ter aulas.

Na noite dessa quarta-feira (3) fomos ao colégio tentar entender a situação, mas só encontramos o porteiro, que ao ser perguntado os motivos do colégio esta fechado disse que não sabia, mas que parecia ser uma greve. Questionado sobre a questão da violência disse: “tem muitos aí que não querem nada, vem só para bagunçar”.

Há alguns dias conforme nos disse uma mãe, alguns alunos com idade superior a 15 anos que estudavam pela manhã e a tarde, foram transferidos para o turno da noite. Vários pais de início não aceitaram a transferência, mas depois de conversarem com a diretora e serem informado que era uma exigência do Ministério Público concordaram.


Agora, justamente estes alunos estão impedidos de estudar já que as aulas foram suspensas no turno para o qual os alunos foram transferidos. Um aluno que conversou com nossa equipe disse que a situação deles está indefinida, principalmente com relação às notas das provas e contou ainda que a noite a bagunça é pior que a tarde: “Dia desses tiveram que chamar a polícia pois uma menino queria brigar com o guarda”.

Uma funcionária que preferiu não se identificar nos informou que a suspensão das aulas está relacionada à falta de segurança do colégio que á noite conta apenas com um senhor de idade como porteiro, essa mesma pessoa disse que alguns alunos têm apresentado comportamento agressivo situação que preocupa tanto os professores como a direção.

O colégio está fechado no período noturno desde a terça-feira (2) e segundo funcionários e alunos não têm previsão para retornar, a Diretora preocupada com a situação recolheu o número do celular de alguns alunos para poder informá-los assim que o colégio volte a funcionar no referido turno.

Colégio de Barreiras

Outro problema relacionado a educação no município, diz respeito à Escola e Barreiras que já foi objeto de matéria desse blog. A situação é a mesma e comenta-se que os professores podem também paralisar as atividades.


Tá complicado hem?

Comente esta situação!

Ronda @ Nossa Voz

23 comentários:

  1. Bom dia,

    Parabens Rubenilson pela suas reportagens que esta mostrando Barrocas do jeito que ele esta, Os pais tem que ir no MEC porque isso é uma vergonha ninguem sabe administradar, Ainda alguns come queto ficam colocando a ADM la em cima. Vai pra frente Barrocas

    ResponderEliminar
  2. Existe um certa dúvida , será que é por motivo de segurança ou por falta de professor efetivo ?
    O prefeito Almir sabe que não pode contratar nenhum profissional da educação fora da lista dos classificados do último concurso público .
    Só o que faltava , o colégio modelo do municipio ser fechado ,como diz Boris Casoy ,"ISSO É UMA VERGONHA ".

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de ressaltar que o fechamento do colégio municipal no período noturno aconteceu devido a esses alunos que foram transferidos, são os que estão atrapalhando a aprendizagem de quem quer alguma coisa e pela falta de segurança e não de profissionais, pois os mesmos que lecionam a noite são todos concursados e com nível superior, e não são eles que vão salvar aquelas pessoas que não querem saber de nada, pois esses alunos, quem sabe, não estam assim por culpa de determinados pais que jogam seus filhos na escola e acha que a escola é quem vai educar, pois quem tem esse papel é os pais e não a escola, ela (escola)é contribui na aprendizagem do ser humano.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de ressaltar que o fechamento do colegio municipal do turno noturno aconteceu devido a esses alunos que foram transferidos, que estao atrapalhando a aprendizagem de quem quer aprender, e pela falta de segurança adequada, e não pela falta de professores, pois todos são efetivos, comcursados e com nível superior. Esses alunos que foram transferidos , na maioria deles são rebeldes e querem saber de nada, talvés a culpa seja dos pais que não acompanham o compotamento dos filhos na escola, e acha que é dever da mesma educar, e não é isso, o papel da escola é preparar o aluno para o mundo lá fora, para buscar emprego e não como ensinar o mesmo a se comportar.

    ResponderEliminar
  5. Querido (a) esse seu comentário sobre o fechamento do Colégio Municipal de Barrocas, não esta convicente e nem satisfatório ,o motivo ser estudantes transferidos estarem atrapalhando ?
    E os outros alunos pagam o preço pelos os supostos bagunceiros ?
    Ja pensou se toda escola fechar por esse motivo ? eu e nem ninguem teria concluido o ensimo fundamental .
    olha prefiro acreditar que você não faça parte dessa rede de ensino , pois se fizer procure se reciclar , ainda você escreveu que a escola não deve educar , se os alunos não tiveram uma boa educação em casa você como professor tem obrigação e compromisso de acolher de forma "especial" esse alunado, não excluir da escola , o professor foi preparado pra isso, conviver com as diferenças e ser sábio suficente pra contornar qualquer situação problema .Procure ler a teoria de Paulo Freire vai te ajudar bastante .

    "Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

    ( Paulo Freire )

    ResponderEliminar
  6. olha meus caros amigos eu acho que é por falta de segurança mesmo porque falta de professor eu garanto que naum é pois temos ótimos profissionais aqui no municipio e todos eles recebendo em dias ok abração

    ResponderEliminar
  7. Será que essa escola ja procurou saber o motivo de tanta violência? será que um professor ja sentau com algum aluno "violento" pra saber o que está acontecendo ? pois sabemos que o professor é o segundo pai ou mãe , essa violência não vem do nada , tem uma causa .
    Qual seria a causa ? conhecendo a causa , vamos trabalhar pra melhorar, é assim que se educa.
    A escola tem que ser inclusiva ,acolhedora , principalmente aos alunos que não tem uma família estruturada , eles são carentes de uma educação diferenciada .

    ResponderEliminar
  8. Não quero tapar o sol com a peneira dizer que não existe violência na escola atual , mas qual seria a causa de tanta revolta ? será que esses alunos jantaram bem pra irem pra escola? será que eles estão satifeitos com a sociedade injusta onde sá a classe dominante tem prioridades ? O que esta acontecendo de verdade ?

    ResponderEliminar
  9. Deve está existindo alguma coisa por traz do fechamento do Colégio Municipal , nem a escola do Realengo do Rio de Janeiro foi fechada, pra essa ser .
    A escola só pode ser fechada se não existir aluno , más não é o caso do nosso Colégio Municipal de Barrocas.
    Prefeito Almir que bagunça é essa na sua adiministração ? Será que o senhor estar de olhos vendados pra não ver que muita gente está acabando com sua reputação ? Acorda Almir .

    ResponderEliminar
  10. No meu tempo de aluno que bagunçava levava suspensão , hoje eu não sei se ainda é permetido , se for , a melhor forma de diciplinar é essa , jamais fechar a escola ,pois os outros alunos ficam prejudicados .Me perdoe a secretária de educação mas fechar a escola não é a solução .

    ResponderEliminar
  11. Almir você precisa urgente assumir uma postura de gestor , meu amigo essas críticas são construtivas , esse jornal realmente mostra a verdade , pode parecer que esteja te perseguindo , mas não é , todo mundo ver que você esta sendo vitima da situação e pior sendo passivo permitindo isso pra sua vida política , prefeito, educação é coisa séria ,como chefe de família estou revoltado com o fechamento do Colégio Municipal de Barrocas.

    ResponderEliminar
  12. Vamos raciocinar pra entendermos o que esta acontecendo , a secretária de educação é filha do vice-prefeito , o vice -prefeito é sogro do secretário majoritário , esse secretário é irmao do ex-prefeito , será que estas figuras ilustres estão no mesmo barco de Almir ?

    ResponderEliminar
  13. Ser professor pode não ser a melhor carreira do setor público para quem acredita que um dia haverá seriedade, pertinência e honestidade na gestão dos recursos humanos e materiais que estão ao dispor da República.

    Ser professor não é falta de opção ou mera escolha pessoal com base em avaliações supérfluas de valor da mensalidade da graduação, status social, salário ou pretensão de domínio de massas. Ser professor é um chamado da vida para transformação social dos indivíduos e evolução da espécie.

    Ser professor é atitude sublime em aceitação vicária. Faz-se por quase nada em troca, mas com especial atenção e dedicação pelo sujeito estranho aquilo que quase ninguém, talvez nem a própria família, a não ser o próprio professor, faria. Recebe-se muito pouco ou quase nada pelo muito que se faz sem sequer ser notado daquilo que foi feito.

    Ser professor é ser como o combatente em terras inimigas, sob o fogo cruzado das famílias desestruturadas enquanto se tenta resgatar para o futuro alguns de seus desorientados, impetulantes e irreverentes membros.

    Ser professor é combater nas terras áridas da ignorância sem as provisões necessárias, sem apoio tático, mas com a certeza de que apesar dos pesares alguém precisa fazer algo de significante para mudar a vida das pessoas ao invés de em vão simplesmente expectar e reclamar.

    Ser professor é surpreender-se com o carinho de algumas poucas e raras almas sublimes que reconhecem o valor da educação e que com bons olhos conseguem enxergar o objetivo da mediação didática efetivado pelo mestre.

    Ser professor não é vangloriar-se nas muitas conquistas da árdua tarefa, nem aceitar calado as condições precárias da Educação. Ser professor não é, pelo que parece, sacrifício de muitos, mas com infalível certeza honorável privilégio de poucos!
    Agora ser professor em nossa cidade é partir para uma clínica e o que recebe atualmente os mestres da rede municipal coitados dos nossos mestres que de hoje que não pode falar o que sente que ponto chegou. Há tempo venho dizendo que os costumes das capitais está infestando nossa Cidade falta de respeitos com os anciões, com os vizinhos, com amigos e com os pais. Quem sabe esta passando um pesadelo nesse momento e nada desse descalabro seja verdade.

    ResponderEliminar
  14. Querido (a) anônimo que referiu-se a Paulo Freire! Gostaria de saber se na sua época de ensino, você como estudante respeitava o seu professor? Gostaria de saber se você aos 16, 17 ou 18 anos ainda cursava a 5ª ou 6ª série? Ou ainda se você ao ser repeendido por alguma autoridade do seu referido colégio, seja ela professor (a), secretário (a), diretor (a), porteiro (a), ou qualquer outro integrante do corpo, ameaçou algum dos informando que possuia arma em casa, ou ainda dizendo que aquele (a) não estaria apenas naquele local de trabalho, que iriam se encontrar do lado de fora?

    Pense bem na questão segurança, pois todos os vão ao templo do saber, vão em busca de conhecimento, e aprender valores, porém se os valores básicos, como por exemplo: respeitar os mais velhos, já não lhe forem passados em casa, creio eu que de nada lhe adianta o colégio! Ou será que estou errado? Você acha que hoje em dia são todos que querem conversar com os professores? Os alunos nem os respeitam mais!

    A educação vem do berço, lembre-se que os tempos mudaram, e mudaram bastante, somos reféns em nossas próprias casas, reféns do crime, da bandidagem!

    A questão da segurança, não envolve somente os funcionários da escola, como também os outros alunos, que estão lá em busca de conhecimento!

    O que se espera da prefeitura é uma posição em relação a isso, SEGURANÇA, o que tem faltado!


    E não se preocupe, pois EU não faço parte desta escola, mas faço parte do município.

    Só tenho uma questão, como VOCÊ contornaria a situação de um aluno com uma arma em sua cabeça? Pois em uma escola sem segurança é muito fácil que isso aconteça! Não concorda?

    Pense um pouco, reflita, a sua realidade pode não ser a nossa aqui em Barrocas, antes de vir falar em Paulo Freire!

    ResponderEliminar
  15. O que esta sedo questionado é o fechamento da escola , não é justo fechar uma fonte de conhecimento quando o problema pode ser resolvido na policia .Se existe algum aluno com posse de arma o professor ou a diretora tem obrigação de comunicar a policia pois não apenas o colégio esta correndo risco mas sim toda a sociedade .
    Continuo afirmando que fechar o COlégio Municipal de Barrocas não é a solução ,os outros alunos precisam estudar ,acredito que seu filho ou parente não estuda no turno noturno dessa escola . Pare de olha pra seu umbigo veja o coletivo.

    ResponderEliminar
  16. Querida pessoa, não tenho filhos no colégio no turno noturno, mas tenho primos e amigos e preocupo-me com eles e com os que querem aprender e sei que essas pessoas responsaveis estão de acordo com essa paralização, pois eles tem um objetivo de aprender para ser alguem na sociedade.E se voce nao sabe pessoas com 15 e 16 anos não acontece nada e principalmente em Barrocas, voce se acha o tal por que nao envia uma soluçao.

    ResponderEliminar
  17. Que besteira essas duas pessoas ficarem discordando um do outro , o que não era pra fazer ja foi feito, mas um ponto negativo pra administração pública , estão acabando com o nome de Almir so ele não vê isso , eu fico idiginado com a paciência de Almir .Eu aposto com quem quiser a iniciativa de fechar a escola não veio dele .
    Tem muita gente aticulando coisas ruim pra carreira política do prefeito, estão querendo deixar Almir inelegível .

    ResponderEliminar
  18. Ser educador nesse mundo atual é um grande desafio, pois enfretamos os grandes problemas da sociedade: flata de limite em casa,a responsabilidades dos pais tranferidada para a escola, falta de amor, respeito e perdada de valores,com tudo isso ainda enfrentamos descaso dos gestores da educação, pois a maioria deles só pensam em quantidade e não em qualidade, a exemplo disso é essa situação do Colegio Municipal e da escola da Barreira.

    ResponderEliminar
  19. Será que o prefeito de Barrocas também vai deixar acontecer uma paralização na escola de Barreiras? Acorda Almir! Falta o que para enalgurar a escola nova... competência?

    ResponderEliminar
  20. tudo que estar acontecendo em barrocas e um esquema chamado corrupção que perpetua a 11 anos.

    ResponderEliminar
  21. ninguem está querendo acabar com a politica do nosso prefeito e sim queremos uma soluçaõ para os problemas que estao surgindo nas escolas.

    ResponderEliminar
  22. Nós enquanto cidadãos precisamos refletir sempre sobre as nossas ações, pois vivemos numa sociedade com muitos desafios e problemas principalmente os educacionais. Isso que está acontecendo em nosso município é um reflexo da falta de reflexão dos cidadãos já que precisamos ter uma base familiar que nos prepare para vida e nos tempos atuais alguns pais não estão se preocupado com a educação dos seus filhos, pois acham que é papel da escola e dos educadores, por causa disso é que está acontecendo esses problemas na escola e é preciso que haja SEGURANÇA nas mesmas, não tendo isso acontece o que está acontecendo nesta escola. AH! Outra coisa o município precisa de SEGURANÇA não só para os educadores, mas para todo o cidadão de bem. Vamos agir prefeito! Você é nosso representante.

    ResponderEliminar
  23. Infelismente os professores culpam os pais por uma má educação , os pais culpam os professores , afinal ninguém quer assumir a culpa , enquanto isso ,a sociedade caminha pra destruição , drogas, violencia, roubos mortes acontecem todos os dias .
    Cabe aos pais e mestres fazerem uma reflesão se possível juntos , pra verem onde estão errando ,e tantar melhorar .É facil colocarmos a culpa nos representantes , mas fomos nos que elegemos ,a culpa é nossa também ,se escolhermos a escola errada,o professor errado , o representante errado , e passarmos uma educação errada pro filhos , claro que vai da tudo errado na vida deles .Precisamos saber escolher o melhor, pois esso repercute em toda sociedade .

    ResponderEliminar