Páginas

sábado, 17 de outubro de 2020

Papa Francisco nomeia Dom Hélio Pereira como Bispo Coadjutor de Serrinha, futuro substituto de Dom Ottorino Assolari

Reprodução: Redes Sociais
Nesta sexta-feira (16), a Sala de imprensa do Vaticano divulgou a nomeação de Dom Hélio Pereira dos Santos, como bispo coadjutor da Diocese de Serrinha - BA. O pedido partiu do próprio Dom Otorrino que pediu ao Vaticano para poder contar com um bispo que lhe coadjuvasse no ministério pastoral e o Papa Francisco prontamente ouviu o pedido nomeando Dom Hélio.

Conforme o Pe. Evandro Andrade, Reitor do Seminário Sag. Família, o Papa Francisco fez a nomeação acolhendo o pedido de Dom Ottorino Assolari, de poder contar com a colaboração de um coadjutor, que tem o direito à sucessão (cf. CDC 403, 3): "O que significa que será Dom Hélio a suceder Dom Ottorino quando, no próximo mês de janeiro, nosso bispo diocesano renunciar ao completar o seu 75⁰ aniversário, conforme as orientações do Direito Canônico (cf. CDC 401)", explicou.

Segundo o Concílio Vaticano II, o bem do rebanho do Senhor deve ser sempre a regra suprema do ministério dos bispos. Para que esse bem seja atingido, algumas vezes, é necessário que mais de um bispo se empenhe na missão evangelizadora de uma mesma Diocese. Assim, o bispo diocesano tem a liberdade de solicitar à Santa Sé um outro bispo que lhe auxilie no serviço pastoral (cf. Christus Dominus, 25).

Reprodução: Redes Sociais
Dom Hélio Pereira dos Santos: Alagoano, nascido na cidade de Pão de Açúcar, aos 18 de novembro 1967. Estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (1990-1992) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993-1996). Além disso, é licenciado em letras e pós-graduado em História e em Ensino da Língua inglesa. Dom Hélio foi reitor do Seminário São João Maria Vianney, em Palmeira dos Índios; capelão da capela Nossa Senhora Aparecida na paróquia São Vicente; Coordenador diocesano de Pastoral; professor na Fundação Estadual da Saúde no Sergipe, no CESMAC e na Faculdade São Tomás de Aquino

Dom Hélio foi, ainda, chanceler da Cúria Diocesana de Palmeira dos Índios entre 2002 e 2016; Vigário Geral da diocese de 2013 a 2016; e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores. No dia 22 de julho de 2016 recebeu a Ordenação Episcopal e tomou posse como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador no dia 6 de agosto do mesmo ano. Dom Hélio foi escolhido pelo Papa Francisco para ser Bispo Coadjutor de Serrinha.

Por Victor Santos - Informações Pe. Evandro Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário