Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Barrocas: Açude do Barracamento está nas últimas devido à longa estiagem.

O senhor Zequinha observa o açude que ele nunca viu secar.
A cada dia a seca se agrava, os efeitos são mais percebidos quando saímos da cidade e vamos à zona rural do município, mas na sede um símbolo da nossa história também reflete a longa estiagem.


Segundo moradores, o Barracamento apesar de não ser tão grande, sempre resistiu às diversas estiagens que a nossa região enfrentou.  Com 27 anos morando no entorno José Nilton disse que nunca viu o açude naquela situação; “ele baixa, fica com pouca água , mas desse jeito não me lembro de ter visto”.


Já o senhor Zequinha de Mira, parecia estar emocionado com a cena que via, ele parou olhou e ficou observando por um tempo. “Esse Barracamento aqui, eu tô com 65 anos e nunca vi seco assim, em 1973 ficou com um charquinho de água mais não secou, eu alcancei uma seca parecida em 53, mas pra mim essa é a maior seca que já vivi, e só não estamos numa situação pior porque hoje quase todo mundo tem o auxílio do governo que ajuda muito com benefícios, se não fosse isso estava pior ainda, a pena é só dos bichos, quem ta sentindo mesmo é os bichos, eu acabo de vir da roça onde tava dando água aos animais de balde, e tô com uma vaca caída alimentando com ração e mandacaru” disse.

Perguntado se percebe algum sinal na natureza de indique que vai chover ele disse que não vem percebendo nada que mostre que vem chuva, “hoje mesmo amanheceu com um sereninho e quando da 7 da noite não se ver nem um nuvem no céu”, concluiu o senhor Zequinha de Mira que é natural da comunidade de Barreira.


@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário