Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Barrocas: Prefeito se reúne com representante do Bradesco para tratar da inauguração do PA


Segundo publicação da página oficial da Prefeitura Municipal de Barrocas, na manhã desta segunda-feira (23), o Prefeito José Almir recebeu em seu Gabinete, o senhores; Adriano - Gerente do Bradesco e Paulino Oliveira Freitas - Diretor da CDL de Barrocas, o encontro teve como objetivo destravar o funcionamento do PA Barrocas que apesar de está pronto, ainda não funciona.

Procurada no início deste mês a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL informou que o funcionamento dependia do Prefeito Municipal;'...o Bradesco alega que mesmo com tudo pronto, para o local ser aberto para o público falta uma assinatura do Prefeito" (ver aqui).

Espera-se que após o encontro de hoje, todas as questões tenham sido resolvidas, e logo o Posto de Atendimento seja inaugurado, beneficiando o comércio local e facilitando a vida dos cidadãos barroquenses que possuem conta no referido Banco, não sendo mais necessário se deslocar para cidades vizinhas. É o que se espera!

@ Nossa Voz da Redação

domingo, 22 de novembro de 2015

Barrocas: Na primeira Rodada, Copa de Futsal teve chuva de gols em São Miguel do Ouricuri


Para alegria dos torcedores e infelicidade dos goleiros, os artilheiros começaram com total inspiração, na 1ª Copa de Futsal dos Amigos do Ouricuri (Povoado Barroquense), a rodada de abertura aconteceu na noite deste sábado (21), nas três partidas foram marcados 35 gols.

A organização mostrou o resultado do trabalho feito com união, foi correria durante toda a semana para Nenem, Ângelo, Vadela e Sinho, mas eles não se abateram diante das dificuldades, buscaram apoio, encontraram a solução e a bola rolou para alegria da comunidade que retribuiu indo a quadra de esportes para acompanhar as 3 partidas. Os estabelecimentos comerciais da área receberam grande movimento.

Os jogos;

 Galícia 3X4 Ipiranga

No primeiro jogo da noite uma virada histórica, depois de está vencendo por 3 gols de diferença, o Galícia foi surpreendido pela Ipiranga que foi marcando e virou nos minutos finais, conseguindo os 3 pontos vencendo com placar apertado, 4X3.

Ceara 5X9 Juventude

Ceara e Juventude entraram em quadra para uma partida corrida, logo no 1º tempo o Juventude conseguiu uma boa vantagem e administrou, porém nos minutos finais do 2º tempo o Ceara iniciou uma reação, diminuindo a diferença para 2 gols, mas o Juventude voltou a marcar e garantiu os 3 pontos vencendo com folga por 9X5

Catuense 6X8 Chapecoense

No último joga da noite, a Chapecoense começou bem e logo estava ganhando por 3x0. No segundo tempo vacilou na marcação, a Catuense dominou o jogo e virou. A equipe não se desconcentrou, conseguiu equilibrar novamente a partida, jogando melhor empatou e virou novamente, os 3 pontos veio com vitória de 8x6.


A competição conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas através da Secretaria de Esportes que coordena a Copa com a sua Diretoria de Esportes, a comunidade é parceira nesse primeira competição, os organizadores contam ainda com patrocínio de comerciantes locais, políticos e lideranças do povoado. Veja mais fotos clicando aqui!

@ Nossa Voz Esportes

Barrocas: Projeto Voluntário leva mulheres de todas as idades a buscarem uma vida mais saudável através da dança

O projeto foi idealizado pelos amigos Niel Rodrigues e Marcela Xavier 
Depois de uma semana de muitas atividades, seja em casa ou no trabalho, acordar às 6 da manhã de domingo não é fácil, só mesmo se for por uma boa causa! Desde setembro quem passa pela Praça Miguel Ferreira em Barrocas, se depara com cerca de 50 mulheres, com disposição de sobra.

“Alegria não tem idade”, foi com esse pensamento que o Projeto foi criado pelos amigos Marcela Xavier e Niel Rodrigues, desde então acordar cedo aos domingos nunca foi tão prazeroso. 

Maria José
“Estou participando a três semanas e estou gostando, antes quando acordava me sentia travada e agora já não sinto mais dificuldade, estou bem melhor” relatou a Maria José Silva, 64 anos, estava muito feliz após os exercícios.

Ana Clara
O sedentarismo é um problema que vem assumindo grandes proporções principalmente no Brasil. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira. Em Barrocas, o Projeto “Alegria não tem idade” tenta mudar essa realidade.

“Estou achando muito bom, é um incentivo para os idosos se exercitar, venho para incentivar os que têm dificuldades de realizar os exercícios, mas eles estão indo muito bem” revelou a pequena Ana Clara de 11 anos.

Maria do Carmo
“Maravilhoso, eu odiava dança, tentei natação desisti, comecei academia enjoei, comecei no projeto há 30 dias para ver se gostava e estou amando, desestressa, nos deixa mais disposta, sou outra pessoa, não só fisicamente como mentalmente, é muito bom, não quero nem pensar em desisti”, afirmou a Professora Maria do Carmo, 44 anos.

Segundo Niel Rodrigues as participantes começam a chegar cedo e logo a praça está repleta de mulheres, o sucesso é tanto que ele nem sabe ao certo o número de participantes, pois a cada aula, surgem novos participantes.

Reservar alguns minutos por semana para praticar uma atividade
física regular, reduz o risco de morte em até 14%
“O projeto está se desenvolvendo e cada dia conta com mais pessoas, pensamos em incentivar principalmente os idosos, para assim evitar o flux de doenças provocado pela falta de atividade física, mas hoje participam pessoas de todas as idades, é um projeto voluntário, que através da dança executamos uma série de exercícios”, o instrutor lembra que todos podem participar, pois não é uma dança com ritmo e som com exercícios, trabalhando as articulações, músculos trabalhando com os membros inferiores e superiores. Destacou Niel.

Comissão é formada por Marcela, Gilmar, Kalil, Niel, além de Ravena.
Todos podem participar, o instrutor alerta; “não são musicas vulgares, trabalhamos com um estilo que é adequado para todas, por isso deixamos o convite, participem”.

Neste domingo dia 22 o número de participantes foi bem maior que o anterior, e é assim a cada atividade desde que o projeto foi lançado. 
@ Nossa Voz por Rubenilson Nogueira

sábado, 21 de novembro de 2015

É grande a expectativa para a Abertura da 1ª Copa de Futsal dos Amigos do Ouricuri

Nesta sábado será a vez do Povoado de São Miguel promover o esporte local, a 1ª Copa de Futsal dos Amigos do Ouricuri.

Seis equipes formadas por jogadores do Povoado sede e de localidades vizinhas (Lagoa Redonda, Lagoa do Velho, Caldeirão Grande, Tanque das Pombas, Lagoa da Cruz), disputam o título de Campeão da competição que promete atrair grande público nos dias de jogo.

A rodada de abertura terá três partidas, a bola começa a rolar às 18:30, emoção garantida, pois cada equipe conta com sua torcida que certamente lotará as arquibancadas da quadra da localidade.

A competição estava prevista para começar no último sábado, porém um problema na rede elétrica do povoado, cousou o cancelamento da rodada (Ver aqui!)

A 1ª Copa de Futsal dos Amigos do Ouricuri, conta com Apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas através da Secretaria de Cultura Esportes e Lazer e tem grande contribuição da comunidade local e comerciantes do município, além de lideres locais.

Um comissão formada pelos desportistas; Vadela, Nenem, Ângelo e Sinho, com coordenação do Diretor de Esportes Gilberto Oliveira.

@ Nossa Voz Esportes

Motocross: Matheus Lama disputa final da Copa Sergipe e quer título de Campeão para Barrocas

Matheus Lama sonha com o título de Campeão da Copa Sergipe de Motocross
O barroquenses Matheus de Queiroz Nogueira, conhecido no circuito do Motocross como Matheus Lama, viajou neste sábado (21) para a cidade de Poço Redondo no estado de Sergipe, onde tentará conquistar o título de Campeão da Copa Sergipe de Motocross.

2015 tinha tudo para ser perfeito para o jovem piloto, logo no início do ano Matheus conseguiu realizar o sonho de competir nas categorias importadas, comprou uma CRF250 e com nova estrutura de box, além das provas na Bahia, o piloto decidiu ir para competições em outros estados como Alagoas e Sergipe, por onde passou o menino de Barrocas fez bonito, conquistando vitórias em Delmiro Gouveia e Porto Real do Colégio Alagoas, em Sergipe venceu em Canindé do São Francisco e na Capital Aracaju. Na Bahia chegou a liderar a Copa Sisal e o Baiano, mas se machucou perdeu rendimento e na final da Sisal, viu o título da MX1 escapar depois que a moto apresentou problemas mecânicos. O barroquenses acabou sendo vice-campeã nas duas principais categorias, a Nacional Pro e na MX1 Importada, sendo o único piloto da Região do Sisal a disputar nestas categorias.

Matheus com a sua moto importada
Para a final desse domingo em Sergipe, Matheus viajou apenas com a moto Honda Nacional, a Importada, segundo o chefe de Equipe Danilo Nogueira não ficou pronta à tempo. Na categoria Nacional Matheus lidera a competição, já na Importada esta há 6 pontos do líder, o Sergipano Luizinho Costa.

A equipe ainda sonha com a possibilidade de conseguir em Sergipe um moto para o piloto pode acelerar e tentar o título também nas especiais, porém o piloto está mesmo focado na 230 e quer trazer o título para a pequena cidade de Barrocas no interior da Bahia

“A disputa será dura, principalmente entre pernambucanos, alagoanos e os sergipanos que correm em casa, mas tô confiante e quero traze o título para Barrocas e a Bahia, e finalizar o ano agradecendo a todos os meus patrocinadores, apoiadores, torcedores, a minha equipe, amigos e família que sempre me deram forças” destacou Matheus.

Matheus com a sua moto CRF230 Nacional
Patrocinadores; Rede de Postos Brasil, Wii-Tech, D´San Canfecções, MegaPhysicus, TR Design, Tizil Moto Peças, Bike Center.

@ Nossa Voz Esportes

Pagina Oficial do Governo da Bahia destaca construções e distribuição de cisternas em Barrocas

A peça publicitária do Governo da Bahia foi divulgada nas redes sociais no dia 18 de Novembro.

'Na cidade de Barrocas, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, foram feitas pelo Governo do Estado 1.020 cisternas para consumo humano. 

A ação faz parte do programa Água para Todos, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e é um marco na universalização do acesso à água na zona rural nesse município'.

Mais de 900 internautas curtiram a publicação até a manhã deste sábado, houveram também comentários; "Sou morador de Barrocas e sou muito grato por esse benefício do Governo. Muitas famílias aqui foram beneficiadas" destacou um morador do bairro de Santa Rosa.

@ Nossa Voz

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Alunos do Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro reclamam da falta de água nos bebedouros

Nos últimos dias faz muito calor na região
A reclamação foi enviada por uma aluna na tarde desta sexta-feira (20), segundo seu relato faltou água no CEPPC - Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, único colégio estadual do município, a jovem relatou que nem nos bebedouros há água para consumo.

"Acho uma falta de respeito com os alunos, tanto os da manhã como os da tarde, não temos condições de estudar, com o calor que está e ainda com essa falta de água. E quando vamos perguntar não nos informam nem mesmo o motivo", protestou a estudante que preferiu não se identificar.

Para saber o que provocou a falta de água desde a manhã desta sexta-feira, mantivemos contato com o Diretor Denilton Queiroz que está de férias, mesmo assim, ele falou com nossa equipe e informou que houve um problema nos bebedouros, sendo necessários a substituição das velas, segundo ele, logo que soube do problema manteve contato com a equipe que realizou a troca e o problema foi resolvido imediatamente.


@ Nossa Voz da Redação

Sobre o 20 de Novembro; QUANDO ROUBARAM O MEU ITAN - Por Itan Cruz

Me chamo Itan (que vem do yorubá e significa "História"). Meu pai, homem negro, me deu este nome. Até aí seria comum, se ele não fosse negro e tivesse posto este nome no primeiro filho só por ter achado "bonito", sem saber o que realmente significava. Haviam roubado do meu pai a sua história, o seu "itan".

Ainda criança, me deparei com uma situação constrangedora, quando em uma festa à fantasia da escola tive que me fantasiar de Aladin, por não conhecer nenhum outro herói negro nos desenhos que assistia na TV. Cresci no interior da Bahia, onde o racismo age de forma sutil, velado. Passei no vestibular como cotista e vim estudar em Salvador. A esta altura já tinham me convencido ser contra as políticas afirmativas. Afinal de contas, elas seriam "racistas". Aqui, em uma das cidades mais negras do Brasil, pude ter encontros com o racismo face a face. Coisas do tipo "a mistura não deu certo", "esse moreno aí", foram frases que enfrentei meio sem jeito e com nenhum preparo. Não haviam me apresentado o racismo em toda a sua violência e crueldade. Aprendi na experiência. Me formei em 2013 no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na UFBA. Então decidi olhar para trás. Vi que haviam roubado do meu pai o direito de saber o significado do nome do seu filho, que tem as origens em África, terra da qual vieram nossos ancestrais. Vi que o lápis de cor da escolinha, que eu chamava "cor de pele", era para pintar representações brancas, o que excluía a mim e aos meus semelhantes de terem cores mais escuras identificadas como uma cor legítima de pele. O Aladin poderia ser até legal, mas não me representava. Não era como eu: negro. Vi que haviam roubado toda a minha História e a do meu povo.

Decidi cursar História. Fui tendo consciência da minha negritude com o passar do tempo na universidade. Reconheci a minha consciência negra. E quero dizer que estou na universidade por cada um/uma negro/negra que não pode (ainda) estar lá. Estou lá pelo meu pai, que mesmo sem saber, por sorte da vida, me deu um nome como o que tenho, estou lá pela minha ancestralidade escravizada que desceu do litoral ao sertão, para dar conta das fazendas de gado. A todos/todas, mas especialmente aos meus irmãos de cor, muito axé e muita luta!

Barroquense, Itan Cruz é formado pelo Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, graduando em História (Bacharelado e Licenciatura) pela UFBA

Barrocas: Alunos do IFA participam do Festival de Esport3 em Mata de São João


O Instituto Fazer Acontecer - IFA, promove nos dias 20,21 e 22 de Novembro, em Mata de São João - Bahia, o Festival de Esport3 do Litoral Norte, cerca de 200 jovens com idade entre 12 e 17 anos participam das atividades.

Na madrugada desta sexta-feira (20), com apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas, através da Secretaria de Educação, os alunos que participam do projeto no município acompanhado dos professores e coordenadores partiram com destino a Praia do Forte - Mata de São João, CT da Croácia onde as atividades acontecem.


O IFA foi criado em 2013, já são 12 anos, atualmente o Fazer Acontecer tem seu programa "Esporte é Brincadeira" acontecendo em treze cidades da Bahia, está inserido em diversas redes, é apoiado por várias organizações, fundações e empresas e luta pelo esporte como ferramenta de desenvolvimento social e educativo. Na Região do Sisal além de Barrocas, a ONG atua em Araci, Teofilândia, Ichu, Conceição do Coité e Valente.

@ Nossa Voz

TCM ainda não julgou as contas da Prefeitura de Barrocas referente a 2014, até a quarta-feira mais de 50 prefeituras baianas já tiveram contas rejeitadas


Segundo uma fonte, as contas da Prefeitura Municipal de Barrocas devem ser julgadas nos próximos dias. No cargo desde 2009, o Prefeito José Almir teve suas rejeitadas no primeiro mantado referente a 2010, nos demais anos foram aprovadas, porém com ressalvas. 

Cada vez mais, prefeituras do Estado da Bahia têm sido flagradas em irregularidades administrativas e, consequentemente, tem suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

Segundo reportagem do Notícias de Santaluz, na região sisaleira, as prefeituras de Candeal, Cansanção, Monte Santo e Queimadas tiveram suas contas referentes a 2014 julgadas e rejeitadas até a sessão da quarta-feira (18). As contas de Nordestina e Valente, do mesmo período, foram aprovadas com ressalvas. Os gestores de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Tucano aguardam o julgamento de suas contas, que deve ocorrer ainda esse ano. 

Levantamento parcial das contas relativas ao exercício financeiro do ano passado aponta que das 166 contas de administrações municipais julgadas pelo TCM, 51 foram consideradas irregulares pelos conselheiros do Tribunal. Vale lembrar que o parecer prévio emitido pelo TCM é opinativo e deixa de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara de Vereadores de cada cidade.

Uma das falhas recorrentes nas contas apresentadas pelos municípios se refere à aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Para o especialista em administração pública Álvaro Martim Guedes, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Araraquara, o crescimento no total de irregularidades ocorre porque os prefeitos não estão sendo punidos adequadamente pelo descumprimento da LRF. “Para piorar, o exemplo vem de cima, da União, que fechou o ano passado com manobra fiscal, um pouco antes do final do exercício, e logo após as eleições. Se a União faz isso, e os prefeitos não veem punições, passa a ocorrer o desrespeito da lei”, disse em entrevista à Folha. De acordo com ele, o próximo ano – quando serão julgadas as contas relativas ao exercício financeiro de 2015 – deve ser de complicação nas contas das prefeituras, principalmente as pequenas, devido à queda de repasses dos governos estadual e federal. “Quando o governo federal reduziu o IPI da linha branca e do setor automotivo, por exemplo, acaba tirando uma parcela de recursos crucial das prefeituras”, afirma.

@ Nossa Voz - Com informações do Notícias de Santaluz

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Está formado o Comitê Gestor do Projeto Barrocas Empreende


O Projeto Barrocas Empreende tem como missão promover a integração e otimização das ações entre as organizações públicas, privadas e terceiro setor, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável de Barrocas. E terá como visão em ser referencia regional em articulações institucional e gestão de ações coletivas destinadas ao desenvolvimento sustentável de Barrocas.


Em reunião na quarta-feira dia 18, foram eleitos os membros do Comitê Gestor do Projeto, ficando assim estabelecido; Maria Lucenir Mota Oliveira (Coordenadora Geral), Mirlane Oliveira Santos (Secretária Executiva), os coordenadores das áreas temáticas: Maria Sirleide Damião Carvalho e Maria Cristina Silva de Queiroz Damião (Políticas Públicas), Waldir Ferreira Queiroz e Paulino de Oliveira Freitas (Infraestrutura), Adilton Ferreira de Queiroz e Jose Ademilson Ferreira Firmo (Marketing e Eventos), Clécio Queiroz Ferreira e Jose Sergio Pereira (Desenvolvimento de Negócios), Romeu de Souza Oliveira e Maria Tamile da Silva Ferreira ( Acesso ao Crédito), Celso Avelino Ferreira e José Celestino de Jesus (Agronegócios)


O projeto acontece através da Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barrocas. A Sala do Empreendedor foi criada e é mantida graças a parceria com a Prefeitura Municipal de Barrocas.

@ Nossa Voz - Informações e Foto CDL Barrocas

Barrocas: Inscrições para Concurso Público continuam suspensas.


Encerraria nesta quinta-feira (19) o prazo das inscrições para o Concurso Público do Município de Barrocas, porém, um dia após o processo ter sido iniciado as inscrições foram suspensas, conforme publicação (aqui).

Após a publicação do edital informando da suspensão, o assunto virou ‘caso de política’, muita polêmica com direito a áudios, entrevistas, postagens e questionamentos e justificativas nas redes sociais.

Passaram-se dez dias da suspensão e no site da empresa responsável o concurso segue como suspenso, com o passar do tempo aumentam as dúvidas quanto a realização do concurso; "duvido que aconteça, acabaram com o sonho de muita gente" disse uma jovem que pediu para não ser identificada. 

Alguns candidatos persistem nos estudos preparatórios, outros pararam de frequentar as aulas particulares, mas há quem continuem firme, pois caso o concurso de Barrocas seja mesmo cancelado outros municípios podem lançar editais de abertura, para quem busca algo melhor, o Banco do Brasil deverá realizar concurso em breve.

Em entrevista à Rádio @ Nossa Voz a Secretária de Administração Patrícia Carneiro afirmou que eram mínimas as chances do concurso ser cancelado, e que todas as medidas estavam sendo tomadas para que no máximo em 15 dias as inscrições fossem retomadas.

Leia também; 

Barrocas: Vereador Miguel Carvalho esclarece a suspensão do Concurso Público


@ Nossa Voz - Da Redação

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Jogadores barroquenses próximo de realizar o sonho de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior


A Copa São Paulo De Futebol Júnior é sem dúvida a maior vitrine do futebol de base no Brasil. A Copa acontece todos os anos no mês de janeiro, disputar a Copa faz parte dos sonhos de todo jovem jogador de futebol.

Organizada pela Federação Paulista de Futebol, a Copa revelou os principais talentos do futebol brasileiro da atualidade, a exemplo de Neymar Jr, Bruno Cezar dentre outros. O sonho de participar dessa competição está próximo de se tornar realidade para três jovens barroquenses; Arthur Silva e Silva, 19 anos, posição 1º volante,  Andreik Lima Dantas,18 anos, posição meia direita e Lucas Andrade Gois 17 anos, posição 2º volante, já estão inscritos na competição.

Os barroquense, segundo o Professor Roque Mota já estão com documentação em dias e defenderão as cores do Serrano de Vitória da Conquista. Na segunda-feira 16, o professor acompanhou os atletas até a cidade de Alagoinhas de onde embarcaram para a pré-temporada na cidade de Propriá no estado de Sergipe.

Após a pré-temporada os jovens viajarão para a cidade de Arapiraca no estado de Alagoas, lá disputarão a Copa Nordeste Sub-20, após esse competição, enfim seguirão para São Paulo para a disputa da sonhada Copinha.

"Fico muito feliz por eles, mas essa alegria e esse sonho também se tornou realidade para mim, pois há muitos anos venho lutando em busca desse objetivo, levar jovens barroquense a participarem da Copa São Paulo. Por fim, agradeço a Deus por nos ter dado força para superar os obstáculos, mas ainda peço que ele esteja com esses jovens em todos os momento. Desejo sorte, sucesso e muitas conquistas para todos eles. Agradeço ainda o apoio do Vereador Eclécio Kekeu, Antonio Edilson conhecido Peleteiro, a Direção do Jornal a Nossa Voz" concluiu o Professor e Diretor de Esportes Roque Ferreira Mota.

@ Nossa Voz Esportes

Finanças: Demonstrativo de Arrecadação, mostra quanto Barrocas e cidades circunvizinhas receberam do Governo Federal em outubro .

Prefeitura Municipal de Barrocas
Relacionamos os valores transferidos pelo Governo Federal aos municípios da Região do Sisal, inclusive adicionais e acréscimos legais, valores repassados no período de 01/10 a 30/10/15, dentre estes Barrocas, que segundo o IBGE tem pouco mais de 15.000 (quinze mil) habitantes, (dados do ultimo censo). 

A arrecadação do município administrado pelo Prefeito José Almir (PR) foi R$ 2.715.321,57 (Dois milhões, setecentos e quinze mil, trezentos e vinte e um reais e cinquenta e sete centavos), ficando assim na 9ª posição entre os municípios da região relacionados abaixo. 

A cidade de Serrinha lidera a arrecadação com mais de oito milhões de reais. Ichu é o município com menor arrecadação com pouco mais de um milhão.

1º - Serrinha – R$ 8.281.425,52
2º - Araci – R$ 6.617.290,69
3º - Tucano – R$ 5.942.617,15
4º - Conceição do Coité – R$ 5.829.126,33
5º - Santaluz – R$ 4.224.056,76
6º - 
Riachão do Jacuípe – R$ 3.228.934,30
7º - Teofilândia – R$ 3.166.970,69 
8º - Valente – R$ 2.755.689,15
9º - Barrocas - R$ 2.715.321,57
10º - Biritinga – R$ 2.455.200,14 
11º - Água Fria – R$ 2.310.266,03 
12º - Retirolândia – R$ 1.528.256,35
13º - 
Lamarão – R$ 1.259.045,64 
14º - 
Candeal – R$ 1.150.021,20
15º - Ichu – R$ 1.086.269,94

Prefeitos de todo Brasil reclamam da queda nas receitas, alegam os gestores que as despesas aumentaram muito nos últimos anos. Prefeituras do Oeste baiano suspenderam as atividades no início desta semana em protesto.

@ Nossa Voz - Informações do PCS

Através do PRONTEC barroquenses se profissionalizam para o mercado de trabalho

Fotos ASCOM Prefeitura Municipal de Barrocas
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec foi criado com o objetivo de fazer com que jovens de famílias de baixa renda tenham acesso ao ensino técnico e profissionalizante, para facilitar a busca pelo primeiro emprego.

As oportunidades educacionais englobam distintas áreas e estão presentes em todo o Brasil. Em Barrocas a Secretaria de Assistência Social, com Apoio da Prefeitura Municipal conseguiu junto ao Governo Federal cursos nas áreas de Eletricista Industrial, Eletricista Predial e Ajustador Mecânico.  Foram formadas três turmas, cada uma com 20 alunos, sendo contemplados 60 barroquenses.

As aulas iniciaram em Setembro deste ano, e acontecem no período de três meses, com carga horária distinta; Eletricista Predial e Ajustador Mecânico 200 horas, Eletricista Industrial 248 horas. Para promover cursos com qualidade, o Pronatec fecha parceria com instituições públicas e privadas, como SENAC, SENAR e SENAT, no caso de Barrocas a parceria foi com o SENAI.

Segundo a Assessoria do Governo Municipal, "A gestão está sempre buscando benefícios para a população barroquense, cumprindo com seu papel social. Esta iniciativa visa formação e qualificação, bem como possibilitar a inclusão no mercado para nossos munícipes".


Conscientes da oportunidades que estão tendo, alunos aprovam os cursos; "Estou achando interessante, enfim aprendendo muito, inclusive com a troca de informações entre os participantes. Esse curso nos ajudará a crescer em termos de conhecimento, que é uma coisa que vamos carregar para nossa vida toda. É difícil acharmos uma oportunidade dessa, que contribui para nosso crescimento profissional e também como cidadão", relatou Widney Lima, 17 anos.

“Foi algo bom que veio para Barrocas, uma chance para os jovens se profissionalizarem, o curso tá sendo muito bom, uma oportunidade dessas temos que aproveitar”, afirmou o jovem Jhon Lucas, 15 anos.

“O curso prepara o aluno para o mercado de trabalho, possibilitando vivência nesse contexto, tratando das relações entre patrão e funcionário. O material é qualificado, dinâmico e com bastante embasamento, além disso disponibiliza para alunos uma bolsa estudo para que possamos comprar o material necessário para a conclusão do curso” destacou Márcio Durval, 32 anos.

Totalmente gratuitos os cursos do PRONATEC, visam melhorias no ensino médio e oportunidades únicas para os jovens e trabalhadores brasileiros.

"É uma grande oportunidade de profissionalização para os jovens barroquenses, difícil um município pequeno receber esse cursos, essa pode inclusive ser uma chance de no futuro trabalharmos aqui mesmo na região, por exemplo na Mineração Fazenda Brasileiro", lembrou Andreza Souza 21 anos, que participa do Curso de Ajustador Mecânico.


@ Nossa Voz - Educação

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Músicos destacam participação da Banda Axê no DNJ em Tucano Bahia, o show foi dedicado a Liliane Pinto


Os músicos da Banda Axê em diversas postagens nas redes sociais destacaram a participação no no DNJ (Dia Nacional da Juventude) que aconteceu na cidade de Tucano Bahia no último domingo (15). 

Imagens mostram que uma grande multidão de jovens católicos acompanhou o trio puxado pela banda barroquense, pelo visto não faltou animação; "Muita alegria, muita Emoção, arrastão foi show, Banda Axê em mais um Ano no DNJ, obrigada PJ, Obrigada Tucano pelo carinho" escreveu a cantora Michele Sancho.

Michele Sancho e Cassyelle
Os músicos dedicaram o show a ex-colega de palco, Liliane Pinto, vítima de um acidente no dia 04 de fevereiro. A assessoria da Banda tratou da homenagem; "A Banda Axê estará fazendo show no DNJ na cidade de Tucano-BA, o show será em homenagem a Liliane Pinto essa grande pessoa, grande companheira de palco de todos da banda que deixou saudades em nossos corações. Liliane você estará sempre em nossos corações!" Ainda segundo a Assessoria, Lili tinha realizou o sonho de tocar em o DNJ no ano passado.


Músico Sidnei Santos diz que participação da Banda Axê em Tucano teve momentos especiais de saudade e emoção; "Sobre o DNJ 2015 em Tucano foi um dia muito especial de Saudades e também de muita emoção pois essa Família está tocando para a Multidão levando a palavra de Deus em forma de canção. O Show foi em homenagem a nossa querida irmã Lili que não está mais conosco mais sim ao lado de Deus. Foi também a estreia de minha filha Cassyelle cantando junto com Michele Sancho, me sinto muito feliz por isso obrigado a todos".

@ Nossa Voz - Fotos ASCOM

BrioGold divulga local e data da prova do processo seletivo de Jovem Aprendiz 2016

Uma das turmas de Jovens Aprendizes da MFB - (Foto Arquivo)
Nesta terça-feira (17) a Empresa BrioGold subsidiária da Yamana Gold que opera a Mineração Fazenda Brasileiro no município de Barrocas, divulgou que a prova do processo seletivo de Jovens Aprendizes acontecerá no próximo sábado dia 21 no Colégio Domínio (Pitágoras) com início pontualmente às 08:30 da manhã.

Os candidatos deverão comparecer ao local, com documento de identidade original ou documento que contenha foto e com comprovante de inscrição. Os portões serão fechados impreterivelmente às 08:30.

Clique para ampliar.
Os conteúdos, além de atualidades serão; concordância verbal e nominal, acentuação, pontuação, ortografia, regência verbal e nominal, crase, classes das palavras (conjunção, preposição, adjetivo etc), figuras de linguagem, interpretação de texto e redação para português e problemas numéricos envolvendo quatro operações, números decimais, fracionários, regras de três, porcentagem, razão/proporção e juros simples para matemática.


@ Nossa Voz

Barrocas; Após divulgação de vídeo em redes sociais, Direção da Escola Municipal do Alto da Porteira divulga Nota de Esclarecimento

Fotos divulgadas pela Direção da Escola
Na noite da segunda-feira (16), a Direção da Escola Municipal do Alto da Porteira, através do perfil no Facebook, publicou Nota de Esclarecimento que seria uma resposta a divulgação de um vídeo onde um pré-candidato a vereador, aponta problemas na quadra de esportes escolar, que além das atividades da unidade, atende toda a comunidade. No mesmo vídeo o homem também trata da obra de ampliação da escola, questiona valores gastos na obra e reclama de correntes que seguram as traves da quadra. Na nota a direção da escola revela que a unidade já deveria ter cisterna e muro desde 2001, talvez por isso tenha sido necessário valor maior para fazer algo que já constava como pronto, quanto as correntes seria uma medida tomada para evitar acidentes. A direção ainda repudiou o uso político dos problemas que reconheceu enfrentar; "...sentimos quando pessoas que nunca se dispuseram a ajudar nem a unidade escolar nem a comunidade aparecem de repente para de certo modo se aproveitar politicamente da situação...".  

Laia a Nota na Íntegra...

Adicionar legenda
Barrocas 16 de Novembro de 2015

Direção Escola Municipal do Alto as Porteira
Nota de Esclarecimento

Viemos através desta, esclarecer sobre divulgação de um vídeo nas redes sociais, comentário e recente matéria postada no Blog Barrocas no Ar sobre obra na escola e a situação da quadra escolar.

Nós responsáveis pela escola queremos antes de qualquer coisa dizer que sabemos dos problemas que enfrentamos no nosso dia a dia, que a direção, professores e demais funcionários estão sempre lutando para que venha melhorias não só para a nossa escola, mas também para a comunidade. 

Desde o ano passo, a escola vem lutando por sua ampliação buscando forças da prefeitura e das secretarias, fomos até Câmara de Vereadores através do ex-presidente José Eclécio pedir que fizesse um projeto para que ampliasse e também a escola fosse murada, outra necessidade exposta foi a construção de uma cisterna. 

Para nossa surpresa ficamos sabendo que nos documentos tanto o muro quanto a cisterna já constavam como construídas, isso ficou evidente depois que o projeto foi analisado, então a escola já era murado e já tinha cisterna desde que foi construído em 2001. Foi informado que não tinha como fazer o projeto e isso nos levou a procurar por ajuda de varias pessoas ate mesmo presidente, secretaria de educação, jornal local. 

Decidimos ir até a Prefeitura Municipal levar a situação ao conhecimento da Secretaria de Administração Patrícia Carneiro onde ela nos garantiu e cumpriu a “reforma”, mas só reforma não adiantava, pois o colégio estava sem segurança e aproveitando que já tava os funcionários aqui terminado a ampliação nos deslocamos novamente para prefeitura e fizemos o pedido que construísse o muro e assim ela vendo que a escola necessitava autorizou a construção. Falta apenas detalhes para finalização desta obra, que já deveria ter sido executada na gestão passada. Sobre a cisterna como também não podia ser construída buscamos por ajuda da Secretaria de Agricultura Maria Lucenir e conseguimos através de um projeto do governo uma CISTERNA onde o colégio entraria para cavar o buraco onde vai colocar a cisterna plástica, só estamos esperando empresa responsável para colocar no lugar.
 
A Quadra antes do término do primeiro semestre foi toda soldada , e colocada telas, a iluminação também foi recuperada mas por a comunidade ser carente e só conta com espaço de lazer, sem falar das ações de vândalos, hoje se encontra em um estado não muito bom. Esclarecemos que as traves presas em corrente foi referido ao um pedido da administração da escola que após um incidente que houve com um aluno o melhor era fixar as traves e assim foi feito utilizando as correntes.

Hoje nossa escola conta com 3 salas , 1 secretaria, 1 área para lazer, 4 banheiros dois interno e dois externo, 1 área para cantina e local para reuniões, sabemos que temos muitas lutas pela frente mas não é como se referem em comentários e vídeos que está tudo acabado, não sabemos o valor investido na reforma só sabemos que a obra está quase concluída e que falta pouca coisa, que a quadra foi toda soldada, traves concertadas e recebemos ainda material esportivo periodicamente .

Mas por ser apenas uma na comunidade e ser usada quase o dia todo é impossível que a escola fiscalize dia a noite os vândalos que vem destruindo a mesma.

Nosso objetivo é apenas esclarecer os fatos, pois lutamos muito por essa escola e pela comunidade, e sentimos quando pessoas que nunca se dispuseram a ajudar nem a unidade escolar nem a comunidade aparecem de repente para de certo modo se aproveitar politicamente da situação, se queriam ajudar nas cobranças por uma escola cada dia melhor que nos procurassem, esse é um desejo também nosso, porém distorcer fatos, manchar um trabalho sério em nada ajudou nem a comunidade nem a escola.

Direção Escola Municipal Alto da Porteira

@ Nossa Voz - Fonte: Rede Social