Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jornal que andava sumido volta a circular na cidade e traz duas páginas com graves denúncias envolvendo a Administração Municipal.


A edição de Abril do Jornal Opinião - Serrinha distribuída em Barrocas no último sábado traz logo na capa a manchete: Prefeito de Barrocas é denunciado na Policia Federal, Ministério Público, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas dos Municípios. A chamada de capa contendo a foto do Prefeito José Almir, indica a página 7 para a sequência da leitura, porém, a matéria que trata das supostas irregularidades está publicada em duas páginas; (4 e 5).
As denúncias apontadas são graves, o jornal e aquele que escreveu a matéria com certeza devem está de posse de vasta documentação comprobatória, pois caso contrário não teria nem conteúdo nem meios legais para a publicação, estando sujeito a ações judiciais.
Reginaldo Oliveira da Silva, (Rege) pré-candidato a vereador, filiado ao (DEM), e aliado do ex-prefeito José Edilson, segundo a publicação seria o autor das denúncias que vão desde transferências e depósitos bancários entre empreiteiros e integrantes do primeiro escalão do governo municipal, a pagamentos por serviços que sequer teriam iniciados dentre outras.
O Redator José Batista, (que não aparece no expediente do Jornal como Redator), demonstra bastante conhecimento em se tratando das “mazelas” do Governo Municipal, e ainda sobre a cidade e seus problemas. Ele, além de apontar as graves denúncias, descreve situações que estão acontecendo no município como os problemas relacionados à seca, mas na publicação tenta-se direcionar os problemas à falta de ação do Governo Municipal. O jornal expõe moradores da Comunidade de Boi Preto, lamentando a falta de água e o fato de os tanques não serem limpos pela Prefeitura.
Expediente Jornal Opinião.
Não quero, portanto entrar no mérito das denúncias, já que a documentação não nos foi enviada, o que deve ter ocorrido no caso do Jornal Opinião com sede em Serrinha.
A matéria sobre Barrocas fugiu a linha de publicações anteriores do periódico que costuma mostrar pontos positivos de gestões e ações importante na visão da redação, promovida principalmente por políticos ligados aos Democratas e aliados. O Jornal traz sempre inaugurações, festejos, indicação e críticas direcionadas aos governos Estadual e Federal feitas na maioria das vezes pelo Deputado Federal ACM Neto.
Na gestão do ex-prefeito José Edilson o jornal mesmo com certo atraso sempre circulava em Barrocas, e cobria eventos como o São João, Réveillon, além das inaugurações, ultimamente não era distribuído, pelo menos que seja do nosso conhecimento.
Já a edição atual foi jogada nas casas, o que chegou às minhas mãos foi jogada na garagem, encontrei o mesmo embaixo do carro.
Lendo o jornal percebemos que são poucos os anunciantes de Barrocas, apenas a RM Celulares, Hiper Loja Lima Móveis e Eletros; a MADECO tem a sua publicidade estampada, porém refere-se à loja de Serrinha, como é o caso da Estação Modas que apesar de ser de barroquenses funciona em Serrinha.
Algo que chamou a nossa atenção diz respeito à presença de Políticos com mandato que tem participação ativa na política barroquense e que estão estampados nas páginas do jornal, a exemplo de ACM Neto, Bruno Reis e Tom Araújo.
O mesmo se repete no Blog http://www.jornalopiniao1.blogspot.com.br logo que se abre percebe-se dois banners, um de ACM Neto e um de Tom Araújo que apesar de ter uma link exclusivo para Barrocas, ao clicar nele, apenas uma publicação sobre a cidade surge, trata-se da cobertura do São João. Desde que foi criado o Blog teve 53 acessos (quando acessamos). A matéria sobre as denúncias não foi postada na internet.
Com a publicação surge a hipótese de o jornal estar atendendo a interesses de grupos políticos, tendo em vista a disputa das eleições de 2012. Porém a suspeita não atenua a gravidade dos fatos citados nas páginas do periódico que devem ser apurados com rigor, inclusive com a participação da Câmara de Vereadores.

Sugiro que se investigue a gestão desde o início, com total transparência chegando a todos os envolvidos.
Tentamos contato com o Prefeito Municipal para comentar sobre as denúncias, mas não conseguimos falar com ele, ligamos também para a assessoria, também não nos atenderam nem retornaram as ligações.
Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário