Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Prefeitura de Barrocas entrega 80.000 mil peixes para açudes das comunidades de Minção e Curralinho


A Prefeitura Municipal de Barrocas através da Bahia Pesca, veiculada a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) realizou na manhã desta quarta-feira (7) a entrega de 80.000 mil peixes nos açudes do Povoados de Minação e Curralinho, a atividade contou com as presenças da Secretária de Agricultura Maria Lucenir, Vice-Prefeito Joilton Avelino (Tita de Roque), Vereador Zé Inácio, moradores da comunidade e o Engenheiro de Pesca André Vitor.

Moradores e pescadores da região contemplada, comemoram a chegada dos peixes que segundo perspectiva do órgão responsável, em dois meses e meio terão peso e tamanho suficiente para atender a demanda da região.

Em reunião com o Governador em exercício, João Leão, na Governadoria do Estado, na segunda-feira (5), Tita apresentou algumas demandas do município, dentre elas o pedido de peixes para os açudes. Segundo ele Leão prontamente atendeu ao pedido e as tilápias vindas da cidade de Cipó-Ba abasteceram os açudes dos povoados citados na manhã de hoje.



“Se tivermos paciência, e pescar no tempo certo, sem interferir no crescimento dos peixes os açudes de Minação e Curralinho logo serão ótimos lugares para pescar e toda região por muito tempo poderá aproveitar este beneficio” afirmou a Secretária de Agricultura Maria Lucenir. 

Representando a Bahia Pesca, André Vitor, Engenheiro de Pesca, visitou Barrocas anteriormente, estudando quais seriam os melhores reservatórios de água para os peixes, o povoado de Minação e Curralinho registraram os melhores aspectos e por isso foram selecionados. 

Ainda de acordo com o engenheiro a espécie tilápia terá de 2 meses a 6 meses para estarem no tamanho ideal para ser pescado; “Não tenho dúvidas que logo a população de Barrocas poderá usufruir deste beneficio” afirmou.



De acordo com o Presidente da Associação Minação e Crescimento, Genivaldo, popular Nem, com a chegada dos peixes no açude que atende a comunidade e povoados vizinhos, muitas famílias poderão, tanto ter o peixe para consumo próprio, como vender o pescado, gerando emprego e renda. Preocupados que a pesca fora do período ideal interfira no desenvolvimento das tilápias, a câmara de vereadores votará um projeto para proibir a pesca nos próximos meses nos açudes. 

Nem lembrou  ainda que a ultima remessa de peixe não chegou aos 2.000 (dois mil); “já recebemos aqui 1.200 (mil e duzentos) peixes, dessa vez é uma ótima quantidade foi solta no açude, para quem sabe na semana santa pescarmos o nosso peixe aqui mesmo”. 


O vice-prefeito Joilton Avelino diz ter atendido a demanda da população e buscado junto ao Governo Estadual benefícios e projetos para Barrocas; “Estive com Leão e dentre as nossas conversas passei a ele algumas ações necessárias para nosso município, pedi o envio de peixes para a população, ele nos atendeu e foi rápido, agora é esperar o tempo e logo nosso povo ter peixe de qualidade” destacou. 

Tita conferiu de perto a entrega no povoado de Minação, aproveitou e conversou com moradores e lideranças. Estando em constante contato com a população e com os representantes, segundo o vice-prefeito tem obtido resultados; “Já conseguimos cisternas, sementes de várias culturas e hoje entregamos mais de 80.000 mil peixes nas duas comunidades que beneficiarão toda região”. 



O Sr. Zé Miro que tem ao lado do açude uma propriedade, onde planta hortaliças, segundo ele a qualidade da água e tamanho do açude que chega a 1km de extensão darão boas condições para que o peixe cresça e se reproduza.


@ Nossa Voz - Informações ASCOM

Sem comentários:

Enviar um comentário