Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia esteve em Barrocas.

Secretário fala para os vereadores e público presente.
Na terça-feira dia 07, Paulo Câmera Secretário de Tecnologia e Ciências da Bahia veio à Barrocas apresentar projetos sobre a revitalização da cultura do sisal, propostas que envolvem a valorização do preço do mesmo e ainda implantação de biofábricas na região. Essa visita foi  intermediada por Geraldo Queiroz (Coordenador da FTC) e o Prefeito Almir. As biofábricas industrializaram a produção e aproveitará outras partes das palhas como o resido e o suco, que até agora são descartados. Além de outros benefícios como a profissionalização e geração de emprego e renda. A visita se concentrou na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes os vereadores Dida, Zé Inácio, Kekeu, Nitinho, Brás e Julio de Tinho , o prefeito Almir e cidadãos de influência como Edilson , Jai e o presidente da CDL Rubenilson, além de populares como Gerson da Farinha, Zé Bigode, Gerinaldo e Adelson do Velho Domingo.

Segundo o Secretário, são vários fatores que levaram a desvalorização do sisal, o baixo preço, pois o mesmo está ligado ao dólar, a tecnologia muito atrasada e incapaz de aumentar a produção, além de que só é aproveitado 5% da palha (folha), ou seja, a fibra. Para isso tem sido feitas algumas pesquisas e algo já foi inventado. Nas biofábricas todo o material da palha é aproveitado: o resido será transformado em comida para animais, o suco em um inseticida natural e a fibra, além de ser usada artesanalmente, poderá ser usada na produção de plásticos para várias finalidades, substituindo produtos químicos. Para isso escolas profissionalizantes serão criadas para que os jovens possam aprender a trabalhar nas biofábricas e não precisar sair da região, assim desenvolvê-la sócio-economicamente. Ao apresentar a proposta disse também que Barrocas é uma forte candidata a receber uma biofábrica e cabe agora os representantes se empenharem na questão. Os vereadores, além de apoiarem esse projeto, ressaltaram benefícios como a geração de emprego e renda, a profissionalização das pessoas, além da questão ambiental.

O ex-prefeito e empresário Edilson também falou, e em suas palavras tratou sobre a história do sisal na região e sua contribuição para o desenvolvimento de Barrocas, e que agora poderá reorganizar a produção e integrar ao frigorífico que está sendo construído aqui, assim fortalecer o processo de desenvolvimento. O prefeito Almir se mostrou entusiasmado reconheceu a importância do projeto não só para as famílias barroquenses, mas as de todo o Território do Sisal e afirmou que fará o possível para que Barrocas seja beneficiada.

Enfim se tudo ocorrer como foi dito realmente a coisa vai mudar por aqui e a população agradecerá. Apesar de todos os temas abordados, não trataram da questão dos transportes, agora será mais que necessário a recuperação da estrada de Teofilândia a Conceição do Coité passado por Barrocas, e quem sabe a utilização da linha férrea, na qual cruza o Território do Sisal e inclusive passa em Barrocas. Outro assunto a ser discutido é será que se a população se profissionalizar será empregada? Porque ocorre muitas vezes é de que existem pessoas qualificadas e que podiam está empregadas em cargos ou funções que até agora pessoas sem devida qualificação ocupam.


Há muito o que fazer basta agora todos se empenharem para podermos colher o que plantaremos. 

Por Antonio Zacarias
Texto e Fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário