Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

Porque o Projeto Rondon não voltou para Barrocas?


Em 18 de janeiro de 2010 chegaram a Barrocas, universitários de duas universidades a UNICENTRO do Paraná e a FTC da Bahia.
Os universitários faziam parte do Projeto Rondon, que é resultado de uma parceria entre alguns ministérios governamentais, em especial o Ministério da Defesa, as Instituições de Ensino Superior (IES) e as prefeituras municipais. 
Entre os dias 18 e 29 de janeiro daquele ano os rondonistas desenvolveram oficinas, cursos e ações como a transformação do antigo Matadouro em Centro de Cultura e a antiga delegacia num espaço para em breve receber o museu histórico de Barrocas.
Praticamente todos os projetos iniciados e implantados pelos rondonistas não foram mantidos pelo Poder Público Municipal, talvez por isso o Projeto Rondon não retornou para Barrocas. Uma coisa temos certeza, a vinda dos Rondonistas para Barrocas foi muito importante, muitas pessoas que participaram dos cursos estão empregadas, outras abriram seu próprio negocio, a população ficou mais crítica e consciente dos seus direitos, sem falar que este blog é fruto de uma das oficinas do projeto.

Segundo os coordenadores do projeto, depois de seis meses um novo grupo retornariam a Barrocas para ver como as ações iniciadas estavam, e para dar continuidade aos trabalhos. Uma deles a criação de cooperativas de tratamento do lixo (Reciclagem) dentre outras.
Passados quase um ano que os universitários estiveram aqui, surge uma pergunta; Porque o Projeto Rondon não voltou para Barrocas? Seria porque o antigo matadouro apesar de ter sido reinaugurado está pior do que antes ou seria porque a delegacia que viraria Museu , se transformou num depósito?
Antigo Matadouro        e        Antiga Delegacia
@ Nossa Voz

1 comentário:

  1. A pura demonstração que tudo que envolva projeto que levar suporte para população nessa Cidade é execrado publicamente e ainda mais esse que é um projeto que leva projeção para sociedade em geral. Tenho a plena convicção que os nossos lideres políticos municipal não tem nenhum desejos em ver a população crescer profissionalmente. ‘’ Em conversa recente com ex-vereador indaguei algumas perguntas sobre a Mineradora que está situada dentro da terra dessa Cidade, e não vejo nenhuma participação dos vereadores e gestor na busca de novas políticas trabalhista para população, como um entendimento em cursos permanente dentro desta Cidade com direcionamento para área de mineração’’? Ele respondeu que isso ai não interessava a nenhum dos políticos da conjuntura atual, pois a alegria deles é ver que os Homens, jovens, famílias inteiras sair desta Cidade, afirmando o que interessa para eles é recurso vindo da Mineradora para as organizações não governamentais todos os anos entram dinheirama sem nenhuma consistência futurista.
    O problema é que na medida dos dias que passa e não vai aproveitando as oportunidades que chega à porta da Cidade e volta por não encontrar a resposta do poder público municipal, nossa Cidade vai caminhando para abismo de gargalos como criminalidade, ética, instabilidades, roubaram nossas esperanças jogaram nas mesas dos interesses individuais uma decepção anunciada.

    ResponderEliminar