Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Barrocas: Após eleição novo Presidente da Câmara posa ao lado do Prefeito José Jailson

Guel foi eleito com votos da situação, mas graças a decisão da oposição - Bancada da situação junto ao Prefeito José Jailson
Na última sessão do ano, dia 15 de dezembro, o Vereador Miguel Carvalho de Queiroz (DEM), conhecido Guel de Quinca, o único que registrou uma chapa para a eleição da mesa diretora da Câmara, recebeu todos os sete votos da situação e assim foi eleito presidente para o biênio 23/24. Os três vereadores da oposição presentes se abstiveram, já a vereadora Maria Lucenir não compareceu.

A vitória de Miguel não foi surpresa, antes mesmo da votação o JNV já publicava matéria revelando os bastidores do pleito (aqui e aqui). Porém chamou a atenção a presença do nome de Antônio Carlos, conhecido Tonho da Loja na chapa, como primeiro secretário. Já Ivan que também pleiteava a cadeira, mas se aliou a Antônio, ficou sem cargo na mesa.

Eleito sem os votos da oposição, mas graças a ela, Miguel não escondeu a gratidão aos parlamentares, especialmente ao vereador Kekeu. O novo presidente reconheceu que se não fosse a mudança de atitude da oposição, que desistiu de apoiar o vereador Tonho da Loja, ele não seria eleito.

Miguel e Paulo de Julinha
O presidente fez um discurso moderado, conciliador até. Falou da importância da união, e garantiu que não vai descriminar ninguém, nem mesmo os que por motivos que ele entende, optaram por se abster do voto.

Quem não escondeu a felicidade com a vitória foi Paulo de Julinha, ele que foi o segundo a se declarar a favor de Guel, após Evandro Mota. Paulo lembro de comentários que circulavam na cidade, alguém teria dito que ele e Miguel "morreria abraçados", uma alusão a provável derrota para Tonho que se tivesse recebido o apoio da oposição, conseguira 6 votos e seria eleito.

Tido por alguns como o articulador que possibilitou a vitória de Miguel, o vereador Kekeu lamentou a ausência de Cenir pois isso impossibilitou a registro da chapa. A chapa fazia parte da articulação. Seria uma forma de mostrar aos aliados que eles não se aliaram a ninguém.

Quem também foi lembrado foi Josevel Mota, a quem Miguel fez questão de agradecer. Joseval teria ajudado na conversa com Kekeu.

Pouco citado nas falas, o Prefeito Jailson foi lembrado pelo presidente eleito, mas ficou claro o desgaste, pois um dos candidatos era o seu irmão. Com tudo após a eleição e a vitória, os sete vereadores 'unidos' foram tirar a foto com o prefeito, e ele comemorou a união do grupo.

"Mais uma vez o bom senso e a união prevaleceram no nosso grupo político. Parabéns a todos, unidos por um único objetivo" afirmou em postagem no Instagram sem citar o nome do Presidente Eleito.

Tonho e Ivan derrotados nas suas pretensões, seguem no grupo, e o segundo, até fez um discurso voltado a fidelidade. 

Miguel Carvalho foi eleito presidente pela terceira vez, ele é o vereador com mais mandatos na Câmara Municipal. Após derrota na primeira eleição, foi eleito em 2004 e segui na câmara, mas afirmou recentemente que não será mais candidato a vereador em  2024.

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário