Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Barrocas: A eleição da Câmara de Vereadores está mesmo indefinida?

Tonho, Guel, Aldo - A dúvidas é: Qual dos três é realmente o preferido do Prefeito Jai? 
Talvez essa seja a eleição da mesa diretora da Câmara mais 'disputada' desde a reemancipação do jovem município de Barrocas. Cogitou-se até antecipar a votação, mudar as regras do jogo, mas por fim, a eleição ficou mesmo para dezembro e na última sessão do ano que acontece na noite desta quinta-feira dia (15). 

Pois bem, pela primeira vez na história a base aliada de um prefeito, tem mais de um candidato declarado e com a candidaturas mentidas até o dia do pleito sem consenso. A disputa acirrada é principalmente entre o atual presidente Antônio Carlos, conhecido Tonho da Loja, irmão do prefeito José Jailson e o líder do prefeito, o vereador Miguel Carvalho, conhecido Guel de Quinca.

Os dois chegaram até a discutir durante uma sessão da câmara quando o assunto foi a eleição. E porque chegamos a esse ponto? 

Segundo se comenta nos bastidores da política, desde a eleição de Tonho, que teria ficado decidido que o próximo presidente seria Guel, mas Tonho decidiu que merecia continuar, e como não tinha maioria de votos para ser reeleito, contando apenas com o apoio de Ivan da Minação da sua base, logo começou a buscar os votos da oposição. Formou-se então um 'abacaxi' para o prefeito!

Guel tinha mais apoios, Evandro e Paulo de Julinha foram os primeiros vereadores que confirmaram, mas ele também conseguiu garantir os votos de Formigão e de Aldo, assim Miguel Carvalho continuou como favorito dentro da base.

Porém, se o apoio dos quatro vereadores da oposição se confirmasse, Tonho seguira sentado na cadeira, e tudo tava acertado pra isso. Tonho até deu sinais de um possível racha com o irmão, talvez uma forma de mostrar aos aliados de Almir que poderia apoiar ele em 2024, caso o apoio para presidente fosse mantido.

Diante do imbróglio, Miguel chegou a retirar sua candidatura, e surgiu o nome de Aldo. Esse que no fundo seria um candidato excelente para o prefeito. 

Após a eleição as coisas começaram a mudar, e foi  complicando a situação de Tonho. Começaram as pressões, pessoas que tem seus preferidos, e trataram de entrar no jogo. Logo um dos nomes da oposição começou a colocar dúvidas sobre o nome do atual presidente, alegando que ele não racharia com o prefeito, cogitando até que Jailson poderia está por traz da reeleição do irmão. 

Recentemente surgiram boatos sobra a definição do nome de Aldo, o prefeito para acabar com a disputa que começava a complicar, teria batido o martelo durante um reunião. 

Mas logo em seguida o nome de Miguel voltou ao páreo, a quem diga que agora ele é favorito, lembrando que se der empate, pela idade ele será eleito. Mas pessoas ligadas a Edilson não descartam o nome de Antônio com apoio da oposição, outros seguem acreditando na possibilidade de para não ter racha, Aldo ser o escolhido e ter os sete votos da base.

Porém, como a situação deixou 'traumas', algumas 'sequelas', tem quem aposte até mesmo na improvável eleição de um nome da oposição com apoio de nomes da base da situação como revolta. Com tantas especulações parece até que a eleição está mesmo indefinida. Será?

Fato é que, o dia chegou! Quem será o presidente da Câmara de Vereadores de Barrocas no biênio, 23/24? Tonho, Guel, Aldo, Kekeu ou Maria Lucenir a única mulher eleita para a câmara como foi cogitado na última sessão? Saberemos hoje.

Por um Barroquense com medo de raposa, para o tal jornalzinho

Sem comentários:

Enviar um comentário