Páginas

1

sábado, 6 de setembro de 2025

Barrocas e mais 35 município serão contemplados em projeto estadual para controle de cães no semiárido

Imagem Reprodução Integram
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou na sexta-feira (5), no município de Gavião, o Projeto de Controle Populacional de Cães no Semiárido Baiano, ação inédita que vai beneficiar 36 cidades dos territórios do Sisal e Jacuípe, incluindo Barrocas. O programa terá investimento de R$ 5 milhões e prevê mutirões de castração, vacinação, identificação por microchip e campanhas de conscientização. A execução acontecerá entre outubro de 2025 e março de 2026, com meta de atender 10 mil animais.

A iniciativa chega em meio ao aumento de ataques de cães a rebanhos, situação que preocupa criadores barroquenses. No bairro do Cedro, em Barrocas, o JNV já registrou casos recentes de agricultores que perderam cabras e ovelhas devido à ação de matilhas. O problema tem provocado prejuízos financeiros e desespero entre famílias que dependem da criação de animais para o sustento.

O deputado Luciano Araújo (Solidariedade), membro da Comissão de Agricultura da ALBA, foi um dos articuladores da pauta junto ao governo. Ele lembrou que desde 2019 recebe relatos de produtores do Sisal e do Jacuípe, que chegaram a perder todo o rebanho. “Estamos falando de prejuízos de 20 mil, 30 mil reais, algo infinitamente doloroso de imaginar para famílias que dependiam dessas criações. Era preciso uma resposta urgente do Estado”, disse o parlamentar.

Em Gavião, o governador destacou a importância do projeto como resposta às demandas dos agricultores. “Esse projeto é uma resposta a um problema que interfere na vida de agricultores e na economia local. Estamos garantindo cuidado com os rebanhos, saúde para as pessoas e respeito aos animais”, afirmou Jerônimo Rodrigues. Ele também anunciou que será estudada a criação de um programa de recomposição dos rebanhos perdidos.

A ação representa um alívio para criadores da região, que veem na iniciativa a possibilidade de conter os ataques e, ao mesmo tempo, recuperar parte dos prejuízos sofridos.

Fonte: Calila Notícias e Notícias de Queimadas

Sem comentários:

Enviar um comentário