Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Barrocas: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, foi lembrado com caminhada pelas ruas da cidade

Fotos: Victor Santos
As ruas do centro de Barrocas foram tomadas neste dia 18 de Maio como forma de enfrentamento a uma das mais cruéis formas de violência, contra crianças e adolescentes. A caminhada fez parte das atividades que marcaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes no município. Nas mãos, estudantes exibiam cartazes com frases sobre violência, um apitaço chamou a atenção do comércio e população em geral durante a manhã desta sexta-feira. 


Estudantes, educadores e autoridades municipais, partiram do Colégio Municipal de Barrocas sentido praça da Matriz. Nas ruas, se ouvia "não fechem os olhos, não tapem os ouvidos, violência sexual contra criança e adolescentes é crime". Assim como em cartazes, "demonstre seu amor pelo direito das crianças e adolescentes, denuncie.

Violência sexual é a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não. É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.


Nas escolas durante a semana, os alunos realizaram trabalhos escolares e os professores trabalharam com o tema: violência e abuso sexual, como forma informativa para tratar do assunto. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência social, demais órgãos municipais e conta com o apoio da Policia Militar, Civil e Guarda Municipal. O prefeito Municipal, José Jailson, o Presidente da Câmara José Eclécio, demais vereadores e secretários municipais também participaram da caminhada.


No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário